A escola Inclusiva: da utopia à realidade
Date
2000
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Edições APPACDM
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
INTRODUÇÃO
O ser humano que nos gabamos de ser soube sempre humilhar e ofender aqueles a quem, com triste ironia, continua a chamar seus semelhantes. Inventamos o que não existe na natureza, a crueldade, a tortura o desprezo. Por um uso perverso da razão viemos dividindo a humanidade em categorias irredutíveis entre si, os ricos e os pobres, os senhores e os escravos, os poderosos e os débeis, os sábios e os ignorantes, e em cada uma dessas divisões fizemos novas divisões, de modo a podermos variar e multiplicar à vontade, incessantemente, os motivos para o desprezo, para a humilhação e a ofensa.
(JOSÉ SARAMAGO)
Certas atitudes e comportamentos conduzem muitas vezes à marginalização de crianças «diferentes» na vida social, familiar e escolar. Os preconceitos e a discriminação de que são alvo e a exclusão a que são votados origina graves prejuízos quer para os próprios, quer para a sociedade e sobretudo para a humanidade. No limiar do século XXI, eis-nos diariamente a testemunhar situações em que a exclusão da pessoa diferente acontece, com alguma passividade.
Numa Sociedade Para Todos, cada um de nós é parte integrante dela e a todos assiste o direito de ser incluído. Garantir este direito é um dever colectivo, mas particularmente, dos que intervêm de forma directa na orientação dos destines da sociedade, da educação.
Keywords
Inclusão, Utopia, Educação, Educação Especial
Document Type
Book
Publisher Version
Dataset
Citation
Carvalho, O., & Peixoto, L. (2000). A escola Inclusiva: Da utopia à realidade. Braga: Edições APPACDM.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access