Práticas educativas parentais: influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário

dc.contributor.advisorConde, Ana
dc.contributor.authorDias, Ana Sofia Moura Fernandespt_PT
dc.date.accessioned2013-06-14T09:00:39Zpt_PT
dc.date.available2013-06-14T09:00:39Zpt_PT
dc.date.issued2013pt_PT
dc.description.abstractEstudos empíricos mostram que as práticas educativas parentais têm um pa fulcral para o desenvolvimento e ajustamento psicológico das crianças e jovens, nomeadamente para o seu desempenho académico, qualidade de v e autoestima. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as práticas educativas parentais, desempenho académico, qualidade de vida e autoestima em alunos do ensino secundário. Visou, ainda, examinar se as práticas educativas parentais eram preditoras do desempenho académico, qualidade de vida e da autoestima dos estudantes. A amostra envolveu 68 adolescentes (19 do sexo masculino e 49 do sexo feminino), com idades entre os 17 e os 20 anos, recrutados numa esco secundária. Os resultados mostram que: 1) existem associações significati entre as práticas educativas parentais e o desempenho académico; o dom físico, psicológico e ambiente, da qualidade de vida; e a autoestima, 2) as práticas educativas parentais são preditoras significativas do domínio físico ambiente, da qualidade de vida, e da autoestima. Desta forma, suporta a influência das práticas educativas parentais na qualidade de vida e autoest de estudantes do ensino secundário. Sugere-se, no entanto, uma compreen mais aprofundada das diferenças de género na influência das práticas educativas parentais ao nível de diferentes indicadores do desenvolvimento humano. Empirical studies show that parental practices have a key role in the development and psychological adjustment of children and young people, in particular for their academic performance, quality of life and self-esteem. This study aimed to examine the relationship between parental practices, academic performance, quality of life and self-esteem in high school students. The aim was also to examine whether parental practices were predictive of academic performance, quality of life and self-esteem. The sample involved 68 adolescents (19 males and 49 females), aged between 17 and 20 years old who were recruited from a secondary school. The results showed that: 1) there were significant associations between parental practices and academic performance, physical, psychological and environment domains, in the quality of life, and self-esteem; 2) parental education practices are significant predictors in physical and environment domains, in the quality of life, and self-esteem. Therefore, it sustains the influence of parental practices on quality of life and self-esteem of high school students. It is suggested, however, a deeper understanding of gender differences in parental practices influence as far as different human development indicators are concerned.pt_PT
dc.identifier.citationDias, A. S. M. F. (2013). Práticas educativas parentais: Influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário [Dissertação Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/153pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/153
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectPráticas educativas parentaispt_PT
dc.subjectDesempenho académicopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectParental practicespt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectSelfesteempt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectTMPS
dc.titlePráticas educativas parentais: influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameConde
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id1619-AA8A-C8CA
person.identifier.orcid0000-0003-3036-2670
person.identifier.ridAIA-1756-2022
person.identifier.scopus-author-id24070037400
relation.isAdvisorOfPublication93d1d8bf-f5a2-48b7-af72-9a2fadac85c7
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery93d1d8bf-f5a2-48b7-af72-9a2fadac85c7
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

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