I2P - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Everyday memory questionnaire (EMQ 13 items) : portuguese translation and preliminary validation
    (2023-11-24) Ribeiro, Bruna Filipa da Silva; Fernandes, Sara M., orientador científico; Rodrigues, Pedro F. S., orientador científico
    The human memory is used to carry out several tasks, with the appearance of diverse factors we sometimes perceive subtle changes in our memory. These changes can result in what are Subjective Memory Complaints, to evaluate these, we use questionnaires that allow us to identify these difficulties, however, for the Portuguese population, we have very few instruments that measure these complaints. This study aims to translate and present preliminary psychometric data of an existing questionnaire for application to the Portuguese population and to explore factors influencing these complaints. This study is comprised of 344 male and female participants, with ages between 18 and 80 years (M = 36.4; SD = 15.9). Participants completed self-report questionnaires that assessed sociodemographic characteristics, subjective memory complaints, general cognitive function, depressive symptomatology, and trait anxiety. The results indicate that the instrument presents good psychometric properties for the Portuguese population, namely internal consistency, and factorial validity, although the sample presents some limitations. The results also indicate that depression, age, and anxiety are associated with subjective memory complaints. As this instrument was revealed to be adequate for the Portuguese population, (although this is a preliminary study), this constitutes a starting point for new studies and is readily available for application.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Efeito do cronótipo (sincronia vs. assincronia) no desempenho obtido numa tarefa N-back
    (2023-11-24) Correia, Márcia Rafaela Dias; Fernandes, Sara M., orientador científico; Rodrigues, Pedro F. S., orientador científico
    O cronótipo corresponde às diferenças individuais nas variações circadianas que se refletem em flutuações físicas, emocionais e cognitivas. Existem três tipos principais de cronótipo: Matutinos (o potencial máximo de atividade do indivíduo ocorre nas primeiras horas do dia), Vespertinos (o potencial máximo de atividade ocorre no final da tarde/noite) e Intermédios (o potencial máximo não se verifica numa altura específica do dia). Esta investigação teve como objetivo analisar a possível influência da sincronia (i.e., quando as tarefas são realizadas no período ótimo do dia) vs. assincronia (i.e., quando as tarefas são realizadas no período não ótimo do dia) no desempenho cognitivo de estudantes universitários, avaliado através de uma tarefa N-back (0, 1 e 2-back). A amostra inicial foi constituída por 460 estudantes de uma universidade situada no Porto, que preencheram o Questionário de Horne e Östberg (versão portuguesa) com vista à classificação do seu cronótipo. A amostra final (grupo experimental) foi constituída por 61 participantes (30 matutinos e 31 vespertinos); os participantes, individualmente, realizaram a tarefa N-back no momento síncrono e assíncrono em ordem contrabalanceada. De um modo geral, os resultados mostraram um melhor desempenho quando os participantes realizaram a tarefa no momento síncrono. Especificamente, evidenciaram-se mais respostas corretas no momento síncrono do que no assíncrono e mais omissões no momento assíncrono do que no síncrono (ps < .001), ou seja, todos os ps significativos são menores que .001. Não se registaram diferenças estatisticamente significativas entre os tempos de reação (p = .22). Além disso, os resultados indicaram que, depois de controlados o cronótipo, sexo, ordem e ansiedade, o efeito de sincronia continuou a representar o momento de melhor desempenho cognitivo. Este estudo contribuiu para verificar que, numa tarefa n-back, à semelhança de muitas tarefas que os estudantes têm no dia-a-dia (níveis progressivos de exigência cognitiva e necessidade de recordar informações previamente retidas na memória de trabalho), existe um efeito de sincronia/assincronia evidente no número de respostas corretas e de omissões de respostas corretas, o que pode ser um ponto de partida para estudos mais aplicados, designadamente verificando este efeito em conteúdos abordados em determinadas Unidades Curriculares.
