BGUPT - Teses e Dissertações

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    A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
    (Universidade Portucalense, 2013-02) Valente, Paula Cristina; Freitas, Maria Cristina Vieira de, orientador científico
    A leitura ocupa um papel central em toda a atividade educativa e é um bem essencial no desenvolvimento cognitivo do ser humano e no progresso da sociedade. Compete aos professores, encarregados de educação (EE), famílias e bibliotecas assegurar uma eficaz disponibilização e utilização dos livros e outros recursos de informação. O Plano Nacional de Leitura (PNL) destina-se a reforçar esse papel, através dos vários programas que lança nas escolas, bibliotecas e outras entidades. Este trabalho tem como objetivo geral refletir e investigar sobre a promoção da leitura em contexto educacional. Trata-se de um estudo de caso sobre a aplicação do PNL e sobre as práticas de leitura em uma turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. No que respeita aos objetivos específicos, pretendemos aferir sobre os hábitos e práticas de leitura de alunos, na escola e no contexto familiar; averiguar se os objetivos do PNL são cumpridos por parte da professora titular e das bibliotecas (escolar e municipal) e verificar se a aplicação do Plano favorece a promoção de hábitos de leitura dos alunos em estudo. No âmbito metodológico, o estudo assenta, primeiramente, numa pesquisa bibliográfica e documental, que permite estabelecer os principais fundamentos teóricos e os aspetos relevantes do tema-problema e, em segundo lugar, sobre uma investigação empírica realizada a uma turma de 4º ano do 1º Ciclo, a partir da qual obtivemos informações sobre práticas de promoção e motivação para a leitura. A investigação realizada é de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos utilizados na recolha de dados são: observação direta não participativa, inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Através dos dados, somos levados a concluir que a leitura orientada na sala de aula é executada pela professora titular da turma analisada, mas aferimos que as orientações do PNL para este nível de ensino ficam aquém do recomendável. As famílias envolvidas mostram-se pouco informadas sobre o Plano e na sua maioria não participam das atividades que a escola e as bibliotecas (escolar e municipal) desenvolvem nesta área. As bibliotecas (escolar e municipal) cumprem diversas das orientações do Plano, mas, no caso analisado, torna-se claro que estas podem planear e desenvolver atividades mais eficazes neste sentido.
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    As Bibliotecas 2.0 são redes de comunicação? Contributo para o estudo sobre a utilização das tecnologias da Web 2.0 nas estratégias de comunicação nas bibliotecas públicas e académicas portuguesas
    (BAD, 2010-04) Alvim, Luísa; Nunes, Manuela Barreto
    A força com que a Web 2.0 se impõe na Internet é o resultado da colaboração e da participação da comunidade virtual nas novas plataformas de serviços 2.0 que permitem a partilha, a edição e a transformação dos conteúdos na Web. Nesta segunda fase da Web, os intervenientes na produção dos conteúdos, não são só os profissionais e especialistas das várias áreas do conhecimento, mas também todos aqueles que desejam participar e querem dar uma contribuição para o crescimento e aperfeiçoamento dos conteúdos, na comunidade em linha. O trabalho que agora apresentamos insere-se numa investigação mais vasta, e pretende contribuir para um estudo inicial sobre a utilização das tecnologias da Web 2.0 nas bibliotecas públicas e académicas portuguesas, detendo-se especificamente sobre os aspectos da comunicação entre aquelas e os utilizadores, e apresentando uma análise detalhada do uso da rede social Facebook.
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    O Serviço de Referência nas Bibliotecas Públicas em Portugal: estado da questão e proposta de análise de acordo com as directrizes da RUSA e da IFLA
    (BAD, 2012-10) Mota, Ana Sofia; Nunes, Manuela Barreto
    Desde o seu aparecimento o Serviço de Referência (SR) tem vindo a passar por sucessivas alterações, procurando adaptar-se à contínua evolução da sociedade e, consequentemente, às diferentes necessidades dos seus utilizadores. Em diversos países, este serviço tem-se afirmado como mediador por excelência entre utilizador e informação, assumindo, actualmente, características únicas na interacção que estabelece com o utilizador e na assistência especializada que lhe disponibiliza. Tendo em consideração o panorama de grande desenvolvimento verificado na área da referência no âmbito internacional e na escassez de trabalhos efectuados em Portugal sobre esta temática, foi efectuada a investigação O Serviço de Referência nas Bibliotecas Públicas em Portugal, caracterização actual e perspectivas de desenvolvimento que permitiu fazer um levantamento sobre a situação dos serviços de referência nas bibliotecas da RNBP (Rede Nacional de Bibliotecas Públicas). Traçando uma situação de algum atraso no desenvolvimento deste serviço nas bibliotecas públicas portuguesas, concluiu-se pela necessidade urgente de mais investigações no sentido da sua evolução. A investigação O Serviço de Referência nas bibliotecas públicas, modelo de desenvolvimento a partir das directrizes internacionais, a decorrer no âmbito do doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de Évora, procura, assim, através de uma análise às directrizes internacionais da RUSA/ALA (Reference and User Services Association / American Library Association) e da IFLA (International Federation of Library Association) sobre o SR, actualizar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento deste serviço. Esta comunicação pretende apresentar uma síntese dos resultados alcançados no estudo inicial sobre o SR nas bibliotecas públicas e dar a conhecer as principais linhas norteadoras da elaboração do trabalho de investigação ainda em desenvolvimento.
