Institutional Repository

Scientific Publications Repository


Preserve, Disclose and Give Access to Intellectual Production

From Portucalense University

 

Recent Submissions

PublicationOpen Access
O impacto do marketing interno na satisfação e felicidade dos colaboradores. Estudo do caso da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde
2025-09-10 - Silva, Domingos Paulo Pereira da
O contexto atual das organizações caracteriza-se por um ambiente dinâmico, competitivo, inovador e altamente volátil, tornando o marketing interno e a satisfação e felicidade no trabalho variáveis nucleares e com impactos significativos nas organizações. Assim, este estudo tem por objetivo avaliar em que medida o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing interno influencia a satisfação e a felicidade dos colaboradores. Tendo, para a execução do estudo, sido escolhido o contexto da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, recorreu-se a uma metodologia de investigação quantitativa, tendo sido recolhidos dados através de um inquérito no âmbito e procedido ao seu tratamento em SPSS. Pela análise dos resultados, é possível concluir que, no âmbito do caso estudado, existe uma relação positiva entre as políticas de marketing interno e a satisfação e felicidade dos colaboradores. Pode-se também afirmar que não existe uma validação positiva das políticas de marketing interno levadas a cabo na Misericórdia de Vila Verde, merecendo também destaque que a satisfação e felicidade dos colaboradores é positiva. Verificaram-se também diferenças significativas entre os construtos das médias do marketing interno e os construtos das médias da satisfação e felicidade dos colaboradores. Em termos de correlação das variáveis, os construtos do marketing interno – visão, desenvolvimento, recompensas, empowerment e comunicação interna – apresentam um impacto positivo baixo, nos colegas de trabalho. Todas as restantes correlações entre variáveis, tanto do marketing interno como da satisfação e felicidade do colaborador, apresentam impactos positivos médios e altos, junto dos colaboradores da Misericórdia de Vila Verde. Neste contexto, os principais contributos da investigação sugerem que existe uma validação positiva da satisfação, motivação e da felicidade dos colaboradores, não existindo uma validação positiva das políticas de marketing interno.
PublicationRestricted Access
The use of AI by Portuguese Higher Education students
2025-09-03 - Bessa, Carlos Pinto; Mimoso, Maria João; Machado, Isabel
Publicação aceite para publicação em atas de conferência.
PublicationRestricted Access
A. I. and the rule of law: Opportunities and risks in the digital age
2025-06-27 - Anjos, Maria do Rosário; Mimoso, Maria João
Artigo submetido e aceite para publicação em atas de conferência.