  • ItemAcesso Aberto
    Memórias emocionais positivas com pais e pares, autocompaixão e sentimentos de segurança e ligação aos outros em adolescentes: um estudo longitudinal
    (2023-10-23) Abreu, Patrícia Marisa Nunes; Xavier, Ana, orientador científico
    As memórias precoces de calor e segurança com os pais e os pares, as competências autocompassivas e os sentimentos de proximidade e ligação aos outros apresentam um papel preponderante no desenvolvimento saudável do ser humano. A presente investigação tem como objetivo geral estudar, ao longo de dois momentos no tempo, o papel mediador da autocompaixão e dos sentimentos de ligação e proximidade social na relação entre as memórias precoces positivas com os pais e o grupo de pares e o ajustamento psicológico dos adolescentes. Este estudo, de natureza longitudinal, inclui uma amostra de 271 adolescentes no primeiro momento e 189 no segundo, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M = 14.35, DP = 1.51), do 7º ao 11º ano de escolaridade. Foram administrados questionários de autorrelato para avaliar as variáveis em estudo. De um modo geral, os resultados dos estudos de mediação mostram que as memórias emocionais positivas com pais e pares têm um impacto indireto na diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e stress após cinco meses, através da autocompaixão. Contrariamente ao esperado, os sentimentos de proximidade e ligação aos outros não são um mediador significativo. Estes resultados parecem sugerir que as memórias de afeto, calor e segurança com pais e pares influenciam a relação interna focada na autocompaixão, que se destacou com um processo psicológico importante na diminuição da sintomatologia de ansiedade, depressão e stress nesta fase do desenvolvimento.
  • ItemAcesso Aberto
    Estudo das qualidades psicométricas de uma escala de stress digital numa amostra de estudantes universitários
    (2023-10-23) Teixeira, Daniela José da Rocha; Xavier, Ana, orientador científico; Silva, Joana, orientador científico
    A era digital transformou a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com a tecnologia. À medida que a nossa dependência de dispositivos e plataformas digitais cresceu, também aumentou a nossa exposição a uma série de fatores de stress exclusivos do mundo digital. Como forma de captar este fenómeno atual de stress associado ao uso constante de dispositivos móveis e digitais, Coyle et al. (2023) desenvolveram a Escala de Stress Digital. O presente trabalho tem como principal objetivo a validação de um novo instrumento de avaliação de Stress Digital, numa amostra de estudantes universitários. Especificamente pretende-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicométricas, bem como explorar a sua relação com outras medidas de stress percebido, sintomas de ansiedade generalizada e perceção de qualidade de vida. A amostra é composta por 160 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e 56 anos de idade (M = 22.59; DP =5.24). Os resultados da Análise Fatorial Exploratória mostram uma estrutura de quatro fatores, tal como teoricamente preconizados pelos autores, nomeadamente: ansiedade de aprovação, stress de disponibilidade, medo de ficar de fora e sobrecarga de informação. Estas dimensões apresentam uma adequada consistência interna (>.47). A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de três semanas. As dimensões do stress digital apresentam correlações positivas com o stress percebido e com os sintomas de ansiedade generalizada; e correlações negativas com a qualidade de vida. Adicionalmente, os indivíduos com níveis graves de ansiedade generalizada tendem a reportar níveis mais elevados de stress digital, comparativamente aos indivíduos com níveis leves a moderados de ansiedade generalizada. Em conclusão, estes resultados sugerem que a Escala de Stress Digital é um instrumento robusto e fidedigno, que permite avaliar a natureza multidimensional do stress digital, o que pode contribuir para uma compreensão do fenómeno e do seu impacto num contexto atual de conexão social digital.
  • ItemAcesso Aberto
    A autonomia da criança montessoriana na primeira infância: um estudo de caso numa Escola Montessori
    (2023-10-24) Maia, Mónica Sofia Moreira Alves; Albuquerque, Ana Sílvia, orientador científico
    A área da parentalidade tem sido alvo de interesse interdisciplinar, surgindo diversas abordagens como resultado do progresso dos cuidados com as crianças e sua educação. De entre todas as novas perspetivas educacionais, iremos focar-nos exclusivamente na Pedagogia Montessori. Maria Montessori (1870-1952) foi uma psiquiatra italiana que dedicou a maior parte da sua vida à Educação. Este método pedagógico (Pedagogia Montessori) que abrange desde a educação dos recém-nascidos até à idade universitária, prende-se, principalmente, pela autonomia da criança, observação do adulto, respeito e liberdade dentro de limites através de um ambiente especificamente e previamente preparado. A presente Dissertação de Mestrado pretende compreender de que modo o método pedagógico de Maria Montessori influencia o desenvolvimento da autonomia da criança na primeira infância. Para realizar tal, foram delineados os seguintes objetivos: i. caracterizar as práticas educativas da pedagogia Montessori aplicadas no ambiente educativo; ii. compreender como a pedagogia Montessori potencia o desenvolvimento da autonomia da criança durante a primeira infância. A revisão da literatura, análise documental, entrevistas e o inquérito por questionário foram os instrumentos de recolha de dados selecionados para dar resposta aos objetivos. O estudo demonstra que um ambiente preparado, com o auxílio de um adulto com um papel passivo e a liberdade de escolha potencia o desenvolvimento de autonomia na criança, bem como, uma autoconfiança e autoestima na resolução de problemas, o que, por conseguinte, permite uma melhor preparação para o futuro.