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    Serviços de referência e referência virtual nas bibliotecas públicas portuguesas
    (BAD, 2015-10-21) Mota, Ana Sofia; Nunes, Manuela Barreto
    O serviço de referência, incorporando na sua organização, funcionamento e comunicação com o utilizador um conjunto de potencialidades disponibilizadas pela tecnologia, assume um papel fundamental na luta contra a desigualdade e o analfabetismo digital. Mediador entre informação e utilizador, contribui não só para o fomento da literacia da informação, mas também para a criação de conhecimento. Apresentam-se os resultados parciais de uma investigação em curso sobre o serviço de referência virtual (SRV)nas bibliotecas públicas em Portugal. Partindo da análise de documentos orientadores internacionais e da observação de características estruturais da Rede Nacional de Biblioteca Públicas (RNBP), visa a concepção de soluções de desenvolvimento a aplicar a esta realidade concreta. Inserido no paradigma crítico, o estudo aplica métodos qualitativos sustentados na teoria fundamentada e foi aplicado sobre as 201 bibliotecas da RNBP. Destas, foram objecto de análise doze bibliotecas que efectivamente prestavam SRV e entrevistados seis bibliotecários. Os resultados apontam para a inexistência generalizada do serviço e para um funcionamento incipiente na maioria dos casos em que se verifica. Conclui-se que, quando funciona eficazmente, o retorno do ponto de vista dos utilizadores é satisfatório e altamente positivo, justificando a necessidade do seu desenvolvimento e do investimento que nele é feito.
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    Literacia da informação: Da biblioteca escolar à biblioteca académica: Um estudo de caso.
    (Universidade Portucalense, 2015-05) Azevedo, Vânia Cristina Bouça; Nunes, Manuela Barreto, orientador científico
    As transformações ocorridas no universo da informação nas últimas décadas e a consequente mudança na forma como as sociedades em geral e os indivíduos em particular passaram a relacionar-se com ela enquanto consumidores, mas também produtores, motivaram a realização deste estudo. A reconhecida importância da LI para o desenvolvimento da cidadania plena e o papel de destaque que as bibliotecas escolares (BE) alcançaram nos últimos anos na estrutura educativa portuguesa, enquadram o conjunto de motivações que orientam a investigação. Assim, o presente trabalho tem como: Objectivo – saber se existe relação entre as competências em LI reveladas por estudantes do 1º ano de licenciatura e mestrado integrado de uma escola superior privada, oriundos de escolas secundárias com bibliotecas inseridas na RBE, e o trabalho desenvolvido por essas mesmas bibliotecas na promoção da LI. Particularmente, o estudo procura abordar as seguintes questões: • Quais são as competências em LI de alunos universitários do 1º ano que frequentaram escolas secundárias públicas com bibliotecas integradas na RBE? • As bibliotecas de escolas secundárias públicas integradas na RBE contribuem para o desenvolvimento da LI em futuros estudantes universitários? • Quais as acções ou programas implementados por bibliotecas de escolas secundárias públicas da RBE para o desenvolvimento de competências de informação nos seus estudantes? • Existem factores condicionantes da eficácia das acções ou programas de desenvolvimento da LI, levados a cabo por bibliotecas de escolas secundárias públicas inseridas na RBE? • As bibliotecas de escolas secundárias públicas pertencentes à RBE avaliam o impacto das acções ou programas de desenvolvimento da LI que implementam nos seus estudantes? Instrumentos – inquérito por questionário respondido em linha; teste de literacia da informação; entrevista Universo e amostra – o universo coincide com a amostra, pois a amostra é o total de estudantes ingressados no 1.