Institutional Repository
Scientific Publications Repository
Preserve, Disclose and Give Access to Intellectual Production
From Portucalense University

Recent Submissions
Marketing desportivo: relação dos adeptos com o clube. Rio Ave Futebol Clube
2025-07-02 - Barreiras , Ana Sofia Rodrigues da Silva
O presente relatório insere-se no segundo ano do Mestrado em Marketing e Negócios
Digitais da Universidade Portucalense Infante D Henrique e tem como principal objetivo
descrever todo o trabalho realizado durante o Estágio Curricular.
O estágio foi realizado na instituição desportiva Rio Ave Futebol Clube e teve início no
dia 2 de outubro de 2023 e teve o seu fim no dia 30 de junho de 2024, em full-time e em
regime presencial e contou com a orientação do Drº Pedro Israel.
Este relatório consiste na apresentação e exposição do estágio realizado no Rio Ave
Futebol Clube, com apoio teórico, tendo como tema “Marketing Desportivo: Relação
Adeptos e Clube”. Neste documento vai ser feita uma avaliação ao trabalho que a equipa
de marketing do clube realizada, baseada nas atividades realizadas durante todo o
período de estágio.
Em relação à metodologia utilizada para a elaboração deste relatório de estágio, iniciouse
com uma revisão da literatura onde foi possível aprofundar os conceitos que estão
inerentes a todo o estágio, que neste caso são conceitos como marketing, marketing
digital, marketing desportivo. Toda esta parte teórica tornou-se bastante importante para
a realização da parte prática.
Na segunda parte é feita uma descrição pormenorizada á cerca das principais tarefas
realizadas durante todo o estágio, para no final ser tirada uma conclusão à cerca do
tema principal do mesmo e como as tarefas contribuíram positivamente para o
crescimento da instituição durante os 6 meses. Este relatório limita-se à experiência
obtida durante a realização do estágio no Rio Ave Futebol Clube.
A partir das atividades realizadas durante o estágio, foi possível entender que o
marketing digital está cada vez mais presente nos clubes de futebol e tem cada vez mais
importância no dia a dia dos mesmos. Desta forma, é necessário estes mesmo clubes
se adaptarem á realidade digital e criarem conteúdo atrativo e interativos, para desta
forma conseguirem envolver os seus adeptos e consequentemente criar uma maior
procura dos canais digitais do mesmo.
Foi ainda possível entender quais os aspetos dentro do marketing digital que são mais
importantes e que ajudam a maximizar a sua presença no digital, a conectar-se melhor
com os seus adeptos e gerar novas oportunidades de receita.
Promover a literacia emocional em adultos: A raiva [material pedagógico/poster]
2025-05-12 - Teixeira, Beatriz; Cerqueira, Eduarda; Pereira, Maria; Pais, Francisca; Soares, Beatriz; Xavier, Ana; Palmeira, Lara; Santos, Susana
Poster desenvolvido no âmbito da 3ª Edição da Semana da Sustentabilidade: O futuro é hoje.
Promover a literacia emocional em adolescentes: A ansiedade [material pedagógico/poster]
2025-05-12 - Rodrigues, Hugo; Ferreira, João; Lacerda, Mafalda; Nunes, Sabina; Santos, Tomás; Xavier, Ana; Palmeira, Lara; Santos, Susana
Poster desenvolvido no âmbito da 3ª edição da Semana da Sustentabilidade: O futuro é hoje