  • ItemAcesso Aberto
    O papel mediador do apoio social na relação entre a auto-tranquilização e a sintomatologia depressiva na infertilidade
    (2023-09-27) Alves, Ana Margarida Cardoso; Santos, Susana, orientador científico; Pedro, Juliana, coorientação
    A infertilidade poderá desencadear uma resposta emocional depressiva, especialmente na mulher. A literatura tem indicado o papel protetor da autotranquilização na sintomatologia depressiva, contudo, ainda pouco se sabe acerca dos mecanismos através dos quais esta relação acontece. O presente estudo tem como objetivo explorar o papel mediador do apoio social na relação entre a auto-tranquilização e a sintomatologia depressiva no contexto da infertilidade. No estudo, participaram 285 mulheres entre os 26 e os 49 anos (M = 35.5; DP = 5.24). O método de amostragem utilizado foi não-probabilístico e por auto-seleção. Os participantes preencheram um conjunto de questionários de auto-relato que avaliaram o apoio social, autotranquilização e a sintomatologia depressiva. Os resultados indicam que quando as mulheres percecionam maior capacidade de auto-tranquilização tendem a percecionar níveis mais baixos de sintomatologia depressiva. Além disso, verificou-se que quando as mulheres apresentam maior capacidade de auto-tranquilização, tendem a envolverse em mais relações sociais, apresentando níveis mais baixos de sintomatologia depressiva. Sendo a infertilidade uma condição potencialmente indutora de sintomatologia depressiva, os dados deste estudo realçam a importância das mulheres desenvolverem competências de auto-tranquilização e apoio social. Como tal, a terapia focada na compaixão e grupos de auto-ajuda poderão ser benéficos neste contexto.
  • ItemAcesso Aberto
    Trabalho digno e burnout em professores do ensino superior. Uma perspetiva das mulheres
    (2023-09-25) Silva, Adriana Filipa Pereira da; Ferraro, Tânia, orientador científico
    O presente estudo pretende explorar a relação entre o Trabalho Digno e o Burnout em professores do ensino superior em Portugal, tendo em consideração a perspetiva da mulher. Participaram neste estudo 350 professores de Portugal continental e Arquipélagos. Foram aplicados o Questionário de Trabalho Digno (QTD) e Copenhagen Burnout Inventory (CBI). Os resultados da regressão linear revelaram que o Trabalho Digno explicou cerca de 26% da variância do Burnout. As regressões lineares múltiplas indicaram que as dimensões Tempo e carga de trabalho adequados (TD2), Saúde e segurança (TD7) e Oportunidades (TD6) do Trabalho Digno (TD) foram significativas na evitação do Burnout, explicando aproximadamente 35% da variância em toda a amostra. Ao avançar com as análises utilizando o filtro do género, na subamostra composta unicamente por mulheres, o TD também foi significativo, explicando cerca de 22% da variância do Burnout, e quanto às dimensões do TD explicam 33% da variância do Burnout, sendo estas o TD2 e Princípios e valores fundamentais no trabalho (TD1). Quanto à subamostra do sexo masculino, o Trabalho Digno explicou cerca de 28% da variância do Burnout, sendo que as dimensões do TD explicam 34% da variância do Burnout, sendo estas TD2 e TD7. Embora a gestão do tempo seja um elemento comum para mulheres e homens, nos dois grupos a segunda faceta do TD difere. Concluiu-se que a perceção do trabalho como sendo digno é de extrema importância para a evitação de Burnout nos dois grupos, sendo que para as mulheres docentes do ensino superior destacou-se o respeito aos Princípios e valores fundamentais no trabalho (TD1). As implicações práticas e teóricas, limitações, bem como perspetivas futuras de pesquisa, são discutidas na última seção do estudo.
