Práticas educativas parentais: influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário

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2013

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Estudos empíricos mostram que as práticas educativas parentais têm um pa fulcral para o desenvolvimento e ajustamento psicológico das crianças e jovens, nomeadamente para o seu desempenho académico, qualidade de v e autoestima. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as práticas educativas parentais, desempenho académico, qualidade de vida e autoestima em alunos do ensino secundário. Visou, ainda, examinar se as práticas educativas parentais eram preditoras do desempenho académico, qualidade de vida e da autoestima dos estudantes. A amostra envolveu 68 adolescentes (19 do sexo masculino e 49 do sexo feminino), com idades entre os 17 e os 20 anos, recrutados numa esco secundária. Os resultados mostram que: 1) existem associações significati entre as práticas educativas parentais e o desempenho académico; o dom físico, psicológico e ambiente, da qualidade de vida; e a autoestima, 2) as práticas educativas parentais são preditoras significativas do domínio físico ambiente, da qualidade de vida, e da autoestima. Desta forma, suporta a influência das práticas educativas parentais na qualidade de vida e autoest de estudantes do ensino secundário. Sugere-se, no entanto, uma compreen mais aprofundada das diferenças de género na influência das práticas educativas parentais ao nível de diferentes indicadores do desenvolvimento humano. Empirical studies show that parental practices have a key role in the development and psychological adjustment of children and young people, in particular for their academic performance, quality of life and self-esteem. This study aimed to examine the relationship between parental practices, academic performance, quality of life and self-esteem in high school students. The aim was also to examine whether parental practices were predictive of academic performance, quality of life and self-esteem. The sample involved 68 adolescents (19 males and 49 females), aged between 17 and 20 years old who were recruited from a secondary school. The results showed that: 1) there were significant associations between parental practices and academic performance, physical, psychological and environment domains, in the quality of life, and self-esteem; 2) parental education practices are significant predictors in physical and environment domains, in the quality of life, and self-esteem. Therefore, it sustains the influence of parental practices on quality of life and self-esteem of high school students. It is suggested, however, a deeper understanding of gender differences in parental practices influence as far as different human development indicators are concerned.

Keywords

Práticas educativas parentais, Desempenho académico, Qualidade de vida, Autoestima, Desenvolvimento, Parental practices, Academic performance, Quality of life, Selfesteem, Development, TMPS

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Master thesis

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Citation

Dias, A. S. M. F. (2013). Práticas educativas parentais: Influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário [Dissertação Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/153

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Designation

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Access Type

Open Access

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