Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental

Date

2020

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Atena Editora
Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Os apoios disponibilizados aos pais para o exercício da parentalidade, incluindo Educação Parental (EP) e intervenção psicossocial podem, em situação de vulnerabilidade, ser essenciais. O papel que os Profissionais de Educação Parental (PEP) desempenham, neste processo, tem-se revelado determinante para o sucesso dos programas e ações neste domínio. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da formação dos (PEP) e conhecer a relação existente entre a sua formação e a qualidade das suas práticas no desenvolvimento de competências parentais e na promoção da Parentalidade Positiva. Para isso, inquirimos sobre as suas práticas e a sua formação em diferentes níveis (de base, pós-graduada e especializada), sujeitos que integraram uma amostra de PEP, que de entre as suas funções, tinham a do trabalho com famílias no desenvolvimento de competências parentais. A eficácia da intervenção psicossocial na parentalidade exige, dos PEP, competências cruciais para a prática, descritas no questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso, este instrumento, para além de um questionário sociodemográfico, para caraterizar os PEP. Os resultados obtidos revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os PEP com e sem formação pós-graduada e especializada, o que leva a concluir que existe a necessidade de promover, organizar e oferecer formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo principal a promoção da Parentalidade Positiva.

Keywords

Parentalidade, Parentalidade Positiva, Educação Parental, Formação de Educadores Parentais

Document Type

Book part

Publisher Version

10.22533/at.ed.817201407

Dataset

Citation

Carvalho, O.C. (2020). Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental. In S. A. S. Monteiro (Org.), Educação de jovens e adultos: ações de consolidação da agenda (pp. 122-136). Ponta Grossa, PR: Atena. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3269

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Description