Carvalho, Olívia da Conceição

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Carvalho

First Name

Olívia da Conceição

Name

Olívia da Conceição Carvalho

Biography

Completed her PhD in Psychology in 2017/07/10 at the Camilo José Cela University, and her Post-Doctorate in Human Rights in 2023 at the Salamanca University. Published 18 articles in journals, along with 8 book chapters and 2 books. She has supervised 18 MSc dissertations and co-supervised 2 other. Here most frequent research topics include: Positive parenting; Parental education; Inclusive education; Mother-child bonding; Dyadic relationship; Human rights; Gender equality; Sustainability; Early intervention; Special education; Educational policies; Mindfulness; Asperger's syndrome; Inclusive school; Children's rights; School-family relationship; Academic success-failure; Parent engagement in schools; Development contexts; Pre-school education; Development contexts; Distance learning; Family-centered practices; Well-being; Autism spectrum disorder.

Research Projects

Organizational Units

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IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

Search Results

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  • PublicationOpen Access
    De pequenino se torce o destino: O valor da intervenção precoce
    2011 - Carvalho, Olívia da Conceição
    Durante muito tempo, os serviços de atendimento a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) centraram-se exclusivamente na criança e nos factores a ela associados, visando remediar os problemas que esta apresentava, numa intervenção compartimentada entre diversas disciplinas. Progressivamente, a investigação vem alterar a ênfase na criança, como centro de intervenção, conduzindo à evolução, nesta área, para modelos sistémicos que fundamentam esta obra.
  • PublicationOpen Access
    Intervenção precoce, desenvolvimento, práticas centradas na família, necessidades, criança
    2022-11 - Galinha, Sónia; Teixeira, Isabel; Carvalho, Olívia da Conceição
    Neste artigo propomos alargar o conhecimento sobre a Intervenção Precoce (IP), com o objetivo de perceber as necessidades das famílias. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão da literatura e da aplicação do instrumento Famil Needs Survey (adaptado) a uma amostra, constituída por 35 pais de crianças apoiadas pelas ELIs do distrito de Vila Real, Portugal. A análise dos dados resultantes da aplicação deste questionário permitiu perceber que a Intervenção Precoce está na mira da investigação que se faz relacionada com o desenvolvimento na primeira infância. Por sua vez, estas mesmas práticas recomendam uma intervenção centrada na família como condição primordial para a promoção do desenvolvimento da criança. Os resultados revelam que, conhecer as reais necessidades da família e as suas prioridades, torna-se fundamental para uma intervenção eficaz, baseada no respeito pelos direitos da criança e pelo seu superior interesse; tal contribui para a melhoria da qualidade da prestação de serviços em Intervenção Precoce. Palavras-chave: Intervenção Precoce, Desenvolvimento, Práticas Centradas na Família.
  • PublicationOpen Access
    O papel do profissional de Intervenção Precoce: Expetativas e representações
    2018-03 - Vilar, Graça; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
  • PublicationRestricted Access
    O contributo da intervenção precoce para o desenvolvimento das crianças com perturbação do espectro do autismo. Da lei à prática
    2022-09 - Neves, Maria José; Martins, Rosa; Pascoinho, João; Galinha, Sónia; Carvalho, Olívia da Conceição
    O contributo da Intervenção Precoce (IP) para o desenvolvimento global das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é analisado ao longo deste trabalho de investigação. [...]
  • PublicationOpen Access
    O papel dos pais na Intervenção Precoce na infância: Implementação de estratégias junto de uma família de risco
    2018-03 - Ferreira, Virginia Passos; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
  • PublicationOpen Access
    Necessidades das famílias em processos de Intervenção Precoce: Um estudo com famílias e profissionais
    2017 - Soqueiro, Maria do Carmo; Martins, Rosa Manuela Faria; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
    O trabalho procurou conhecer as percepções de famílias e técnicos, a trabalhar no Norte de Portugal, que se encontram envolvidos em processos de Intervenção Precoce (IP) de natureza socioeducativa e terapêutica junto de crianças, cujo desenvolvimento se encontra comprometido ou em caso de risco sobre os tipos de necessidades das famílias destas crianças. O enquadramento legislativo português relativo à Intervenção precoce, nomeadamente o Despacho Conjunto nº 891/99 de 18 de outubro, releva a importância de capacitar a família para a Intervenção Precoce, num processo que exige dos profissionais de IP compreensão sobre os pontos de vista da família, especificamente sobre as suas necessidades e a percepção subjetiva dessas mesmas necessidades. Participaram no estudo 11 profissionais e 78 familiares com crianças em intervenção precoce que responderam a um questionário de necessidades familiares de Bailey e Simeonsson (1988), adaptado por Serrano (1990).
  • PublicationOpen Access
    Dificuldades sentidas por educadores de infância na referenciação de crianças para a Intervenção Precoce
    2018-03 - Martins, Sílvia; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
  • PublicationOpen Access
    Intervenção precoce: Práticas e representações
    2018 - Martins, Rosa Manuela Faria; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
    Com o objetivo de se conhecer as práticas dos profissionais de Intervenção Precoce (I.P.) e analisar em que medida essas práticas coincidem com as representações das famílias, realizou-se o presente estudo que contou com a participação de uma profissional de I.P. e a mãe de uma criança que beneficia dos serviços prestados por essa mesma profissional. Trata-se de um estudo qualitativo de cariz compreensivo e interpretativo. Foi utilizado como instrumento de colheita de dados a entrevista semiestruturada. Os principais resultados mostram que as práticas dos profissionais de intervenção precoce não se distanciam das representações das famílias sobre essas mesmas práticas, podendo dizer-se, a partir do discurso das práticas e representações, que estamos perante uma profissional de I.P. experiente, com formação adequada, que adota na sua prática o saber-saber, saber-fazer e saber-ser, que centra a sua ação na família. Os resultados são congruentes com uma prática profissional próxima do estipulado pelos normativos portugueses para a Intervenção Precoce. A comunicação entre o profissional e a família é preferencialmente informal e nos discursos do sujeitos não é notória a existência de momentos específicos para tarefas de monitorização e avaliação conjunta do Plano Individual de Intervenção Precoce.