Carvalho, Olívia da Conceição

Loading...
Profile Picture

Email Address

Birth Date

Job Title

Last Name

Carvalho

First Name

Olívia da Conceição

Name

Olívia da Conceição Carvalho

Biography

Completed her PhD in Psychology in 2017/07/10 at the Camilo José Cela University, and her Post-Doctorate in Human Rights in 2023 at the Salamanca University. Published 18 articles in journals, along with 8 book chapters and 2 books. She has supervised 18 MSc dissertations and co-supervised 2 other. Here most frequent research topics include: Positive parenting; Parental education; Inclusive education; Mother-child bonding; Dyadic relationship; Human rights; Gender equality; Sustainability; Early intervention; Special education; Educational policies; Mindfulness; Asperger's syndrome; Inclusive school; Children's rights; School-family relationship; Academic success-failure; Parent engagement in schools; Development contexts; Pre-school education; Development contexts; Distance learning; Family-centered practices; Well-being; Autism spectrum disorder.

Research Projects

Organizational Units

Organizational Unit
IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • PublicationOpen Access
    De pequenino se torce o destino: O valor da intervenção precoce
    2011 - Carvalho, Olívia da Conceição
    Durante muito tempo, os serviços de atendimento a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) centraram-se exclusivamente na criança e nos factores a ela associados, visando remediar os problemas que esta apresentava, numa intervenção compartimentada entre diversas disciplinas. Progressivamente, a investigação vem alterar a ênfase na criança, como centro de intervenção, conduzindo à evolução, nesta área, para modelos sistémicos que fundamentam esta obra.
  • PublicationRestricted Access
    Perceções dos docentes sobre inclusão na Educação: um estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal
    2021 - Rocha, Eulália Silva; Silva, Helena Araújo; Galinha, Sónia; Machado, Cristina; Carvalho, Olívia da Conceição
    O movimento inclusivo analisado por diferentes áreas científicas, nomeadamente por psicólogos, pedagogos e sociólogos, apresenta resultados que sustentam um poderoso movimento social que emergiu e que penetrou na vida das escolas, universidades, publicações, artigos científicos e debates internacionais (...)
  • PublicationOpen Access
    Contextos e perspetivas de criação de culturas, políticas e práticas inclusivas
    2022 - Galinha, Sónia; Pereira, Bárbara Ramos; Coelho, Glória; Machado, Cristina; Carvalho, Olívia da Conceição
    RESUMO O presente artigo retrata as perspetivas dos docentes, da Região Norte de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira, sobre a Educação Inclusiva (EI), os quais inquirimos, por questionário considerando a formação em EI como variável independente. A perceção sobre a criação de culturas, políticas e práticas inclusivas é favorável, sendo que na Região Autónoma da Madeira (RAM) a perceção é mais favorável à criação de culturas inclusivas de Escola e na Região Norte (RN) de Portugal é mais favorável à criação de políticas inclusivas. Os professores de ambas as regiões, com formação em EI, revelaram uma perceção mais favorável, com diferenças estatisticamente significativas. As práticas indiciam que a escola nem sempre promove mudanças necessárias a uma efetiva aplicação da lei e dos ideais da EI. Neste contexto, os professores desempenham um importante papel na promoção de uma cultura profissional mais colaborativa e reflexiva, respondendo adequadamente à diversidade.
  • PublicationOpen Access
    A escola Inclusiva: da utopia à realidade
    2000 - Peixoto, Luís; Carvalho, Olívia da Conceição
