Oliveira, Cidália

Loading...
Profile Picture

Email Address

Birth Date

Job Title

Last Name

Oliveira

First Name

Cidália

Name

Cidália Oliveira

Biography

Colaboradora externa. Investigadora do REMIT.

Research Projects

Organizational Units

Organizational Unit
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • PublicationOpen Access
    Lean management boosted by Value Stream Mapping
    2024-12-01 - Oliveira, Cidália; Martins, Nayra; Rodrigues, Margarida
    O ambiente em constante mudança exige cada vez mais estratégias de gestão eficazes e eficientes. A redução de custos, seja de que tipo for, é extremamente importante nos atuais tempos macroeconómicos que enfrentamos, para que as empresas se mantenham competitivas. Tendo em conta a necessidade de manter um desempenho competitivo, os princípios lean são analisados para compreender como os Value Stream Mappings são capazes de fornecer insights relacionados com a melhoria do fluxo de informação e de materiais, para reduzir o tempo de espera e de desperdício. A flexibilidade é extremamente importante, de modo a manter os clientes satisfeitos, preservando os fornecedores atuais, pelo que os resultados desta investigação podem ser replicados a outras necessidades industriais, assim como a organizações de serviços, através da implementação de um Mapeamento do Fluxo de Valor para evidenciar o fluxo de materiais e de informação de uma forma melhorada. Apesar de os impactos da abordagem Lean já terem sido bastante estudados, esta investigação continua a acrescentar valor a esta área, ao apresentar um estudo de caso concreto da indústria automóvel e os seus resultados relacionados com o mapeamento do fluxo de valor e de materiais. O objetivo da investigação é duplo, ou seja, analisar e mapear o fluxo de materiais pode contribuir para a melhoria contínua, reduzir o desperdício através do mapeamento dos custos que empurram a produtividade para baixo, para o baixo desempenho, de modo a determinar as etapas de implementação realizadas.
  • PublicationOpen Access
    Lean implementation in the tourism area to leverage tourism growth
    2024-12-01 - Lobo, Pedro; Oliveira, Cidália; Rodrigues, Margarida; Martins, Nayra
    A gestão Lean tem vindo a aumentar a sua importância nos últimos anos. Há já algumas décadas que deixou de ser vista como uma metodologia exclusivamente adequada às instalações fabris. O poder desta metodologia está generalizado e com crescente notoriedade na área da prestação de serviços. Seguindo este caminho, esta investigação promove a implementação de ferramentas Lean no sector do turismo rural em Cabeceiras de Basto, Portugal. Com o objetivo de compreender a importância das técnicas Lean no turismo, foram implementadas as ferramentas PDCA (Plan, Do, Check, Act), VSM (Value Stream Mapping) e 5S. Com base na implementação de várias ferramentas assentes na metodologia Lean, a organização reconheceu ganhos de desempenho acrescidos. Estes resultados foram confirmados com base num estudo de caso aprofundado, que confirmou as várias etapas de implementação, bem como a análise antes e depois da implementação. Os gestores confirmaram que, ao longo do tempo, se aperceberam da necessidade de conhecer melhor o negócio e as necessidades de melhoria dos processos, a fim de proporcionar estabilidade organizacional e financeira para continuar a expandir o número de casas de turismo. Como resultado, foram reduzidos os desperdícios nos principais processos do negócio, que, através da reorganização, puderam ser realizados de forma coordenada e padronizada, tornando-os mais eficientes. Além disso, foi possível reduzir o consumo de energia, investindo em novos equipamentos, mais sofisticados e com curto retorno do investimento. Esta investigação traz alguns conhecimentos à área do turismo Lean, explicando como as ferramentas Lean foram implementadas e de que forma a organização alcançou um melhor desempenho organizacional, pelo que é duplamente relevante para os empresários e para o meio académico.
  • PublicationOpen Access
    Entrepreneur’s strategy leveraged and monitored by the interrelation of ERP and BSC
    2024-06-16 - Oliveira, Cidália; Pereira, Márcio; Rodrigues, Margarida; Silva, Rui
    Nowadays business operates in a turbulent environment, demanding quality products at low cost in short delivery times. Bearing this in mind, entrepreneurs devote special attention to define strategies, monitor entrepreneurial indicators and recruiting qualified employees. In this sense, organizations need to rely on an efficient measurement system with vast and complex information. Considering this need, the Balanced Scorecard (BSC) embraces a short-, medium- and long-term time horizon and guides entrepreneurs in the measurement of their Key Performance Indicators (KPI), as acknowledged by the well-known company like Apple, which is using BSC for planning and performance measurement. Furthermore, as the KPIs need to reflect organisational performance, the interconnection of BSC with SAP Enterprise Resource Planning (ERP) is considered of benefit. By means of this interlinkage, performance is monitored in an integrated way, as the flow of material and information of the whole chain is integrated and interlinked via ERP. Stressing out that several BSC implementations have failed, this research, intends to detail how ERP implementation can leverage the BSC’s features, namely to monitor entrepreneur’s strategy. As several studies have focused their attention in an isolated way and several BSC implementations failed, this research sheds light on entrepreneur’s strategy leveraged and monitored by the interrelation of ERP and BSC.
  • PublicationOpen Access
    Is creativity a reality in Bulgaria cities? An empirical study in the pre-pandemic period
    2024-07-13 - Rodrigues, Margarida; Franco, Mário; Filipova, Hristina; Silva, Rui Jorge; Kazandzhieva, Velina; Nacheva, Radka; Koleva, Velina; Lyubenov, Lyubomir; Oliveira, Cidália; Borges, Ana Pinto; Braga, José; Ivanova, Pavlina; Antonova , Katya