º ano dos cursos de licenciatura e mestrado integrado de uma escola superior privada – 10 estudantes -, oriundos de escolas secundárias públicas, com BE integradas na RBE - 7 BE, pertencentes aos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.Método – não obstante o uso de um instrumento quantitativo - o inquérito por questionário -, esta investigação seguiu o método qualitativo. Enviou-se via e-mail um inquérito por questionário aos 7 professores bibliotecários (PB) responsáveis pelas BE em estudo e um outro inquérito aos 10 alunos da amostra. O inquérito enviado aos PB pretendia conhecer o trabalho das BE no desenvolvimento da LI e a percepção dos mesmos sobre esse trabalho; o inquérito aos alunos procurava saber o tipo de utilização que estes fizeram da BE durante o Secundário e a forma como lidaram com a informação durante aquele período. Mais tarde, foi solicitada aos alunos a realização do teste de LI; e, por último, foi realizada uma entrevista a um dos coordenadores interconcelhios das BE, a fim de se esclarecerem algumas dúvidas deixadas pelas respostas aos inquéritos. Principais resultados – os alunos da amostra revelaram baixos níveis de competências em LI. No entanto, estes alunos consideram-se eficientes no uso de informação; e os PB também não têm uma verdadeira noção das dificuldades dos alunos, porque não avaliam os seus níveis, nem antes, nem depois de realizarem acções de desenvolvimento de LI. Para além disso, estas acções ainda não se realizam de uma forma sistemática nas BE e, as poucas que se realizam, incidem sobre os domínios mais básicos de competências para o uso da informação. A inexistência de um programa de LI para o Ensino Secundário condiciona o desenvolvimento de competências de informação nos alunos, porque, ao não terem orientações precisas para trabalhar, as BE distanciam-se dos alunos do Secundário dirigindo-lhes poucas acções e deixando que haja uma interrupção no desenvolvimento de competências que os alunos foram adquirindo durante o Ensino Básico. Conclusão - os resultados deste estudo mostram que os alunos saídos do Ensino Secundário e recém-ingressados no Ensino Superior detêm baixos níveis de LI. As BE ainda não realizam acções sistemáticas para o desenvolvimento de competências de informação nos alunos do Ensino Secundário, o que provoca uma falha no desenvolvimento das competências que vinham sendo adquiridas. Significativo é também o facto de as BE não avaliarem o impacto das acções que desenvolvem junto dos alunos, pois isto leva a que não haja um ajustamento das acções às reais necessidades dos alunos. Com um trabalho pouco sistemático e quase vazio de colaboração com os professores curriculares, as BE acabam por contribuir de forma deficitária para o desenvolvimento de competências de informação nos alunos do Ensino Secundário, justificando-se, assim, os baixos níveis de competências evidenciados.
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    Projecto: rede de bibliotecas de Macedo de Cavaleiros.
    (2010) Benigno, Maria de Lurdes Morais
    O objecto deste trabalho é a concepção de um projecto para a criação de uma rede concelhia de bibliotecas. O projecto, propriamente dito, é precedido de duas partes: uma de enquadramento teórico e outra de caracterização do local de implementação - o concelho de Macedo de Cavaleiros. No enquadramento teórico, perspectiva-se o novo paradigma social, emergente da lógica de organização em rede, que marca esta nova Era do Conhecimento e aborda-se, sucintamente, a situação de Portugal. Faz-se uma resenha das políticas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da sociedade em rede, nomeadamente, no âmbito das bibliotecas públicas e escolares. Do local de implementação do projecto, apresenta-se uma caracterização geográfica e morfológica, demográfica e sócio-económica. Na terceira parte, constituída pelo projecto, enunciam-se primeiramente os pressupostos teóricos a considerar na construção da infra-estrutura física e virtual de uma rede colaborativa de âmbito concelhio. Posteriormente, abordam-se aspectos essenciais de hardware e software implicados na construção de uma rede de bibliotecas e tecem-se algumas considerações acerca das funcionalidades dos catálogos de acesso público em linha. Na concepção do projecto, parte-se da definição de objectivos e apresenta-se uma estrutura de subdivisão do trabalho, fazendo o cruzamento das fases do projecto, intervenientes, tarefas e duração temporal da consecução de cada fase. Ainda no âmbito da concepção do projecto, particularizam-se as três vertentes que o constituem: a construção da rede informática; a definição da estrutura funcional da rede; a construção do Portal.
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    A utilização da rede social Facebook nas bibliotecas escolares portuguesas (2010-2011).
