Práticas educativas parentais: influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário
dc.contributor.advisor | Conde, Ana | |
dc.contributor.author | Dias, Ana Sofia Moura Fernandes | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T09:00:39Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-06-14T09:00:39Z | pt_PT |
dc.date.issued | 2013 | pt_PT |
dc.description.abstract | Estudos empíricos mostram que as práticas educativas parentais têm um pa fulcral para o desenvolvimento e ajustamento psicológico das crianças e jovens, nomeadamente para o seu desempenho académico, qualidade de v e autoestima. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as práticas educativas parentais, desempenho académico, qualidade de vida e autoestima em alunos do ensino secundário. Visou, ainda, examinar se as práticas educativas parentais eram preditoras do desempenho académico, qualidade de vida e da autoestima dos estudantes. A amostra envolveu 68 adolescentes (19 do sexo masculino e 49 do sexo feminino), com idades entre os 17 e os 20 anos, recrutados numa esco secundária. Os resultados mostram que: 1) existem associações significati entre as práticas educativas parentais e o desempenho académico; o dom físico, psicológico e ambiente, da qualidade de vida; e a autoestima, 2) as práticas educativas parentais são preditoras significativas do domínio físico ambiente, da qualidade de vida, e da autoestima. Desta forma, suporta a influência das práticas educativas parentais na qualidade de vida e autoest de estudantes do ensino secundário. Sugere-se, no entanto, uma compreen mais aprofundada das diferenças de género na influência das práticas educativas parentais ao nível de diferentes indicadores do desenvolvimento humano. Empirical studies show that parental practices have a key role in the development and psychological adjustment of children and young people, in particular for their academic performance, quality of life and self-esteem. This study aimed to examine the relationship between parental practices, academic performance, quality of life and self-esteem in high school students. The aim was also to examine whether parental practices were predictive of academic performance, quality of life and self-esteem. The sample involved 68 adolescents (19 males and 49 females), aged between 17 and 20 years old who were recruited from a secondary school. The results showed that: 1) there were significant associations between parental practices and academic performance, physical, psychological and environment domains, in the quality of life, and self-esteem; 2) parental education practices are significant predictors in physical and environment domains, in the quality of life, and self-esteem. Therefore, it sustains the influence of parental practices on quality of life and self-esteem of high school students. It is suggested, however, a deeper understanding of gender differences in parental practices influence as far as different human development indicators are concerned. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dias, A. S. M. F. (2013). Práticas educativas parentais: Influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário [Dissertação Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/153 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/153 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Práticas educativas parentais | pt_PT |
dc.subject | Desempenho académico | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Parental practices | pt_PT |
dc.subject | Academic performance | pt_PT |
dc.subject | Quality of life | pt_PT |
dc.subject | Selfesteem | pt_PT |
dc.subject | Development | pt_PT |
dc.subject | TMPS | |
dc.title | Práticas educativas parentais: influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Conde | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 1619-AA8A-C8CA | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3036-2670 | |
person.identifier.rid | AIA-1756-2022 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24070037400 | |
relation.isAdvisorOfPublication | 93d1d8bf-f5a2-48b7-af72-9a2fadac85c7 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 93d1d8bf-f5a2-48b7-af72-9a2fadac85c7 | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde |
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