A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
dc.contributor.author | Serras, Alda Cristina Antunes | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-10-03T09:57:51Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:06Z | |
dc.date.available | 2012-10-03T09:57:51Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:06Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_PT |
dc.description | Orientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro. | pt_PT |
dc.description.abstract | Com esta dissertação pretendemos compreender de que forma a biblioteca escolar se pode integrar numa escola de 1.º Ciclo, como se processa a articulação curricular com a biblioteca, como se implementa o trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e os professores titulares de turma, e quais os obstáculos à realização do mesmo. Na primeira parte, começamos por relembrar o papel e a missão da Biblioteca Escolar e a evolução das Bibliotecas Escolares no 1.º Ciclo, desde a publicação do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares, em 1996. Procedemos a um levantamento das referências à biblioteca nos documentos orientadores do 1.º Ciclo. De seguida, debruçamo-nos sobre os conceitos e práticas de articulação curricular, a importância da constituição do fundo documental e as novas metodologias de ensino induzidas pela BE. Definimos o conceito de trabalho colaborativo, discutindo as diferenças entre as práticas de trabalho colaborativo existentes e as desejáveis. Referimos as metodologias ativas do professor bibliotecário, bem como a participação dos professores titulares de turma na gestão, organização e animação da BE. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico realizado num Escola do Ensino Básico de 1.º Ciclo do centro do país. Começamos por enumerar as questões da investigação e os objectivos do projeto e caraterizamos o contexto da intervenção. De seguida, descrevemos as metodologias e estratégias de investigação, e os instrumentos de recolha de informações a que recorremos. Descrevemos os projetos de articulação entre a biblioteca e os professores e, no último capítulo, apresentamos, analisamos e discutimos os resultados da nossa investivação. | |
dc.identifier.citation | Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TMEB 12 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/223 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Articulação curricular | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | TMEB | |
dc.title | A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1