    (2013) Caldeira, Filipa Maria de Sousa Marinho da Silva
    O surgimento da Internet e, mais tarde, as tecnologias da Web social, transformaram não só a forma as pessoas e instituições se relacionam entre si, como também a forma como lidam com a informação. Essas mudanças também têm interferido na forma como as bibliotecas respondem às necessidades informacionais dos seus utilizadores, pelo que a adesão às tecnologias 2.0 se tornou inevitável. Assim, a utilização das redes sociais virtuais tornou-se, nos últimos anos, uma via de difusão, armazenamento e partilha de conteúdos, através da chamada "inteligência coletiva". Uma dessas redes sociais virtuais, o Facebook, tem-se revelado um dos meios para atingir tal fim. Neste sentido, torna-se necessário averiguar de que forma as bibliotecas selecionam e estruturam a informação nestes espaços virtuais, assim como a interação que estabelecem com os seus utilizadores. Em Portugal tem-se assistido a uma crescente adesão das Bibliotecas Escolares a esta rede social, razão de ser deste estudo, no qual procuramos perceber, não só a forma com as bibliotecas escolares utilizam a ferramenta Facebook, como também os objetivos que pretendem alcançar e se esses objetivos são ou não atingidos, assim como apurar ameaças e oportunidades advindas da sua utilização. Para elaboração da presente dissertação, recorremos a uma metodologia qualitativa, com observação direta dos perfis/páginas das bibliotecas escolares, durante um ano letivo (2010-2011); utilizamos uma fórmula para medir a interação entre os utilizadores e as publicações das bibliotecas em análise; aplicamos um inquérito por questionário, com três perguntas abertas, a fim de termos acesso a informação que não conseguimos obter através da observação direta; e, por último, criamos dez recomendações de utlização do Facebook nas bibliotecas escolares, às quais demos o nome de FABE (Facebook Aplicado às Bibliotecas Escolares). Do estudo realizado, concluímos que a adesão das bibliotecas escolares ao Facebook prendeu-se com o facto de se terem apercebido das suas potencialidades enquanto ferramenta, tendo como principais objetivos a divulgação das atividades da biblioteca, o estreitar laços com a comunidade educativa, a promoção do livro e da leitura e a questão do marketing dos serviços e da equipa da própria biblioteca. A maior parte das bibliotecas considerou cumpridos os objetivos estabelecidos e percecionaram no Facebook uma mais valia para as suas unidades de informação. Relativamente à utilização da ferramenta em si, as bibliotecas escolares não tiram partido das suas potencialidades e utilizam-na, regra geral, com as configurações que estão estabelecidas por defeito pela própria plataforma. No que diz respeito à interação entre os utilizadores e as publicações das bibliotecas escolares, concluímos que não foi possível obter resultados satisfatórios, na medida em que desconhecemos uma ferramenta capaz de medir todas as formas de interação que podem ocorrer no Facebook. Pudemos apurar os prós e os contras da utilização do Facebook nas bibliotecas escolares e algumas delas não reconheceram nenhuma desvantagem na sua utilização. Como vantagens, as bibliotecas mencionaram o maior alcance das publicações, o contacto com outras experiências e instituições, a maior interação com a comunidade educativa, o marketing dos serviços e recursos, a partilha de informação, a abertura às novas tendências (estar onde estão os alunos), a rapidez na divulgação da informação, a acessibilidade 24h por dia, a maior rentabilização dos recursos da biblioteca e o facto dos alunos se identificarem com ela através do Facebook; como desvantagens apontaram a dificuldade em manter a página atualizada (falta de tempo), a necessidade de ter alguns cuidados com a informação disponibilizada, os "amigos" com móbil comercial, questões relacionadas com a privacidade, condicionantes técnicas no acesso à plataforma e a falta de formação ma área.
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    Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
    (2013-05) Martins, Isabel Maria Seixas; Saro, José António Videira, orientador científico
    Este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o contributo da Biblioteca Escolar na implementação dos novos Programas de Português do Ensino Básico e no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base um estudo empírico sobre o trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, realizado em três agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A Biblioteca Escolar é um meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, da promoção de atividades conducentes ao desenvolvimento da competência leitora dos discentes, da formaçã o para as diferentes literacias e uso das tecnologias de informação e comunicação , com vista à formação de leitores competentes e críticos e de forma a facultar a necessária aprendizagem ao longo da vida. O trabalho colaborativo, concretizado na articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, de acordo com a nossa opinião, poderá desempenhar um papel preponderante nas mudanças de que o ensino do Português exige, sobretudo ao nível da leitura e das linhas orientadoras relativas a este domínio consignadas nos Programas de Português do Ensino Básico, sendo a aprendizagem leitora uma área de abordagem essencial comum aos docentes de Português e às equipas dinamizadoras das bibliotecas escolares. Procuramos que o presente trabalho de investigação seja o reflexo do caminho a percorrer para aprofundar a compreensão da problemática da integração da Biblioteca Escolar na área curricular disciplinar, por meio de um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de Português, numa altura em que a implementação de um novo programa constitui um desafio na escola atual. This study has as its main purpose thinking over the contribute of the School Library in the implementation of the new Basic Education Portuguese Programmes and in the process of teaching and learning, having as a basis an empirical work about the collaborative work between the School Library and the teachers of Portuguese, taking place in three School Clusters located in the central zone of the country (Viseu county). The School Library is a facilitating means of the process of teaching and learning, through the promotion of whole its existing resources, the development of activities leading to the students’ reading competence, the formation for the different literacies and the use of the information and communication technologies, in order to create competent and critic readers and in such a way as to promote the necessary apprenticeship throughout life. In our opinion, collaborative work, embodied in the curricular articulatio n between the School Library and the teachers of Portuguese, can play an important role in the changes that the teaching of Portuguese demands, especially in the reading and in the guidelines related to this domain contained in the new Basic Education Portuguese Programmes, in which the reading apprenticeship is an essential approach area common to all the teachers of Portuguese and to the promoting teams of the school libraries. Our purpose is that the present research work becomes a reflection of the way to go into a deeper understanding of the problem of integrating the School Library in the Portuguese curriculum subject through a collaborative work between the librarian teacher and the teachers of Portuguese, at a time when the implementation of a new programme is a challenge for today’s school.