  • ItemAcesso Aberto
    Trabalho digno e qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino superior em Portugal: o papel da orientação humanística
    (2023-09-14) Pacheco, Patrícia Alexandra Pereira; Ferraro, Tânia, orientador científico
    O presente estudo pretende explorar a interação entre o trabalho digno e a qualidade de vida no trabalho dos Professores do Ensino Superior em Portugal, assim como avaliar o papel da orientação humanística neste contexto. Participaram neste estudo 350 professores do Ensino Superior de Portugal Continental e Ilhas. Foram aplicados o Questionário de Trabalho Digno (QTD), Escala de Qualidade de Vida no Trabalho (EQVT) e a Escala de Orientação Humanística no Trabalho (OHT). Foram realizadas três análises fatoriais confirmatórias: uma para cada um dos instrumentos e todas mostraram que os modelos testados apresentaram um excelente ajuste com os dados. Os resultados da regressão linear simples entre TD Global e QVT Global mostrou que TD Global foi responsável por aproximadamente 71% da variância de QVT Global. entre as dimensões de TD e QVT Global. As regressões lineares múltiplas entre as dimensões de TD e a QVT Global mostraram que todas as dimensões de TD foram significativas para prever a QVT Global. O modelo mostrou-se responsável por aproximadamente 73% da variância de QVT Global. A regressão linear simples entre o TD Global e a OHT mostrou que este modelo era responsável por aproximadamente 21% da variância de OH Global. As regressões lineares múltiplas entre as dimensões de TD e a OHT Global mostraram que três dimensões do TD se comportaram como preditoras da OHT: os Princípios e valores fundamentais no trabalho, o Trabalho realizante e produtivo e a Proteção social. Em seguida, a análise das correlações canónicas evidenciou cinco interações significativas e interpretáveis. A primeira correlação canónica mostrou que as sete dimensões do trabalho digno foram significativas e positivamente relacionadas com a Qualidade de Vida no Trabalho. A segunda correlação canónica relacionou positiva e significativamente a remuneração significativa para o exercício da cidadania com as necessidades económicas e familiares. A terceira correlação canónica relacionou o tempo e carga de trabalho adequados com as necessidades sociais. A quarta correlação canónica relacionou a dimensão de TD de saúde e segurança com as necessidades de Saúde e Segurança. Enquanto a quinta correlação canónica relacionou o tempo e carga de trabalho adequados com as necessidades de criatividade dos docentes. De uma forma geral, conclui-se que a perceção do trabalho como digno é extremamente importante na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho e no desenvolvimento da orientação humanística nas atividades profissionais dos professores do ensino superior. As limitações, as implicações práticas e teóricas, e perspetivas de desenvolvimento futuros são apresentadas na secção final.
  • ItemAcesso Aberto
    A influência do estilo de vinculação materno na relação mãe-bebé: O papel mediador da flexibilidade psicológica
    (2023-09-14) Moreira, Susana Daniela Mendes; Palmeira, Lara, orientador científico
    Este estudo integra-se no projeto “Care4mommies” que visa estudar o impacto da flexibilidade psicológica materna na relação entre a representação da vinculação materna e a relação mãe-bebé. A escassa literatura revela que a flexibilidade psicológica está associada a estilos de vinculação mais seguros e a uma relação mãebebé mais positiva. Este estudo tem dois objetivos principais: 1) perceber se as mães se distinguem em termos da sua flexibilidade psicológica em função do seu estilo de vinculação; e 2) compreender se longitudinalmente a flexibilidade psicológica materna detém um papel mediador na relação entre as representações da vinculação da mãe e a relação mãe-bebé. No total 207 mães, com idades entre os 18 e 45 anos (M = 31.92; DP = 4.41), com o ensino superior (78.5%) participaram nos dois momentos de avaliação preenchendo a Escala de Vinculação no Adulto e o CompACT na gravidez e o CompACT e o Questionário de Ligação ao Bebé após o Nascimento aos três meses de vida do bebé. As mães com uma representação da vinculação mais segura apresentaram maiores níveis de flexibilidade psicológica do que as mães com estilos de vinculação inseguros. Além disso, mães menos ansiosas e mais confortáveis com a proximidade parecem ter mais competências para estarem cientes das experiências do momento presente, de viverem de acordo com os seus próprios valores de vida e que isso traduzse numa relação mãe-bebé mais positiva. Este estudo fornecerá evidências para o desenvolvimento de ações preventivas, envolvendo a promoção da flexibilidade psicológica, durante a gravidez e o pós-parto, que fomentem uma vivência da maternidade mais saudável e a qualidade da relação mãe-bebé.
  • ItemAcesso Aberto
    A influência dos estilos de vinculação das mães na qualidade da relação mãe-bebé: O papel mediador da compaixão
    (2023-09-14) Sousa, Mariana Guedes de; Palmeira, Lara, orientador científico
    A transição para a maternidade pode ter um impacto negativo no bem-estar da mãe e na ligação desta ao seu bebé (bonding). Por sua vez, a vinculação é, de acordo com a literatura, uma das variáveis com mais impacto na relação mãe-bebé. Já a compaixão é definida como uma relação afetiva e cognitiva persistente, podendo ser estabelecida com várias figuras de vinculação, e que se associa a diversos indicadores de bem-estar. Assim, os objetivos deste estudo centram-se na avaliação das diferenças ao nível das competências de compaixão, em grávidas com diferentes estilos de vinculação e na compreensão do papel mediador dos três fluxos da compaixão, na relação entre a vinculação materna e a relação mãe - bebé. A amostra é constituída num primeiro momento por 298 grávidas, das quais 207 também responderam ao segundo momento da avaliação (aos três meses após o parto). As mães apresentaram uma idade média de 31.92 anos (DP = 4.41), sendo que a maioria das grávidas não tiveram uma gravidez de risco (64.4%). Os resultados mostram que mães com estilos de vinculação seguro se distinguem das mães com estilos de vinculação evitante ou preocupado por apresentarem maiores níveis dos três fluxos da compaixão. Os resultados sugerem ainda que a relação entre a influência das dimensões ansiedade e conforto com a proximidade com as figuras de vinculação e a ligação mãe-bebé é totalmente mediada pelas competências da autocompaixão. Os resultados do presente estudo contribuíram de uma forma positiva para a literatura, dado que permite retirar elações que serão cruciais para a prática em psicologia clínica e da saúde, de forma a trabalhar variáveis que se demonstram fulcrais na relação mãe – bebé.