    INTRODUÇÃO O ser humano que nos gabamos de ser soube sempre humilhar e ofender aqueles a quem, com triste ironia, continua a chamar seus semelhantes. Inven­tamos o que não existe na natureza, a crueldade, a tortura o desprezo. Por um uso perverso da razão viemos dividindo a humanidade em categorias irre­dutíveis entre si, os ricos e os pobres, os senhores e os escravos, os poderosos e os débeis, os sábios e os ignorantes, e em cada uma dessas divisões fizemos novas divisões, de modo a podermos variar e multi­plicar à vontade, incessantemente, os motivos para o desprezo, para a humilhação e a ofensa. (JOSÉ SARAMAGO) Certas atitudes e comportamentos conduzem muitas vezes à marginalização de crianças «diferentes» na vida social, fami­liar e escolar. Os preconceitos e a discriminação de que são alvo e a exclusão a que são votados origina graves prejuízos quer para os próprios, quer para a sociedade e sobretudo para a humani­dade. No limiar do século XXI, eis-nos diariamente a testemu­nhar situações em que a exclusão da pessoa diferente acontece, com alguma passividade. Numa Sociedade Para Todos, cada um de nós é parte inte­grante dela e a todos assiste o direito de ser incluído. Garantir este direito é um dever colectivo, mas particularmente, dos que intervêm de forma directa na orientação dos destines da socie­dade, da educação.
  • PublicationRestricted Access
    Promoção dos Direitos da Criança: Para o combate e a prevenção da violência de género entre menores [comunicação oral]
    2024-05-27 - Alves, Dora Resende; Carvalho, Olívia da Conceição
    No âmbito do debate em torno da violência sexual e de género entre menores, em foco nestas Jornadas, apresenta-se uma análise sobre o tema e propostas para o combate e a prevenção dessa violência de género e entre menores através da promoção dos Direitos da Criança, a partir da Convenção Sobre os Direitos da Criança (ONU, 1989), no entendimento de que será pela educação e conhecimento dos direitos das crianças, pelas próprias, por quem tem a responsabilidade da sua educação e pela sociedade, em geral. que se alcançará um meio de prevenção da violência sobre menores.
  • PublicationOpen Access
    Importância do Modelo de Bronfenbrenner para análise da abordagem inovadora no âmbito dos direitos da criança
    2024-04-12 - Galinha, Sónia Alexandre; Carvalho, Olívia da Conceição; Espinho, Helena Ferraz; São João, Ricardo Miguel Vieira de
    As ciências da educação e psicológicas solicitam cada vez mais um olhar sistémico (Bronfenbrenner, 1996; Bronfenbrenner, Morris, 1998, 2007; Carvalho et al., 2019). Com o objetivo de identificar o entendimento dos adolescentes quanto aos seus fatores protetores para uma melhor cidadania, vários estudos a partir do “Inventário de auto-relato sobre direitos de adolescentes” (adaptado de Souza, 2012) permitem avaliar o conhecimento e cumprimento dos direitos sobre: Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção, Identidade, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência, Privacidade e ainda Proteção contra a discriminação religiosa e racial. Tal como no Modelo de Bronfenbrenner (1996) deverá compreender-se a influência das características dos diversos contextos no desenvolvimento dos seus sujeitos e de capacitar, através de ações de prevenção ou de acompanhamento, ou em articulação, na modificação de ambientes para o desenvolvimento.
  • PublicationOpen Access
    Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: Um estudo no norte, centro e sul de Portugal
    2021 - Rocha, Eulália Silva; Silva, Helena Araújo; Galinha, Sónia; Machado, Cristina; Carvalho, Olívia da Conceição
    O movimento inclusivo analisado por diferentes áreas científicas, nomeadamente por psicólogos, pedagogos e sociólogos, apresenta resultados que sustentam um poderoso movimento social que emergiu e que penetrou na vida das escolas, universidades, publicações, artigos científicos e debates internacionais (Barragán, 2010). Nos últimos 30 anos, verificam-se grandes esforços internacionais para encorajar o desenvolvimento da educação inclusiva (Ainscow, 2020, p.7). [...]
  • PublicationOpen Access
    Impacto da pandemia na inclusão
    2021 - Galinha, Sónia; Ferreira, Carla; Paulo, Estrela; Carvalho, Olívia da Conceição
    O desenvolvimento humano não pode ser considerado como um fator isolado mas antes, numa perspetiva bioecológica (Bronfenbrenner, 1986), um conjunto de processos , através dos quais as capacidades humanas e a sua realização dependem em grande medida, do contexto mais amplo, social e institucional, onde se insere a atividade individual.