Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca.
dc.contributor.author | Silva, Natália Maria Brochado Tavares da | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-18T17:14:50Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:22Z | |
dc.date.available | 2009-05-18T17:14:50Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:22Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | A dissertação "Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca incide sobre as posssibilidades de utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como meio "facilitador", e mesmo "desencadeador", das situações de integração envolvidas em qualquer processo de "ensino/aprendizagem". Desenvolve-se em torno de um conceito unificador, o de "supervisão" e tem como motivação e educação em ciência, particularizando-se no "ensino/aprendizagem" de Física e Química em aulas de sustituição. Foram analisados os resultados de dois inquéritos, feitos a 340 alunos e 70 professores, de uma Escola E. B. 2/3. Um dos inquéritos foi destinado aos alunos do terceiro ciclo e outro foi destinado aos professores. Referiam-se ambos a aulas de substituição. Da sua análise, podemos reconhecer que um dos principais interesses e motivações dos alunos, passam actualmente, pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Também concluimos que as aulas de substituiçãonão são do agrado de professores nem de alunos, e que, segundo a opinião de ambos da forma como têm vindo a ser implementadas, não têm acrescentado mais valias no que respeita à melhoria da qualidade do ensino. Com a finalidade reflectirmos sobre uma possível mudança desta situação,realizamos um estudo, com uma turma do sétimo ano pertencente à referida escola. Este estudo teve como propósito, compreender em que medida o processo de ensino-aprendizagem, em aulas de substituição da disciplina de Ciências Físico-químicas, poderá ser influênciado pela introdução de propostas de trabalho que dão ênfase à utilização das novas tecnologias, em particular o Moodle. Tivemos sempre presente as seguintes intenções: - avaliar em que medida a utilização de actividades envolvendo as tecnologias de informação contribui para a motivação dos alunos, para o estudo da física; -perceber se essas actividades favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos; - promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com tecnologias e em particular com o moodle; - rentabilizar as aulas de substituição; - perceber se o uso deste tipo de actividades melhora o comportamento dos alunos nas aulas de substituição; - reflectir sobre as implicações da utilização deste recurso na aprendizagem destes alunos. Para isso, decidimos criar quatro lições na plataforma de e-learnig Moodle; participar, com uma observação activa, na aplicação das lições; criar um questionário com a finalidade de recolhermos dados sobre a utilidade do uso das novas tecnologias em aulas de substituição na disciplina de C. Físico-químicas. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que a aplicaçãodeste tipo de actividades contribui para a motivação dos alunos,pois favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos, melhoram o comportamento, promovem o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com as TIC e melhoram as aulas de substituição. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.º Doutor Jorge Reis Lima | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, N. M. B. T. (2007). Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/3 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 285 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Supervisão da educação | pt_PT |
dc.subject | Físico-química | pt_PT |
dc.subject | E-learning | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Moodle | |
dc.subject | TME | |
dc.title | Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1