  • ItemAcesso Restrito
    Maternal gatekeeping association with men's mental health and parental self-efficacy: mediation of dyadic adjustment
    (2023-09-13) Freitas, Margarida da Cunha; Conde, Ana, orientador científico
    A maioria dos estudos que focam os homens no exercício da sua parentalidade, dedicam-se à análise dos fatores que podem influenciar o seu envolvimento com a criança, mas menos são os que se dedicam à análise dos fatores que podem estar associados a uma maior ou menor qualidade da experiência psicológica da paternidade. O presente estudo procurou examinar a associação entre o maternal gatekeeping e a saúde mental e autoeficácia parental dos pais, bem como o papel mediador do ajustamento diádico nesta relação. A amostra incluiu 142 homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 57 anos de idade, e que tinham filhos com idades entre os 0 meses e os 10 anos. Os dados foram recolhidos através da divulgação do estudo nas redes sociais, bem como instituições de ensino da área Metropolitana do Porto que aceitaram difundir o estudo no seu estabelecimento. Os resultados obtidos demonstraram que maior perceção de comportamentos de maternal gate-opening e uma menor perceção de comportamentos da maternal gate-closing estão associados a níveis mais elevados de saúde mental e perceção de auto-eficácia por parte dos pais, mediados por diferentes indicadores de ajustamento diádico (respetivamente, satisfação e coesão diádica, para a saúde mental, e consenso e coesão diádica, para a auto-eficácia parental). Adicionalmente, uma maior perceção de comunicação materna está associada a maiores níveis de saúde mental através de maiores níveis de coesão diádica. Os resultados deste estudo contribuem para intervir preventiva e remediativamente com as famílias, nomeadamente, psico-educar as famílias sobre a importância de considerar os contributos de cada um dos pais para o desenvolvimento da criança, especificamente o papel do pai.
  • ItemAcesso Aberto
    Role of parental and peers attachment in adolescent's coping strategies use
    (2023-09-13) Ribeiro, Mara Raquel Almeida; Conde, Ana, orientador científico
    Este estudo teve como objetivo perceber o papel da vinculação aos pais e aos pares no uso das estratégias de coping pelos adolescentes. De forma particular, o presente estudo procurou analisar a prevalência do uso de diferentes estratégias de coping por parte dos adolescentes, assim como a perceção dos mesmos quanto à sua utilidade, verificar se existem diferenças entre quem usa e não usa determinadas estratégias de coping em relação às dimensões de confiança, comunicação e alienação aos pais e pares e, por fim, baseados nessas diferenças, perceber quais destas dimensões poderão predizer o uso de estratégias de coping pelos adolescentes. Recorrendo a uma amostra de 122 adolescentes, com idades compreendidas entre 16 e 18 anos, avaliados em momento único com o questionário KIDCOPE e o inventário People in my life, foram conduzidas análises de variância multivariada e regressões logísticas binárias de modo a concretizar os objetivos elencados. Os resultados deste estudo mostraram que adolescentes com níveis mais elevados de alienação aos pais e menores níveis de comunicação aos amigos apresentam maior probabilidade de recorrer a estratégias de coping maladaptativas. Os contributos para a prática clínica serão discutidos, de forma a perceber qual o papel preditor de diferentes dimensões de vinculação aos pais e aos pares para o uso das estratégias de coping mais ou menos adaptativas permitindo, com isto, o planeamento mais adequado de intervenções remediativas ou promocionais para desenvolvimento de estratégias mais adaptativas por parte dos adolescentes para lidar com situações adversas.
