Web X.0: Ferramenta de ensino-aprendizagem

dc.contributor.advisorSobral, Sónia Rolland
dc.contributor.authorPeixoto, Nuno Miguel Cardoso
dc.date.accessioned2018-02-19T17:23:45Z
dc.date.available2018-02-19T17:23:45Z
dc.date.issued2015-09-28
dc.date.submitted2015-04
dc.description.abstractA internet é parte incondicional do quotidiano das pessoas pelo que é impensável deixar passar despercebido o potencial desta como meio difusor e transmissor de informação. Ao não conseguir reutilizar tais capacidades no ensino, estaremos a cavar um fosso profundo entre os professores e alunos que cada vez mais são internet dependentes. Neste contexto, as ferramentas web X.0, ferramentas web das gerações da internet passadas, presentes e futuras, nem sempre são utilizadas no dia a dia da melhor forma pelos alunos, sendo mesmo muitas das vezes um entrave tanto ao sucesso escolar destes, como à qualidade do ensino prestado pelos professores. O objetivo desta dissertação é construir um modelo que seja capaz de aferir o grau de funcionalidade das ferramentas web e que permita aos professores perante um determinado conteúdo pedagógico escolher qual das ferramentas web melhor se adequa no auxílio da transmissão do mesmo. Uma parte do estudo utiliza uma metodologia qualitativa para a criação dos parâmetros de validação das ferramentas web, a outra parte usa uma metodologia quantitativa na avaliação do modelo. A aferição do modelo é feita em dois momentos distintos: um realizado numa fase experimental com o propósito de testar a fórmula de validação das ferramentas web mais utilizadas no mês da análise, e outro efetuado com base em dois estudos de casos reais que permitiram validar as ferramentas web selecionadas pelos formadores que participaram no estudo, sendo analisados uma série de resultados estatísticos úteis para a conclusão do projeto. De referir que o presente projeto incide única e exclusivamente sobre o território nacional, sabendo no entanto da importância do alargamento do estudo do mesmo a nível internacional não só para consolidar o projeto como também para o tornar mais credível. Temos no entanto também consciência da dimensão que este iria tomar não sendo neste momento de todo exequível, optando assim por fasear o mesmo ficando o estudo do que está a ser feito a nível mundial para considerações futuras.pt_PT
dc.description.abstractThe internet is unconditional part of the daily life of people and it is unthinkable to pass unnoticed the potential of this medium as a diffuser and transmitter of information. When you can not reuse such skills in teaching, we will dig a deep gap between the teachers and students who are increasingly dependent on internet. In this context, web tools X.0, web of the internet generations past, present and future tools are not always used in day to day right by the students, even if often an obstacle both to the success of these schools, as the quality of education provided by teachers. The aim of this work is to build a model that is capable of measuring the degree of functionality of web tools and enabling teachers before a certain pedagogical content choose which web tools best suited to aid the transmission of the same. A part of the study uses a qualitative methodology for the creation of validation of web tools parameters, the other party uses a quantitative methodology in the evaluation of the model. The calibration of the model is made at two different times: an accomplished at an experimental stage in order to test the formula validation of web tools most used in the month of analysis, and other made based on two real case studies that allowed validate web tools selected for trainers who participated in the study, analyzed a number of useful statistical results for the completion of the project. Note that this project focuses solely on the national territory, however knowing the importance of the study of the same enlargement internationally not only to consolidate the project but also to make it more credible. However, we are also aware of the scale that it would take not being feasible at this moment of all, so opting for the same phase in getting the study of what is being done globally for future considerations.pt_PT
dc.identifier.citationPeixoto, N. M. C. (2015). Web X.0: Ferramenta de ensino-aprendizagem. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2088pt_PT
dc.identifier.tid101349386pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2088
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectWorld Wide Webpt_PT
dc.subjectWeb X.0pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectModelopt_PT
dc.subjectValidaçãopt_PT
dc.subjectFuncionalidadept_PT
dc.subjectFerramentas Webpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEvaluation Modelpt_PT
dc.subjectValidationpt_PT
dc.subjectFunctionalitypt_PT
dc.subjectWeb Toolspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectFormationpt_PT
dc.titleWeb X.0: Ferramenta de ensino-aprendizagempt_PT
dc.typedoctoral thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSobral
person.givenNameSónia Rolland
person.identifier.ciencia-idED15-C9EC-5996
person.identifier.orcid0000-0002-5041-3597
person.identifier.ridG-2227-2014
person.identifier.scopus-author-id37091626900
relation.isAdvisorOfPublication2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
thesis.degree.nameDoutoramento em Informáticapt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TDI 11.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format