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    Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social.
    (Rede de Bibliotecas Escolares Newsletter, 2008) Martins, Ana; Nunes, Manuela Barreto; Rodrigues, Eloy
    Repositórios digitais são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controlo suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo). Mas podem, também, ter um alto nível de controlo e ser concebidas para promover a literacia e uma aprendizagem responsável, dirigidos a públicos específicos de utilizadores, como, por exemplo, os estudantes. Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos de informação que podem suportar a aprendizagem a distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios que as bibliotecas escolares têm de enfrentar. É tempo das bibliotecas escolares, nomeadamente através de redes regionais ou nacionais de bibliotecas escolares, começarem a criar os seus repositórios de informação, orientados para os alunos e para as suas necessidades específicas de informação e aprendizagem. A criação destes repositórios obriga a um enorme trabalho de colaboração entre professores bibliotecários, professores, alunos, famílias e outros agentes sociais que interajam com a comunidade escolar, que é, por si só, uma forma de promover a aprendizagem cooperativa e a responsabilidade social entre todos os membros das comunidades referidas. Nesta apresentação, discutiremos as bases e os princípios, que estão subjacentes à construção dos repositórios de informação e das plataformas de aprendizagem propostas, tal como a necessidade de um constante diálogo entre as questões técnicas e as de conteúdo.
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    O Plano Nacional de Leitura e a promoção de hábitos de leitura nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
    (2009) Ferreira, Sandra Cristina Teixeira
    A complexidade que caracteriza o insucesso escolar é resultante de diversos factores, pelo que a responsabilidade da sua ocorrência divide-se por todos os intervenientes do processo educativo, e não se deve somente a factores isolados. Actualmente, muitos alunos apresentam grandes dificuldades na aquisição de competências de leitura, sendo afectados pelo insucesso escolar a vários níveis. Um bom domínio das competências da leitura é essencial, não só para o sucesso na área da língua portuguesa, mas também para o sucesso em todas as outras áreas de aprendizagem, bem como para a integração do indivíduo na sociedade. Sendo assim, este trabalho debruça-se sobre a importância da leitura na vida escolar e pessoal dos indivíduos, sendo feita uma pequena abordagem ao Plano Nacional de Leitura e às Bibliotecas Escolares, como recursos capazes de fomentarem hábitos de leitura nas crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação sobre hábitos de leitura numa comunidade educativa que frequenta uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida num bairro social no centro da cidade do Porto. Esperámos que este estudo seja mais um contributo para novas reflexões acerca da Educação e que seja um ponto de partida para posteriores investigações dentro deste âmbito.
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    O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso
    (2010) Martins, Maria de Fátima Rodrigues
    O presente trabalho visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares para o processo do ensino/aprendizagem, tendo como base um estudo de caso sobre o uso daqueles equipamentos por parte dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola do centro do país. A biblioteca escolar é um meio facilitador no processo do ensino e da aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, do desenvolvimento de actividades conducentes à competência leitora dos alunos e do ensino de práticas de pesquisa para o seu desenvolvimento integral como cidadãos livres, autónomos, intervenientes e críticos. A acção investigativa incide sobre três eixos indissociáveis: alunos, professores e recursos da biblioteca escolar. O estudo sustentou-se numa exaustiva pesquisa bibliográfica que estabeleceu os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso efectivo da biblioteca escolar e dos seus recursos, por parte dos alunos, teve lugar numa Escola Secundária CEB 2, 3. da Região Centro e incidiu, maioritariamente, sobre alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitem concluir que, apesar da qualidade dos recursos e serviços prestados pela biblioteca estudada, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, e cumprindo as linhas orientadoras aplicáveis, a sua capacidade de penetração nos hábitos dos alunos da escola ainda não é suficiente para que se torne um agente efectivo no processo do ensino/aprendizagem. Conclui-se assim que, embora haja alunos que frequentam regularmente a biblioteca escolar, há ainda muito a fazer em relação à aquisição de hábitos de leitura, estudo e de pesquisa na Internet de forma consciente e crítica. The purpose of this study is to think over the contribution of school libraries to the teaching-learning and is based in a case study about the use of those equipments by the students of the 3 rd Grade of elementary education in a school situated in the central region of the country. The school library is a reality which can make the teaching-learning process much easier. By means of the dynamics of all its resources together with the implementation of activities aiming at achieving the students’ ability to read as well as teaching them research practice, it can greatly contribute to their development as a whole so that they can become free, critical, autonomous, involved citizens. This investigative intervention is focused in the interaction of three inseparable agents: the students, the teachers and the school library resources. The study is based in an exhaustive bibliographical research which has established the main concepts of the theoretical argumentation. The empirical investigation from which it was intended to get information about the effective use of the school library and its resources by the students occurs in a Secondary School with the 3rd Grade of elementary education situated in the central region of the country and has been mostly focused in students of the 3rd Grade. By analyzing the results taken from the study, we can state that, in spite of the quality of the resources and the services provided by the library in study, which is inserted in the School Library Network and observing the suitable guidelines, its ability to influence the school student’s habits is not yet strong enough to become an effective agent in teaching-learning process. This way, we can conclude that, although some students attend the School Library regularly, there is still a lot to do towards the acquisition of reading, learning and Internet research habits in a conscious and critical way.
