Carvalho, Olívia da Conceição

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Carvalho

First Name

Olívia da Conceição

Name

Olívia da Conceição Carvalho

Biography

Completed her PhD in Psychology in 2017/07/10 at the Camilo José Cela University, and her Post-Doctorate in Human Rights in 2023 at the Salamanca University. Published 18 articles in journals, along with 8 book chapters and 2 books. She has supervised 18 MSc dissertations and co-supervised 2 other. Here most frequent research topics include: Positive parenting; Parental education; Inclusive education; Mother-child bonding; Dyadic relationship; Human rights; Gender equality; Sustainability; Early intervention; Special education; Educational policies; Mindfulness; Asperger's syndrome; Inclusive school; Children's rights; School-family relationship; Academic success-failure; Parent engagement in schools; Development contexts; Pre-school education; Development contexts; Distance learning; Family-centered practices; Well-being; Autism spectrum disorder.

Research Projects

Organizational Units

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IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

Search Results

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  • PublicationOpen Access
    Identidade, Cultura e Educação
    2019 - Carvalho, Olívia da Conceição
  • PublicationOpen Access
    Desarrollo de habilidades en adolescencia en el régimen presencial pre-covid-19: una experiencia educativa
    2020-07 - Galinha, Sónia; Loureiro, Manuel Joaquim; Fonseca, Cátia; Carvalho, Olívia da Conceição
    The purpose of this contribution is to present an experience based on the development of skills of Portuguese adolescents in an extra-academic contexto using a Sociodemographic survey, Selfconcept questionnaire (SDQ I) and Educational intervention program. At the sociodemographic level, the influence of age and gender was highlighted. Through SDQ I, there was an increase in the self-concept of adolescents participating in the program implemented in context. These new relative data show the empowering space of adolescents by bringing an inclusive reflective look at adolescence and the social construction of the school.
  • PublicationOpen Access
    De pequenino se torce o destino: O valor da intervenção precoce
    2011 - Carvalho, Olívia da Conceição
    Durante muito tempo, os serviços de atendimento a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) centraram-se exclusivamente na criança e nos factores a ela associados, visando remediar os problemas que esta apresentava, numa intervenção compartimentada entre diversas disciplinas. Progressivamente, a investigação vem alterar a ênfase na criança, como centro de intervenção, conduzindo à evolução, nesta área, para modelos sistémicos que fundamentam esta obra.
  • PublicationOpen Access
    A família e a escola na construção da cidadania
    2012 - Neto, Arthur Moreira da Silva; Costa-Lobo, Cristina; Carvalho, Olívia da Conceição
    A família e a escola desempenham um papel importantíssimo na construção da cidadania de crianças e jovens. Portanto, individualmente e em conjunto, ambas podem e devem possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias a uma vida harmónica e equilibrada em sociedade. O exemplo dos mais velhos é fundamental para a assimilação e aprendizagem da vida democrática, com responsabilidade, autonomia e solidariedade. A educação para a carreira pode favorecer desde cedo o futuro adulto a ter uma vida profissional e produtiva mais satisfatória, realizando atividades para as quais esteja efetivamente vocacionado. O objetivo do presente artigo é refletir e repensar o papel da família e da escola na formação de sujeitos cidadãos. Infelizmente, os pais contemporâneos eximem-se da autoridade que lhes seria devida para educar seus filhos, optando por transferirem tal responsabilidade para a escola (Savater, 2008). Se outrora pensávamos apenas na necessidade de educar nossos filhos e alunos, hoje também já carecemos de uma educação parental (Gameiro, 2004; Delgado-Martins, 2011). Uma intervenção recomendada aos profissionais e familiares que atuam junto aos jovens deve considerar uma tríplice função: «… mudança de atitude dos adultos face aos adolescentes; aposta no diálogo intergeracional; ajuda aos jovens na concretização dos seus projectos de vida» (Matos & Sampaio, 2009, pp. 23-24). Sem alguns parâmetros, minimamente coerentes e sensatos, de vivência social e cívica de professores, pais, outros familiares e/ou pessoas próximas, dificilmente teremos no futuro uma sociedade verdadeiramente cidadã.
  • PublicationOpen Access
    O papel dos pais na Intervenção Precoce na infância: Implementação de estratégias junto de uma família de risco
    2018-03 - Ferreira, Virginia Passos; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
  • PublicationOpen Access
    Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental
    2020 - Carvalho, Olívia da Conceição
    Os apoios disponibilizados aos pais para o exercício da parentalidade, incluindo Educação Parental (EP) e intervenção psicossocial podem, em situação de vulnerabilidade, ser essenciais. O papel que os Profissionais de Educação Parental (PEP) desempenham, neste processo, tem-se revelado determinante para o sucesso dos programas e ações neste domínio. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da formação dos (PEP) e conhecer a relação existente entre a sua formação e a qualidade das suas práticas no desenvolvimento de competências parentais e na promoção da Parentalidade Positiva. Para isso, inquirimos sobre as suas práticas e a sua formação em diferentes níveis (de base, pós-graduada e especializada), sujeitos que integraram uma amostra de PEP, que de entre as suas funções, tinham a do trabalho com famílias no desenvolvimento de competências parentais. A eficácia da intervenção psicossocial na parentalidade exige, dos PEP, competências cruciais para a prática, descritas no questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso, este instrumento, para além de um questionário sociodemográfico, para caraterizar os PEP. Os resultados obtidos revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os PEP com e sem formação pós-graduada e especializada, o que leva a concluir que existe a necessidade de promover, organizar e oferecer formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo principal a promoção da Parentalidade Positiva.
  • PublicationRestricted Access
    O contributo da intervenção precoce para o desenvolvimento das crianças com perturbação do espectro do autismo. Da lei à prática
    2022-09 - Neves, Maria José; Martins, Rosa; Pascoinho, João; Galinha, Sónia; Carvalho, Olívia da Conceição
    O contributo da Intervenção Precoce (IP) para o desenvolvimento global das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é analisado ao longo deste trabalho de investigação. [...]
  • PublicationOpen Access
    Da Lei à prática: indicadores para a Inclusão
    2022-09 - Fernandes, Vera; Paulo, Estrela; Galinha, Sónia; Carvalho, Olívia da Conceição
    O estudo "Da Lei à prática: indicadores para a Inclusão", pretende apresentar os resultados da aplicação de um inquérito por questionário adaptado do "Índex para a Inclusão" the Booth e Ainscow (2002) em que se mediram um conjunto de indicadores para a inclusão. [...]
  • PublicationRestricted Access
    Perceções dos docentes sobre inclusão na Educação: um estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal
    2021 - Rocha, Eulália Silva; Silva, Helena Araújo; Galinha, Sónia; Machado, Cristina; Carvalho, Olívia da Conceição
    O movimento inclusivo analisado por diferentes áreas científicas, nomeadamente por psicólogos, pedagogos e sociólogos, apresenta resultados que sustentam um poderoso movimento social que emergiu e que penetrou na vida das escolas, universidades, publicações, artigos científicos e debates internacionais (...)
  • PublicationOpen Access
    Impacto da pandemia na inclusão
    2021 - Galinha, Sónia; Ferreira, Carla; Paulo, Estrela; Carvalho, Olívia da Conceição
    O desenvolvimento humano não pode ser considerado como um fator isolado mas antes, numa perspetiva bioecológica (Bronfenbrenner, 1986), um conjunto de processos , através dos quais as capacidades humanas e a sua realização dependem em grande medida, do contexto mais amplo, social e institucional, onde se insere a atividade individual.