A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.

dc.contributor.authorSerras, Alda Cristina Antunespt_PT
dc.date.accessioned2012-10-03T09:57:51Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:06Z
dc.date.available2012-10-03T09:57:51Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:06Z
dc.date.issued2012pt_PT
dc.descriptionOrientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro.pt_PT
dc.description.abstractCom esta dissertação pretendemos compreender de que forma a biblioteca escolar se pode integrar numa escola de 1.º Ciclo, como se processa a articulação curricular com a biblioteca, como se implementa o trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e os professores titulares de turma, e quais os obstáculos à realização do mesmo. Na primeira parte, começamos por relembrar o papel e a missão da Biblioteca Escolar e a evolução das Bibliotecas Escolares no 1.º Ciclo, desde a publicação do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares, em 1996. Procedemos a um levantamento das referências à biblioteca nos documentos orientadores do 1.º Ciclo. De seguida, debruçamo-nos sobre os conceitos e práticas de articulação curricular, a importância da constituição do fundo documental e as novas metodologias de ensino induzidas pela BE. Definimos o conceito de trabalho colaborativo, discutindo as diferenças entre as práticas de trabalho colaborativo existentes e as desejáveis. Referimos as metodologias ativas do professor bibliotecário, bem como a participação dos professores titulares de turma na gestão, organização e animação da BE. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico realizado num Escola do Ensino Básico de 1.º Ciclo do centro do país. Começamos por enumerar as questões da investigação e os objectivos do projeto e caraterizamos o contexto da intervenção. De seguida, descrevemos as metodologias e estratégias de investigação, e os instrumentos de recolha de informações a que recorremos. Descrevemos os projetos de articulação entre a biblioteca e os professores e, no último capítulo, apresentamos, analisamos e discutimos os resultados da nossa investivação.
dc.identifier.citationSerras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMEB 12pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/223
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclopt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectTMEB
dc.titleA biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMEB 12.pdf
Tamanho:
637.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format