A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
dc.contributor.author | Queiroz, Olívia Domingues da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-10-11T10:00:13Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:04Z | |
dc.date.available | 2012-10-11T10:00:13Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:04Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_PT |
dc.description.abstract | Vivemos numa sociedade em acelarada mudança e marcada pela importância da informação e do conhecimento. O sistema educativo de um país não pode ficar à margem desta mudança e deve por isso preparar os seus alunos de forma a que estes possam ser, no futuro, cidaddãos capazes de se adaptar às mudanças e de lidar com a imensa informação disponível, utilizando-a de forma eficaz para resolver as suas necessidades de informação e de conhecimento. Ora, reconhecimento, dentro do sistema educativo as bibliotecas escolares têm um papel fundamental, entre outros, na organização e difusão da informação nos seus vários suportes. Reconhecer a necessidade de preparar os cidadãos para os desafios da sociedade da informação é reconhecer a necessidade de os tornar competentes em literacia da informação, capazes de aceder, selecionar, compreender, avaliar e finalmente transformar a imensa informação disponível em conhecimento útil para a sua vida. É aqui que as bibliotecas escolares podem e devem desempenhar um papel fundamental - a recente criação, pelo Ministério da Educação, do cargo de professor bibliotecário, sendo uma aposta no papel fundamental dos recursos humanos nas bibliotecas escolares, constitui uma oportunidade para reforçar o papel destas nas escolas e também encarar os novos desafios que se lhes colocam no âmbito da literacia da informação. Com efeito, a biblioteca escolar deve constituir-se como centro de inovação e aprendizagem da escola, um mundo de recursos que, em colaboração com os professores curriculares, deve ser utilizado pelos alunos para que estes tenham a oportunidade de ser autónomos na sua aprendizagem, para que possam aprender a aprender e estejam preparados para, no futuro, resolver as suas necessidades de informação, dominando as estratégias que os tornem cidadãos prontos a aprender ao longo da vida. Comeste programa de formação de utilizadores de bibliotecas e de literacia de informação, concebido para se utilizado numa escola do 1.º ciclo, com turmas do 3.º e 4.º ano, pretende-se melhorar as competências dos alunos nessa área e comprovar , com base nas evidências recolhidas, que as atividades realizadas na bibliotecas podem contribuir para melhorar a forma como os alunos acedem à informação e se tornam mais autónomos na utilização dos diversos recursos da biblioteca. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.ª Doutora Manuela Barreto Nunes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Queiroz, O.D.S. (2011). A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/216 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 476 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/216 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
dc.subject | Formação de utilizadores | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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