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    As atuais bibliotecas escolares desenvolvem as literacias da informação
    (2012) Soares, Mário Manuel Simões
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    Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
    (2012) Fonseca, Carla Mónica da Silva
    Resumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture.
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    O contributo da biblioteca escolar na formação para a leitura e literacia.
    (2012) Costa, Maria Correia da
    O nosso projeto tem como principal objetivo refletir e averiguar sobre o contributo da biblioteca escolar na formação para a leitura e literacia. Versa sobre a formação ao longo da vida, transversal e integral dos alunos, como fator intrínseco à mudança de paradigmas educacionais. Os alunos, na escola ou fora dela, têm que se situar num conjunto de mensagens, condutas e expetativas, que lhes permitam compreender o contexto integral em que se inserem, assim como os desafios da vida, em constante mutação. Cabe à biblioteca escolar ativar recursos e conseguir parcerias ideais, a fim de ações formativas e atividades atualizadas, adequadas e diversificadas, de motivação para a leitura e desenvolvimento de diferentes literacias. Neste sentido, refletimos sobre eixos que consideramos fundamentais, da ação pedagógica, pela opinião de autores de renome e aplicação de práticas conducentes ao referido contributo da biblioteca escolar. O comum interesse dos alunos pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, com ênfase na internet, dispersa-os da atenção a outros saberes também necessários à dita formação integral, ao longo da vida. Nesta base e a fim do enquadramento necessário a uma análise aprofundada do tema, formulámos hipóteses baseadas nas práticas da nossa escola, biblioteca escolar, opiniões de alunos e de professores, que deram forma à nossa investigação, assim como à análise e discussão dos resultados obtidos. Concluímos, pelos aspetos mais marcantes na vida dos utilizadores da biblioteca da nossa escola, assim como a influência da mesma, na prosperidade do nosso projeto. This research has as main goal to reflect on and find out about the contribution of school libraries in the development of reading skills and literacy. It deals with the life-long learning process, cross-thematic and complete, as an intrinsic (inherent) factor in the change of the educational paradigm. Students, in school or outside, must situate themselves in a set of messages, expectations and behaviours, which shall enable them to understand the full context in which they operate, as well as the challenges of a continuously changing life. The role of the school library is to enable resources and ideal partnerships to achieve appropriate and diverse formative actions and updated activities, motivating for reading and for the development of different literacies. In this sense, we reflect upon axes which we consider fundamental within the pedagogical action, through the opinion of renowned authors and the implementation of practices leading to the mentioned input of the school library. The current interest of students in using new information and communication technologies, with emphasis on the Internet, scatters their attention to other knowledges which are also required for the completion of their lifelong learning process. On this basis, and aiming the necessary framework for a thorough analysis of the subject, we formulated hypotheses based on the practices of our school, school library, opinions of students and teachers, which have shaped our research, as well as on the analysis and discussion of the achieved results. We conclude by referring to the most striking aspects in the lives of the users of our school library, as well as to its influence on the prosperity of our project.
