Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental
Date
2020
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Atena Editora
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Os apoios disponibilizados aos pais
para o exercício da parentalidade, incluindo
Educação Parental (EP) e intervenção
psicossocial podem, em situação de
vulnerabilidade, ser essenciais. O papel que
os Profissionais de Educação Parental (PEP)
desempenham, neste processo, tem-se revelado
determinante para o sucesso dos programas e
ações neste domínio. O objetivo deste artigo
é evidenciar a importância da formação dos
(PEP) e conhecer a relação existente entre a
sua formação e a qualidade das suas práticas
no desenvolvimento de competências parentais
e na promoção da Parentalidade Positiva. Para
isso, inquirimos sobre as suas práticas e a
sua formação em diferentes níveis (de base,
pós-graduada e especializada), sujeitos que
integraram uma amostra de PEP, que de entre
as suas funções, tinham a do trabalho com
famílias no desenvolvimento de competências
parentais. A eficácia da intervenção
psicossocial na parentalidade exige, dos
PEP, competências cruciais para a prática,
descritas no questionário “Competências para
o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso,
este instrumento, para além de um questionário
sociodemográfico, para caraterizar os PEP.
Os resultados obtidos revelaram que existem
diferenças estatisticamente significativas entre
os PEP com e sem formação pós-graduada e
especializada, o que leva a concluir que existe a
necessidade de promover, organizar e oferecer
formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo
principal a promoção da Parentalidade Positiva.
Keywords
Parentalidade, Parentalidade Positiva, Educação Parental, Formação de Educadores Parentais
Document Type
Book part
Publisher Version
10.22533/at.ed.817201407
Dataset
Citation
Carvalho, O.C. (2020). Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental. In S. A. S. Monteiro (Org.), Educação de jovens e adultos: ações de consolidação da agenda (pp. 122-136). Ponta Grossa, PR: Atena. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3269
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access