  • ItemAcesso Aberto
    Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
    (2023-09-07) Coelho, Inês Alexandra da Silva; Araújo, Alexandra M., orientador científico
    O envolvimento e o desinvestimento na escola são conceitos-chave para a compreensão do desenvolvimento e educação dos adolescentes, referindo-se ao grau de comprometimento (ou falta dele) dos estudantes com o ambiente escolar e com as suas atividades académicas. O presente estudo tem como objetivos gerais: a identificação de perfis com base nas variáveis de envolvimento e desinvestimento na escola, numa amostra de alunos do ensino básico e secundário; a relação destes clusters com variáveis de inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico; e a análise destes grupos em função de variáveis sociodemográficas e escolares, como o sexo e ano de escolaridade. Participaram no estudo 467 adolescentes, de ambos os sexos (44.8% rapazes, 54.3% raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos (M = 15.13, DP = 1.31). A análise de clusters identificou cinco perfis: “Elevado envolvimento agenciativo e afetivo/Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento afetivo e cognitivo/ Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento agenciativo, cognitivo e comportamental/ Elevado desinvestimento”, “Elevado envolvimento afetivo, cognitivo e comportamental/ Baixo envolvimento agenciativo e desinvestimento” e “Elevado envolvimento / Baixo desinvestimento”. Os clusters diferenciam-se significativamente nas variáveis em estudo, nomeadamente na inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico. Globalmente, clusters com níveis mais elevados de envolvimento e níveis inferiores de desinvestimento na escola obtiveram resultados superiores nas variáveis estudadas. Estes resultados apoiam a utilidade de examinar os perfis de envolvimento e desinvestimento na escola, de forma multidimensional, com implicações práticas ao nível psicoeducacional.
  • ItemAcesso Aberto
    Innovative moments and social anxiety symptomatology in adolescents submitted to acceptance and commitment therapy
    (2023-09-07) Pereira, Bruno Miguel Fernandes; Silva, Joana Ribeiro da, orientador científico; Vagos, Paula, coorientação
    O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma é que os momentos de inovação se associam com sintomas relacionados com a perturbação de ansiedade social ao longo de uma intervenção de terapia de aceitação e compromisso de 10 sessões, com adolescentes. O sistema de classificação de momentos de inovação foi utilizado para a identificação de momentos de inovação emergentes ao longo das sessões da intervenção. Foi também utilizado um instrumento de autorrelato de sintomas de ansiedade social, reportados em cada sessão de intervenção. Os participantes recuperados (n = 2) e o não recuperados (n = 2) mostraram diferenças no que toca às proporções de momentos de inovação de nível 2 e 3 ao longo da intervenção. Também, momentos de inovação de níveis de nível 2 e 3 apareceram negativamente correlacionados com os sintomas relacionados com a ansiedade social. Os resultados do presente estudo, em consonância com a investigação anterior, parecem sugerir uma associação entre a emergência de momentos de inovação de nível 2 e 3 e uma maior mudança clínica.
  • ItemAcesso Aberto
    Acontecimentos de vida significativos na idade avançada: a influência da escrita expressiva no bem-estar
    (2023-09-07) Gaspar, Fabíola Mansur Polito; Miguel, Isabel, orientador científico
    A expansão da longevidade trouxe uma perspetiva do desenvolvimento e envelhecimento humanos como processos correlatos, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar da população sénior. Considerando o impacto da construção de um novo sentido para os eventos da vida na saúde física e psicológica, o presente estudo pretendeu investigar a influência da escrita expressiva (Pennebaker, 1997) no bem-estar de pessoas mais velhas, considerando os acontecimentos da vida, marcantes na idade mais avançada. Desenvolveu-se um estudo misto, que contou com 29 participantes, entre os 65 e os 88 anos. Os participantes foram avaliados através do método da escrita expressiva, em três momentos distintos, bem como pelo Positive and Negative Affect Schedule (PANAS), o Meaning in Life Questionnaire (MLQ), pela Escala de Satisfação com a Vida (EScV) e pela Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21), antes e depois das sessões de escrita e, novamente, após quinze dias (follow up) desta intervenção. Os resultados foram interpretados à luz de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados quantitativos não demonstraram diferenças significativas em termos do impacto da escrita no bem-estar. Todavia, do ponto de vista qualitativo, foram encontrados conteúdos relativos à saúde/doença, carreira profissional, rede de apoio familiar e social, projetos para o futuro. Os feedbacks dos participantes revelaram satisfação, nomeadamente quanto à oportunidade de, através da escrita, reverem a sua vida e (re)construírem um novo sentido, tendo em vista as experiências marcantes após os 65 anos.
