Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de caso.
dc.contributor.author | Figueiredo, Teresa Maria Moita | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-07T18:12:11Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:40Z | |
dc.date.available | 2009-05-07T18:12:11Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:40Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_PT |
dc.description.abstract | Partindo da premissa de que a leitura é uma actividade essencial para a construção de uma formação sólida, capaz de responder aos desafios de uma sociedade cada vez mais complexa - a denominada sociedade de informação - torna-se premente a realização de estudos neste âmbito, na tentativa de elevar os níveis de literacia das populações e assim alcançar o desenvolvimento social, económico e cultural que as sociedades modernas ambicionam. O presente estudo reflecte uma pesquisa e síntese bibliográfica que se estende por três domínios, essenciais que se intercruzam e estão intimamente relacionados: o conceito de literacia ou literacias; as questões inerentes à leitura; a existência e amplitude das bibliotecas escolares. As reflexões inerentes aos domínios apontados, configuram-se numa investigação sobre hábitos de leitura em crianças com uma idade média de doze anos, residentes num pequeno concelho do interior de Portugal (Vouzela) e as repercussões das bibliotecas escolares na criação/consolidação desses hábitos. Este trabalho debruça-se assim sobre uma pequena parcela do complexo processo de ensino aprendizagem e esperamos que seja um contributo para a construção de cidadãos esclarecidos, interventivos e por isso mais felizes. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: prof. Doutora Manuela Barreto Nunes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Figueiredo, T. M. M. (2006). Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de casos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/177 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 240 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/177 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de caso. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Ficheiros
Principais
1 - 3 de 3
A carregar...
- Nome:
- TME 240 (corpo).pdf
- Tamanho:
- 2.87 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
A carregar...
- Nome:
- TME 240 (preliminares).pdf
- Tamanho:
- 84.1 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format