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    Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
    (2013) Gaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinho; Saro, José António Videira, orientador científico
    A investigação visa a implementação de um programa continuado de desenvolvimento de técnicas de trabalho intelectual, colaborativamente desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Lousada e a Escola Secundária de Lousada, contribuindo para a resolução de dificuldades na realização de trabalhos escolares da pesquisa, análise e organização da informação, envolvendo uma turma do 10º ano do ensino secundário. Realizamos dois estudos exploratórios envolvendo as bibliotecas municipais do Vale do Sousa, assim como os alunos do 10º ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para contextualizar e servir de norte a um estudo de caso. A estratégia metodológica definida combina a análise qualitativa (apoiada em entrevistas e análise documental), centrada nos bibliotecários do Vale do Sousa, para aferição do estado da arte relativamente às práticas de trabalho colaborativos continuado, entre bibliotecas municipais e bibliotecas escolares e a análise quantitativa semiestruturada (questionário de diagnose) aos alunos do 10º Ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para realização de ponto de situação de praticas de literacia da informação envolvidas nas realização de trabalhos escolares, metodologia também aplicada aos alunos do 10ºD, que participaram no trabalho prático, no final do estudo, cujos resultados revelam que as práticas dos alunos na pesquisa, análise e organização da informação ainda estão aquém do desejável para uma plena integração no nível de ensino seguinte ou, num contexto de vida ativa, que requer competências necessárias para a formação ao longo da vida. Concluímos que as dificuldades sinalizadas no contexto em estudo podem ser minoradas pela implementação de programas continuados, integrados no currículo escolar, desenvolvidos colaborativamente por profissionais da informação de bibliotecas de distintas tipologias, ao longo do tempo. The research aims to implement a rolling program for the development of intellectual work techniques, improved collaboratively between the public library and the Secondary School of Lousada, contributing to the resolution of difficulties in performing school research, analysis and information organization, involving a group of 10th grade students of the secondary school. We conducted two exploratory studies involving the municipal libraries of the Vale do Sousa region as well as 10th grade students of the secondary education to contextualize a case study. The strategy set combines qualitative analysis (supported by interviews and document analysis) centred on the Vale do Sousa librarians, to estimate the state of the art with regard to continued collaborative working practices between public libraries and school libraries and quantitative analyses semistructered (questionnaire diagnosis) directed to 10th grade students of the regular secondary school to find out the current situation of information literacy practices involved in performing schoolwork, methodology also applied to the students of the 10th D, participating in practical work at the end of the study. The results reveal that the practices of students in research, analysis and information organization are below desired levels for a full integration into the next level of education, as well as in a context of active live, which requires prerequisites for training throughout life. We conclude that the marked difficulties in the context under consideration can be lightened by implementing continuous programs, integrated into the curriculum, developed collaboratively by information professionals from libraries of different types.
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    A Implementação da Metodologia BSC (Balanced Scorecard) na Biblioteca da Faculdade de Economia do Porto
    (2012) Pinto, Adelino José Soares
    Resumo Hoje, a dinamização e credibilização do desempenho das instituições públicas é um processo que se impõe face à emergência de pressões que têm conduzido progressivamente à alteração de valores e a um conjunto mais alargado de exigências. As organizações enfrentam enormes desafios que se centram na articulação dos colaboradores em torno de objectivos estratégicos comuns, em focalizar esforços e eliminar desperdícios de recursos essenciais e cada vez mais escassos, assim como acompanhar a evolução de novos métodos científicos e tecnológicos. O sucesso de uma organização ou instituição pública depende fundamentalmente da integração das suas equipas, dos seus processos e da aplicação de ferramentas de controlo adequadas. Os aspectos da qualidade como o alinhamento com a missão, a satisfação de clientes e colaboradores, são agora fundamentais, exigindo uma visão harmónica e integrada de todos os objectivos estratégicos duma unidade e/ou serviço orgânico. A exigência duma maior eficiência das organizações públicas cresce todos os dias e, instituições como as bibliotecas universitárias, não estão imunes a este tipo de premissas. O presente trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Bibliotecas, centra-se na reflexão e estudo da implementação da metodologia BSC na biblioteca da Faculdade de Economia do Porto. Abstract Nowadays the dynamisation and credibility of public institutions role is an improved process due to the appearance of pressions which have led progressively to the alteration of values and the articulation of partners around common strategic goals, with the purpose of focalizing efforts to prevent wastes of essential sources which are more and more scarce, as well as to accompany the evolution of new scientific and technologic methods. The success of an organisation or public institution depends mainly on the integration of its teams, on its processes and on the adequate control tools. Quality aspects according to its mission, the satisfaction of its clients and partners are becoming more and more essential, demanding a balanced and integrated vision of all strategic goals of a unity or organic department. The demand of a wide efficiency of public organisations grows everyday and institutions like university libraries are not immunes to these types of permissions. The report of the investigation done within the MBA in Education and Libraries leads to the involvement and study of the implementation of the methodology of Balanced Scorecard in the Library of the Economy College in Oporto.
