Carvalho, Olívia da Conceição

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Carvalho

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Olívia da Conceição

Name

Olívia da Conceição Carvalho

Biography

Completed her PhD in Psychology in 2017/07/10 at the Camilo José Cela University, and her Post-Doctorate in Human Rights in 2023 at the Salamanca University. Published 18 articles in journals, along with 8 book chapters and 2 books. She has supervised 18 MSc dissertations and co-supervised 2 other. Here most frequent research topics include: Positive parenting; Parental education; Inclusive education; Mother-child bonding; Dyadic relationship; Human rights; Gender equality; Sustainability; Early intervention; Special education; Educational policies; Mindfulness; Asperger's syndrome; Inclusive school; Children's rights; School-family relationship; Academic success-failure; Parent engagement in schools; Development contexts; Pre-school education; Development contexts; Distance learning; Family-centered practices; Well-being; Autism spectrum disorder.

Research Projects

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IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

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  • PublicationOpen Access
    Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho
    2018 - Oliveira, Íris Martins; Mesquita, Diana; Abelha, Marta; Carvalho, Olívia da Conceição; Jesus, Paulo Renato; Fernandes, Sara M.; Leite, Jorge; Fernandes, Sandra
    Esta comunicação tem como objetivo apresentar a proposta de um projeto de investigação sobre avaliação do desempenho docente no Ensino Superior. Esta proposta surgiu da atividade de colaboração desenvolvida por um grupo de docentes da Universidade Portucalense (UPT) no contexto de uma ação de formação subordinada à temática Scholarhip of Teaching and Learning (SoTL), promovida pelo Centre for Excellence in Teaching da UPT. Este centro foi criado pela Reitoria da UPT em Maio de 2017, para potenciar o desenvolvimento de estratégias favorecedoras da reflexão e melhoria das práticas pedagógicas dos/as docentes. Neste âmbito, um dos seus objetivos consiste em promover competências que se consideram fundamentais para a inovação pedagógica e curricular por parte dos/as docentes, tais como trabalho colaborativo, capacidade de ultrapassar desafios, reflexão sobre a prática e investigação. A formação sobre SoTL, organizada em quatro sessões (3h cada), tem periodicidade mensal entre abril e julho 2018. Esta formação pretende: apresentar, discutir e analisar os princípios do SoTL; desenvolver tempos e espaços de reflexão crítica sobre a prática de ensino e das aprendizagens; bem como desenvolver e apresentar uma proposta de investigação sobre a prática pedagógica. Como o SoTL assenta numa abordagem que favorece a reflexão sobre e para a prática pedagógica, numa lógica de contínua indagação profissional (Shulman, 2000; 2011; Vieira, 2009), as sessões de formação dedicadas à temática procuram refletir esse mesmo princípio e apropriar esta metodologia para o desenvolvimento profissional dos docentes (Fanghanel, 2013). A proposta de projeto apresentada surge como resultado da aplicação da abordagem SoTL em contexto de formação e da inerente indagação da prática docente, por parte dos elementos do grupo. Em particular, a presente comunicação deriva da reflexão sobre a valorização da docência enquanto uma das funções do/a docente universitário/a. Esta tem sido uma preocupação crescente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que se deparam atualmente com desafios no que se refere às questões da avaliação da qualidade dos/as docentes e do ensino superior, decorrentes do Processo de Bolonha, do financiamento das IES e da garantia e certificação da Qualidade. (...)
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    Mulheres na política, do desejo à realidade: Igualdades e Desigualdades
    2018 - Pais, Elza; Carvalho, Olívia da Conceição
