Institutional Repository
Scientific Publications Repository
Preserve, Disclose and Give Access to Intellectual Production
From Portucalense University

Recent Submissions
O impacto do marketing interno na satisfação e felicidade dos colaboradores. Estudo do caso da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde
2025-09-10 - Silva, Domingos Paulo Pereira da
O contexto atual das organizações caracteriza-se por um ambiente dinâmico,
competitivo, inovador e altamente volátil, tornando o marketing interno e a satisfação e
felicidade no trabalho variáveis nucleares e com impactos significativos nas
organizações. Assim, este estudo tem por objetivo avaliar em que medida o
desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing interno influencia a
satisfação e a felicidade dos colaboradores. Tendo, para a execução do estudo, sido
escolhido o contexto da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, recorreu-se a uma
metodologia de investigação quantitativa, tendo sido recolhidos dados através de um
inquérito no âmbito e procedido ao seu tratamento em SPSS.
Pela análise dos resultados, é possível concluir que, no âmbito do caso estudado,
existe uma relação positiva entre as políticas de marketing interno e a satisfação e
felicidade dos colaboradores. Pode-se também afirmar que não existe uma validação
positiva das políticas de marketing interno levadas a cabo na Misericórdia de Vila
Verde, merecendo também destaque que a satisfação e felicidade dos colaboradores
é positiva. Verificaram-se também diferenças significativas entre os construtos das
médias do marketing interno e os construtos das médias da satisfação e felicidade dos
colaboradores. Em termos de correlação das variáveis, os construtos do marketing
interno – visão, desenvolvimento, recompensas, empowerment e comunicação interna
– apresentam um impacto positivo baixo, nos colegas de trabalho. Todas as restantes
correlações entre variáveis, tanto do marketing interno como da satisfação e felicidade
do colaborador, apresentam impactos positivos médios e altos, junto dos
colaboradores da Misericórdia de Vila Verde.
Neste contexto, os principais contributos da investigação sugerem que existe uma
validação positiva da satisfação, motivação e da felicidade dos colaboradores, não
existindo uma validação positiva das políticas de marketing interno.
The use of AI by Portuguese Higher Education students
2025-09-03 - Bessa, Carlos Pinto; Mimoso, Maria João; Machado, Isabel
Publicação aceite para publicação em atas de conferência.
A. I. and the rule of law: Opportunities and risks in the digital age
2025-06-27 - Anjos, Maria do Rosário; Mimoso, Maria João
Artigo submetido e aceite para publicação em atas de conferência.