  • ItemAcesso Aberto
    Tutorias autorregulatórias e promoção do sucesso escolar: o papel da mediação e envolvimento familiar
    (2023-07-19) Pereira, Catarina Oliveira; Fernandes, Sandra, orientador científico
    Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) integram uma das ações no domínio de atuação “+ Inclusão e Bem-Estar”, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos e do Plano 21|23 Escola+. O presente estudo apresenta um projeto de investigação, no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária, tendo como principal objetivo analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção socioeducativa em contexto escolar e familiar, junto de um grupo de alunos/as de um Agrupamento de Escolas. Mais concretamente, pretende-se, implementar um programa de tutorias autorregulatórias para prevenir/ diminuir dificuldades de aprendizagem, de integração escolar / turma, comportamentos disruptivos e outros. Pretende-se, através deste programa, desenvolver uma intervenção na comunidade educativa, favorecendo a integração e inclusão escolar, através de respostas educativas diferenciadas, articulando o programa de tutoria com um plano de capacitação e envolvimento das famílias, apoiando-os diretamente, na supervisão e acompanhamento familiar dos seus/suas educandos/as. Neste sentido, optou-se pela metodologia de estudo de caso, baseada numa investigação-ação, no contexto de um Agrupamento de Escolas, localizado no norte de Portugal. A metodologia combina técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas. Primeiramente, foi realizada uma análise documental dos principais documentos estruturantes do Agrupamento de Escola, nomeadamente, o Projeto Educativo, Regulamento Interno, Código de Conduta, bem como dos relatórios intermédios e finais do PDPSC, visando a caracterização do contexto e dos participantes. Os principais métodos de recolha de dados foram o inquérito por questionário online e um grupo focal aos/às alunos/as e famílias envolvidas, bem como uma entrevista à subdiretora do Agrupamento de Escola. No que diz respeito aos resultados obtidos, o estudo permitiu refletir sobre o impacto do programa implementado, nomeadamente, no que se refere aos níveis de motivação dos/as alunos/aspara a aprendizagem, a qualidade do sucesso de alunos/as em contextos mais desfavorecidos, o envolvimento em projetos escolares/atividades extracurriculares e a diminuição da taxa de abandono escolar precoce.
  • ItemAcesso Aberto
    Processos de mudança em ACT para adolescentes com perturbação de ansiedade social: o papel da inflexibilidade psicológica, aceitação e ação comprometida
    (2023-07-24) Gomes, Beatriz Isabel das Neves; Vagos, Paula, orientador científico; Silva, Joana Ribeiro da, coorientadora
    A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) tem promovido o bem-estar psicológico em várias populações, mas é escassa a evidência sobre a sua eficácia na Perturbação da Ansiedade Social (PAS) em adolescentes, bem como se essa eficácia se associa à mudança em constructos centrais para a ACT. Este estudo pretende avaliar se há mudança na ansiedade social sentida por adolescentes do pré- ao pós- uma intervenção ACT e se essa mudança é explicada pelas mudanças naqueles constructos. A amostra consistiu de 22 adolescentes (86.4% raparigas) com idades entre os 15 e 18 anos que frequentavam o secundário, e com diagnóstico primário de PAS generalizada. Estes adolescentes receberam a intervenção ACT@TeenSAD, que consiste em 10 sessões semanais estruturadas e realizadas por videoconferência. Foi utilizado o Latent Change Score Model para investigar mudanças na ansiedade social, que baseada em três medos sociais centrais (i.e., Interação, Desempenho e Observação) e na Inflexibilidade Psicológica, Aceitação e Ação Comprometida. Ademais, foi investigado se a mudança nestes constructos ACT contribui para explicar as mudanças na ansiedade social. No geral, os resultados obtidos ofereceram evidência da utilidade da intervenção para adolescentes com PAS, apoiando o modelo teórico deste modelo e os mecanismos subjacentes aos ganhos terapêuticos.
