Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca.
Date
2007
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
A dissertação "Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca incide sobre as posssibilidades de utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC) como meio "facilitador", e mesmo "desencadeador", das situações de integração envolvidas em qualquer processo de "ensino/aprendizagem". Desenvolve-se em torno de um conceito unificador, o de "supervisão" e tem como motivação e educação em ciência, particularizando-se no "ensino/aprendizagem"
de Física e Química em aulas de sustituição.
Foram analisados os resultados de dois inquéritos, feitos a 340 alunos e 70 professores, de uma Escola E. B. 2/3. Um dos inquéritos foi destinado aos alunos do terceiro ciclo e outro foi destinado aos professores.
Referiam-se ambos a aulas de substituição. Da sua análise, podemos reconhecer que um dos principais
interesses e motivações dos alunos, passam actualmente, pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Também concluimos que as aulas de substituiçãonão são do agrado de professores nem de alunos, e que, segundo a opinião de ambos da forma como têm vindo a ser implementadas, não têm acrescentado mais valias no que respeita à melhoria da qualidade do ensino.
Com a finalidade reflectirmos sobre uma possível mudança desta situação,realizamos um estudo, com uma turma do sétimo ano pertencente à referida escola. Este estudo teve como propósito, compreender em que medida o processo de ensino-aprendizagem, em aulas de substituição da disciplina de Ciências Físico-químicas, poderá ser influênciado pela introdução de propostas de trabalho que dão ênfase à utilização das novas tecnologias, em particular o Moodle. Tivemos sempre presente as seguintes intenções:
- avaliar em que medida a utilização de actividades envolvendo as tecnologias de informação contribui para a motivação dos alunos, para o estudo da física;
-perceber se essas actividades favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos;
- promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com tecnologias e em particular com o moodle;
- rentabilizar as aulas de substituição;
- perceber se o uso deste tipo de actividades melhora o comportamento dos alunos nas aulas de substituição;
- reflectir sobre as implicações da utilização deste recurso na aprendizagem destes alunos.
Para isso, decidimos criar quatro lições na plataforma de e-learnig Moodle; participar, com uma observação activa, na aplicação das lições; criar um questionário com a finalidade de recolhermos dados sobre a utilidade do uso das novas tecnologias em aulas de substituição na disciplina de C. Físico-químicas.
A análise dos resultados permitiu-nos concluir que a aplicaçãodeste tipo de actividades contribui para a motivação dos alunos,pois favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos, melhoram o comportamento, promovem o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com as TIC e melhoram as aulas de substituição.
Keywords
Supervisão da educação, Físico-química, E-learning, Tecnologias de informação e comunicação, Moodle, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Silva, N. M. B. T. (2007). Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/3
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof.º Doutor Jorge Reis Lima