    PROMOVER A IGUALDADE DE GÉNERO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES é um dos objetivos de desenvolvimento do milénio (3). Nesse sentido refletimos, analisamos e interpretamos a situação atual das mulheres, no campo da política, procurando identificar os fatores que promovem, ou inibem, a sua participação. Pretendemos, também, avaliar a igualdade e desigualdade, nos campos da Decisão Política e na Decisão Económica. Os progressos em matéria de representação das mulheres no poder executivo são ainda mais lentos. Em 2010, apenas nove dos 151 chefes de Estado eleitos e 11 dos 192 chefes de governos eram mulheres e, a nível mundial, as mulheres só detêm 16% dos cargos ministeriais. Situando o tema numa perspetiva psicodinâmica e, segundo a teoria Freudiana, é o desejo que move o aparelho psíquico, que faz sonhar. Os sonhos são realizações de um desejo, não são, portanto, destituídos de sentido. A não realização do desejo conduz ao recalcamento, baixo sentido de eficácia, baixa autoestima que inibem a participação. As mulheres sonham; os homens sonham, essa é uma caraterística humana, que não tem gênero. Torna-se pertinente perguntar: Desejam as mulheres, tanto como os homens, tornar o mundo melhor; criar um mundo mais justo, mais fraterno, serem agentes ativos nessa mudança? Encontrada a resposta a esta questão, procuraremos identificar os fatores que condicionam a atividade politica das mulheres e propor formas de alterar esta realidade.
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    A escola Inclusiva: da utopia à realidade
    2000 - Peixoto, Luís; Carvalho, Olívia da Conceição
    INTRODUÇÃO O ser humano que nos gabamos de ser soube sempre humilhar e ofender aqueles a quem, com triste ironia, continua a chamar seus semelhantes. Inven­tamos o que não existe na natureza, a crueldade, a tortura o desprezo. Por um uso perverso da razão viemos dividindo a humanidade em categorias irre­dutíveis entre si, os ricos e os pobres, os senhores e os escravos, os poderosos e os débeis, os sábios e os ignorantes, e em cada uma dessas divisões fizemos novas divisões, de modo a podermos variar e multi­plicar à vontade, incessantemente, os motivos para o desprezo, para a humilhação e a ofensa. (JOSÉ SARAMAGO) Certas atitudes e comportamentos conduzem muitas vezes à marginalização de crianças «diferentes» na vida social, fami­liar e escolar. Os preconceitos e a discriminação de que são alvo e a exclusão a que são votados origina graves prejuízos quer para os próprios, quer para a sociedade e sobretudo para a humani­dade. No limiar do século XXI, eis-nos diariamente a testemu­nhar situações em que a exclusão da pessoa diferente acontece, com alguma passividade. Numa Sociedade Para Todos, cada um de nós é parte inte­grante dela e a todos assiste o direito de ser incluído. Garantir este direito é um dever colectivo, mas particularmente, dos que intervêm de forma directa na orientação dos destines da socie­dade, da educação.
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    Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental
    2020-07 - Carvalho, Olívia da Conceição
    Os apoios disponibilizados aos pais para o exercício da parentalidade, incluindo Educação Parental (EP) e intervenção psicossocial podem, em situação de vulnerabilidade, ser essenciais. O papel que os Profissionais de Educação Parental (PEP) desempenham, neste processo, tem-se revelado determinante para o sucesso dos programas e ações neste domínio. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da formação dos (PEP) e conhecer a relação existente entre a sua formação e a qualidade das suas práticas no desenvolvimento de competências parentais e na promoção da Parentalidade Positiva. Para isso, inquirimos sobre as suas práticas e a sua formação em diferentes níveis (de base, pós-graduada e especializada), sujeitos que integraram uma amostra de PEP, que de entre as suas funções, tinham a do trabalho com famílias no desenvolvimento de competências parentais. A eficácia da intervenção psicossocial na parentalidade exige, dos PEP, competências cruciais para a prática, descritas no questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Aplicamos, por isso, este instrumento, para além de um questionário sociodemográfico, para caraterizar os PEP. Os resultados obtidos revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os PEP com e sem formação pós-graduada e especializada, o que leva a concluir que existe a necessidade de promover, organizar e oferecer formação dirigida aos PEP, tendo como objetivo principal a promoção da Parentalidade Positiva.
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    From human rights to the right to inclusive education
    2023-08-18 - Cabral, Sérgio; Lemos, Vítor; Rebelo, Fernanda; Carvalho, Olívia da Conceição
