Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de caso.

Date

2006

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Partindo da premissa de que a leitura é uma actividade essencial para a construção de uma formação sólida, capaz de responder aos desafios de uma sociedade cada vez mais complexa - a denominada sociedade de informação - torna-se premente a realização de estudos neste âmbito, na tentativa de elevar os níveis de literacia das populações e assim alcançar o desenvolvimento social, económico e cultural que as sociedades modernas ambicionam. O presente estudo reflecte uma pesquisa e síntese bibliográfica que se estende por três domínios, essenciais que se intercruzam e estão intimamente relacionados: o conceito de literacia ou literacias; as questões inerentes à leitura; a existência e amplitude das bibliotecas escolares. As reflexões inerentes aos domínios apontados, configuram-se numa investigação sobre hábitos de leitura em crianças com uma idade média de doze anos, residentes num pequeno concelho do interior de Portugal (Vouzela) e as repercussões das bibliotecas escolares na criação/consolidação desses hábitos. Este trabalho debruça-se assim sobre uma pequena parcela do complexo processo de ensino aprendizagem e esperamos que seja um contributo para a construção de cidadãos esclarecidos, interventivos e por isso mais felizes.

Keywords

Educação, Literacia, Leitura, Bibliotecas escolares, TME

Document Type

Master thesis

Publisher Version

Dataset

Citation

Figueiredo, T. M. M. (2006). Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de casos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/177

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Orientação: prof. Doutora Manuela Barreto Nunes.

Description