    This study aims to obtain a composite index characterizing Bulgarian districts about their creativity by presenting results for the pre-pandemic. The composite index developed by Rodrigues and Franco (2019), use of quantitative method and multivariate statistical techniques have been used to answer this objective. From the data gathered primarily from NSI- The National Statistical Institute of Bulgaria, the results show that creativity is one of the pillars of economic growth, and financial resources and local and foreign investment for its development are still very limited. The government and cultural organisations supported initiatives to showcase the country's cultural diversity and historical significance. The creative sector, including design, arts, media, and technology started to be seen as a driving force for the country's economic growth. Startups and creative entrepreneurs are increasingly gaining weight, which has led to the creation of creative centers, and co-working spaces. Therefore, this study contributes to the intelligent application of creative cities’ ideas in the creative industries and contemporary cities’ management.
  • PublicationOpen Access
    The Influence of Waiting Time on Customer Satisfaction: An empirical study
    2024-12-01 - Cunha, Carolina; Rodrigues, Margarida; Oliveira, Cidália; Martins, Nayra
    Para garantir melhores resultados, as organizações precisam focar no indicador mais importante que os clientes podem fornecer: a satisfação, que pode ser afetada por fatores como o tempo de espera, resultando na adoção de medidas eficientes e eficazes para a sua redução. Assim, o objetivo deste artigo é compreender a influência do tempo de espera na satisfação dos clientes, bem como os fatores que influenciam o tempo de espera e a satisfação dos clientes nas unidades avaliadas pela DiaSaúde- Unidade Privada de Saúde, Lda. Foi efetuado um estudo quantitativo com recurso a ferramentas de estatística descritiva e inferencial. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário que obteve 171 respostas. Verificou-se que a complexidade do serviço e os fatores de distração da sala de espera não influenciam a satisfação do cliente com o tempo de espera, enquanto que a perceção e expetativa do tempo de espera e o ambiente físico da sala de espera influenciam. Verificou-se ainda que a satisfação com o tempo de espera afeta a satisfação final do utente. Por fim, verificou-se que o tempo de espera é um elemento chave na satisfação do utente com a instituição de saúde.
  • PublicationOpen Access
    Implementing Lean management tools for process improvement: A case study in the manufacturing industry
    2024-12-01 - Pereira, Maria; Guimarães, Laurentino; Rodrigues, Margarida; Oliveira, Cidália; Martins, Nayra
    Tendo em conta o papel fundamental da melhoria contínua no contexto organizacional, é necessária uma grande atenção por parte dos gestores para que as medidas de melhoria implementadas estejam de acordo com as expectativas do mercado. Ao longo das últimas décadas, a gestão Lean tem demonstrado a sua capacidade de identificar, melhorar e reduzir atividades sem valor acrescentado, com base em ferramentas de gestão Lean, como o mapeamento do fluxo de valor, o fluxo de uma peça, o 5-S e várias outras ferramentas. Considerando a constatação de que as organizações que implementaram as ferramentas Lean têm vindo a afirmar-se, em diversas áreas de atividade, esta investigação pretende confirmar as melhorias baseadas nas ferramentas Lean numa organização transformadora portuguesa. Objetivos: Caracterizar o percurso efetuado pelos gestores para identificar as ferramentas lean a implementar, de modo a descrever o processo de implementação. Para além disso, as poupanças obtidas com as implementações podem ser um ponto de referência para outras organizações implementarem ferramentas de gestão lean. Metodologia: Para aprofundar o conhecimento foi selecionado um estudo qualitativo, nomeadamente um Estudo de Caso realizado na organização transformadora portuguesa. Resultados: Com as ferramentas de gestão lean implementadas, foram conseguidas várias melhorias no chão de fábrica, relacionadas com um layout mais eficiente, redução de etapas de manuseamento, bem como ajustes e reduções de inventário. Conclusão: Esta investigação confirma que as ferramentas de gestão lean são replicáveis em indústrias de transformação, independentemente da sua atividade. A principal preocupação está relacionada com a identificação dos processos, movimentos de materiais e etapas de manuseamento que não criam valor. Após a identificação destas atividades de valor acrescentado, o processo de implementação deve ser orientado e monitorizado. As ferramentas de gestão Leam são competentes para criar valor independentemente do sector de atividade.
  • PublicationOpen Access
    The power of digital accounting: A bibliometric literature review analysis
    2025-04-01 - Silva, Rui; Rodrigues, Margarida; Oliveira, Cidália; Bessa, Rogério; Franco, Mário
    Market competitiveness forces businessmen of all kinds to be quicker and quicker as far as decision-making is concerned. In this sense, digital accounting has become an essential tool insofar as it presents many advantages for any firm, regardless of its size, allowing it to use technology to automate processes. The present study provides a bibliometric analysis as well as a literature review of this recent topic that has received little attention from academia. A quantitative and qualitative methodology based on Web of Knowledge (WoS) and Scopus databases was used to accomplish this. Using the R Bibliometrix software associated with content analysis, the bibliometric analysis revealed there is a growing interest in the Digital Accounting concept, although it needs to be further researched. The analysis allowed for the identification of three main research topics/clusters: Cluster 1—Scientific mapping of digital accounting; Cluster 2—Digital records management; and Cluster 3—Digital skills. This study aims to make a theoretical contribution to the literature on the subject and a practical one to business managers about the advantages of implementing digital accounting and keeping up with the advances of technology to make their businesses more efficient and simpler, rigorously, and interactively run.