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    As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular
    (2012) Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martins
    O presente estudo incide sobre a análise dos hábitos de leitura, da frequência e utilização da Biblioteca Escolar e a opinião dos alunos sobre o impacto desta na Escola. O papel da BE é relevante, pois ela deve fomentar a articulação curricular, num contexto de mudança. Na minha opinião o objectivo primordial da Biblioteca Escolar é motivar para a leitura, conquistando novos leitores. Nesse sentido, deve promover o sucesso educativo e dessa forma tem de articular com os conteúdos curriculares. Ela é um pólo de ligação entre docentes, discentes e currículos escolares, construindo conjuntamente actividades com sentido, quer para uns quer para outros. Daí a sua importância fulcral para a preparação dos nossos jovens num mundo em constante mutação. Foi analisada a importância da Biblioteca Escolar nesse contexto, pois ela é um recurso imprescindível para a promoção do sucesso educativo, preparando os alunos e articulando as suas actividades com os projectos e orientações curriculares existentes na escola. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados, para além da entrevista, o questionário. Pretendeu-se, a partir de um contexto e situação concretos, fazer um levantamento das preferências literárias dos alunos, das suas sugestões para a Biblioteca e dos principais problemas detectados para procurar soluções, orientadoras de práticas futuras. Queremos, sobretudo, fundamentar e apresentar propostas que envolvam a Biblioteca Escolar como parceira imprescindível no intuito de se promover uma escola de sucesso, dotada, no imediato, de modos de intervir convencionalmente orientados para a preparação dos alunos no âmbito da aquisição de conhecimentos curriculares assim como para a formação de cidadãos responsáveis e interventivos. ABSTRACT This study focuses on the analysis of reading habits, the frequency and use of school library and students' opinions about the impact of the School. The role of the School Library is relevant, because it promotes the joint curriculum in a context of change. In my opinion, the prime aim of the school library is to stimulate the interest of the reading in order to gain new readers. In this sense, should promote educational success and therefore has to combine with the curriculum. It is a hub connecting teachers, students and school curricula, building joint activities with regard either to or for each other. Hence its central importance for the preparation of our youth in a changing world. We analyzed the importance of the School Library in this context because it is an invaluable resource for the promotion of educational success, preparing students and coordinating its activities with the projects and existing school curriculum guidelines. We used as instruments of data collection, in addition to the survey interview. It was intended, from a specific context and situation, surveying the literary preferences of students, their suggestions to the Library and of the main problems detected to seek solutions for guiding future practice. In this work, we started to reflect on the reality of school and established there the need for educational success, mobilizing for that, all possible resources to such success takes effect. This paper aims, above all, support and proposals involving the School Library as a vital partner in order to promote a successful school, which has, in immediate ways to intervene conventionally geared to preparing students in the acquisition of knowledge curriculum as well as the formation of responsible citizens and interventional.
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    Práticas de lazer e ocupação de tempos livres na Biblioteca Escolar: estudo de caso
    (2012) Rocha, Maria de Fátima Peixoto Gomes Ribeiro dos Santos
    Nas últimas duas décadas as bibliotecas escolares têm sofrido um grande crescimento e modernização, assumindo um papel de maior relevância no sistema de ensino e no desenvolvimento integral dos alunos. Considerando a Biblioteca Escolar como um centro organizacional com múltiplas valências, este Projecto de investigação tem como objectivo identificar as práticas de lazer dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e secundário da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos da Escola Secundária Alexandre Herculano: que recursos e serviços utilizam e em que tipo de actividades de animação cultural participam. Trata-se, igualmente, de perceber como os alunos percepcionam a BE e a sua influência no processo de formação, na criação de leitores e públicos para a cultura. Pretende analisar e reflectir sobre o papel da BE como espaço e instrumento de acção cultural e a forma como essas práticas se repercutem no seu desenvolvimento pessoal e social. O estudo teve por base o levantamento do estado da arte sobre o lazer e a sua influência no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como, o papel e os desafios da Biblioteca Escolar na emergência de um novo paradigma de educação. Através de um estudo de caso tentamos compreender as relações dos alunos com a BE no âmbito da ocupação dos tempos de lazer, tendo em conta que as relações estabelecidas são recíprocas e complexas. Concluímos que os alunos frequentam predominantemente a BE para fins instrumentais, embora a dimensão do lazer, do convívio, da cultura comece a ganhar expressividade nos usos e representações que os alunos fazem da biblioteca escolar. A BE como agente de socialização e através das atividades livres de lazer tem potencial para a correção de assimetrias e formação de leitores e públicos para a cultura. In the last two decades school libraries have suffered a great increase and modernization, acquiring a relevant role in the education system and in the full development of the students. Considering the school library as an organizational centre with multiple functions, this study aims to identify the leisure practices in the school library among the students of secondary school with third CEB: which resources and services they use and in which activities they participate; it also aims to perceive how students see the school library and its influence in readers’ formation and publics to culture. This study pretends to identify how they use the school library facilities in their free time: what kind of resources and services they use, which activities they participate and what is the influence of these practices in their personal and social development. It also intends to analyse and reflect about the role of the school library as a space and an instrument of cultural action and the way of those practices influence the students’ personal and social development. This study also presents the state of the art mapping in leisure studies and its influence on the whole development of the youth, as well as, the role and the challenges of the school library in the emergence of the new paradigm of education. Through a case study, we will try to understand the relationship between the students and the school library during their leisure times. It can be concluded that students, in spite of using the school library for educational purposes, several other dimensions are visible such as pleasure and sociability in students’ uses and perceptions. The school library is a social organization and through its leisure activities can correct differences and form readers promoting culture.