    The adoption by acclamation of the Convention on the Rights of the Child at the United Nations General Assembly was the most important milestone in the history of child protection. It is therefore essential that all actors, at the political and civil society, who somehow interfere, directly or indirectly, in the lives of children, do everything possible to ensure that these rights are guaranteed. The children themselves should know them so that they can understand when they are, or are not, being respected and to have an active role in denouncing situations of violation of these rights. This study aimed to analyse the perception of forty-two students from a private school, regarding the fulfilment of their rights and also to understand the differences in perception that exist, according to gender. As an instrument, a previously validated questionnaire was applied, whose questions were organized for analysis into three categories of rights: participation, provision and protection. The results indicate that there is still a long way to go. It is concluded that many children's rights continue to be violated by not having, for example, access to health, nutrition and adequate education or protection from violence.
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    Formação de educadores para a intervenção precoce centrada na família da teoria à prática
    2002 - Carvalho, Olívia da Conceição
    Durante muito tempo, os serviços de atendimento a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) centraram-se exclusivamente na criança e nos factores a ela associados, visando remediar os problemas que esta apresentava numa intervenção compartimentada entre diversas disciplinas. Progressivamente, a investigação vem alterar a ênfase na criança, como centro de intervenção, conduzindo à evolução dos modelos nesta área. O enfoque tradicional dá lugar a uma abordagem centrada na família e de base comunitária, reconhecendo-se também um papel interventivo da criança na modificação do seu ambiente (Sameroff & Chandler, 1975). Bronfenbrenner (1979) vem propor para o desenvolvimento um modelo sistémico e ecológico com aplicação na Intervenção Precoce. Neste modelo, as crianças são vistas como o produto de um ambiente complexo, dinâmico e interdependente. À luz desta conceptualização, a intervenção reconhece a importância da família, deixando de se centrar estritamente na criança. Os pais desempenham, neste contexto, um papel fundamental na melhoria dos resultados obtidos, pelos seus filhos, no desenvolvimento, podendo integrar uma equipa de profissionais que deve ter em conta as necessidades, prioridades e recursos, da criança, da família e da comunidade. A mudança paradigmática, composta pela legislação, o referencial teórico e o suporte empírico, sugere uma visão mais alargada dos serviços de Intervenção Precoce que vem exigir aos educadores/educadoras competências e papéis para os quais a maioria deles não receberam preparação. Partindo desta contextualização, pretendemos prestar o nosso contributo, para o estudo das relações entre a formação dos educadores/educadoras e as suas práticas.Com base nos resultados obtidos, pela análise da informação emergente, concluímos, através das percepções das famílias, que existem, efectivamente, diferenças significativas, ao nível das práticas, entre as educadoras que possuem formação especializada e as que não a possuem, apresentando as primeiras um mais elevado nível de práticas centradas na família, do que as últimas. Estes resultados confrontam-nos com a importância da formação adequada dos educadores/educadoras para uma eficaz intervenção centrada na família, questão que deixa ainda muitos caminhos em aberto.
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    A Representação da Escola Inclusiva nos Media: o caso particular da imprensa escrita
    2020-01 - Vaz, Aida Sofia; Galinha, Sónia; Carvalho, Olívia da Conceição
    Com este trabalho pretendeu-se descrever e analisar a representação da escola inclusiva em três jornais portugueses, generalistas, Público, Jornal de Notícias e Diário de Notícias [...]
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    Formação de profissionais para a Parentalidade Positiva
    2019 - Oliveira, Belkis; Vázquez-Justo, Enrique; González Lozano, María Pilar; Carvalho, Olívia da Conceição
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    Representações do risco infantil na imprensa
    2018-03 - Puga, Guilhermina; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição
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    O papel do profissional de Intervenção Precoce: Expetativas e representações
    2018-03 - Vilar, Graça; Pascoinho, João Carlos; Carvalho, Olívia da Conceição