  • ItemAcesso Aberto
    Infertility-related stress and quality of life: the role of experiential avoidance
    (2023-07-24) Barbosa, Carolina Morais; Santos, Susana, orientador científico; Pedro, Juliana, coorientação
    A infertilidade é uma doença com impacto na vida dos indivíduos e que pode ser entendida como uma experiência indutora de stress. Níveis mais elevados de stress relacionado com a infertilidade têm sido associados a níveis mais baixos de qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi examinar o evitamento experiencial como um caminho através do qual o stress relacionado com a infertilidade está associado à qualidade de vida em mulheres com problemas de fertilidade. Adicionalmente, como objetivo exploratório, foi examinada a relação entre grupos etários no que concerne o stress relacionado com a infertilidade, o evitamento experiencial e a qualidade de vida. Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 285 mulheres portuguesas (M = 35.61; DP = 4.80) que preencheram uma ficha de dados sociodemográficos e clínicos e medidas de autorrelato sobre o stress relacionado com a infertilidade, evitamento experiencial e qualidade de vida. Os resultados revelaram que stress relacionado com a infertilidade está positivamente associado ao evitamento experiencial e negativamente associado à qualidade de vida. Adicionalmente, o evitamento experiencial mediou a relação entre o stress relacionado com a infertilidade e a qualidade de vida. A idade não foi correlacionada com nenhuma das variáveis. Atendendo a que o evitamento experiencial pode ser uma via que leva a pior adaptação, considera-se que uma intervenção focada no evitamento experiencial poderá traduzir-se em níveis mais elevados de qualidade de vida nas mulheres que lidam com problemas de fertilidade. Considerando que este mecanismo é um processo subjacente à inflexibilidade psicológica, que é o alvo da terapia de aceitação e compromisso, esta terapia poderá ser benéfica para mulheres que lidam com problemas de fertilidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
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    Capacitação digital docente: um estudo de caso
    (2023-07-18) Azevedo, Ana Paula Sousa; Carvalhais, Lénia, orientador científico
    As escolas têm vindo a responder à transformação digital em curso, o que exige uma autorreflexão contínua e a aquisição de competências adequadas por parte dos docentes, para que as tecnologias digitais sejam incluídas no processo de ensino e aprendizagem. No presente estudo, foi realizado um estudo de caso, num agrupamento de escolas, dividido em duas partes, com objetivos relacionados, mas diferentes. Na Parte I, procedeu-se à averiguação de como 140 docentes conheceram as suas competências digitais, através do questionário Check-In, e como a organização escolar conheceu o modo como as tecnologias digitais são utilizadas, através do questionário SELFIE, ao qual responderam 97 docentes. A Parte II abordou a forma como as ações de formação em capacitação digital foram estruturadas e implementadas, com a realização de 7 entrevistas aos formadores dos docentes dessa escola, bem como ao Diretor da Escola e ao Diretor do Centro de Formação da área dessa instituição. Os resultados do estudo desenvolvido na Parte I revelaram que a maioria dos docentes está posicionada no nível de proficiência 2, um nível intermédio, sem diferenças de idade ou de anos de serviço, e que as tecnologias digitais são utilizadas de forma transversal na escola, atingindo uma média de 3,3 pontos, em 5 possíveis. Na Parte II, os formadores revelaram que o nível de proficiência atribuído no questionário Check-In nem sempre correspondeu às competências digitais reais do docente, identificando este como um dos obstáculos à concretização dos objetivos de formação inicialmente definidos. Os diretores focaram a sua análise na necessidade de continuar a formação docente, para que as tecnologias digitais sejam utilizadas na sala de aula de forma consistente, promovendo mais e melhores aprendizagens. A relevância deste estudo baseia-se no contexto atual, que coloca a educação e os docentes no centro de uma agenda digital focada no desenvolvimento de competências digitais, gerando assim novas práticas pedagógicas. O estudo acompanha o processo desde a avaliação inicial, com a atribuição do nível de proficiência digital, até à implementação da formação em capacitação digital, no sentido de cumprir com os objetivos do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) e, consequentemente, com as metas nacionais do Plano de Transição Digital da Educação (PTDE).
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    Práticas de inovação pedagógica centradas no estudante: resultados de um estudo de caso
    (2023-07-14) Fernandez, Alfredo Regueiro; Fernandes, Sandra, orientador científico
    Este trabalho de investigação centrou-se na análise de um estudo de caso de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), enquanto prática de inovação pedagógica centrada no estudante, no contexto de um curso de licenciatura numa instituição de ensino superior privada em Portugal. O estudo procurou analisar o contributo dos projetos interdisciplinares para o desenvolvimento e valorização das competências transversais dos estudantes do ensino superior, enquanto dimensão essencial das abordagens pedagógicas centradas no estudante. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, seguindo a abordagem de estudo de caso. Os métodos de recolha de dados incluem o inquérito por questionário e a narrativa escrita, com o objetivo de recolher as perceções e opiniões dos estudantes no final da implementação do projeto PBL. Os dados recolhidos permitem constatar o impacto que, na opinião dos participantes, a participação na experiência de ensino e aprendizagem baseada em PBL teve no desenvolvimento das suas principais competências transversais/genéricas. Os resultados, em geral, sugerem uma visão positiva das experiências da PBL e o papel do projeto interdisciplinar no desenvolvimento de uma aprendizagem integral e centrada no estudante, promovendo de forma intencional as competências transversais. Neste sentido, os resultados sugerem o uso alargado de metodologias ativas nos cursos do ensino superior, através de projetos interdisciplinares de que é exemplo a abordagem PBL.