REMIT - Teses de Doutoramento / PhD Thesis
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A colecção reúne Teses de Doutoramento em suporte digital, aprovadas pela Universidade Portucalense nesta área do conhecimento. Esta colecção não reúne todas as Teses aprovadas pela UPT. Para conhecer as Teses em papel consulte o catálogo bibliográfico da UPT.
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Item Acesso Aberto Consumer-brand relationship : o amor à marca no mercado do novo luxo versus velho luxo(2022-02-11) Costa, Paula Natália; Ferreira, Pedro, orientador científicoO objetivo desta investigação é analisar os antecedentes que ajudam a criar uma forte relação emocional entre o consumidor e as marcas de luxo – o amor à marca – e as suas consequências, distinguindo entre marcas de novo e velho luxo. Para isso foi proposto um novo modelo concetual para ser testado por equações estruturais que relacionam o conceito do amor à marca (o que estabelece a relação emocional positiva do consumidor com a marca), os seus antecedentes (autenticidade da marca baseada no consumidor, perceção da marca auto-expressiva, orientação pessoal para marcas de luxo e congruência com o self interno) e as consequências (fidelidade à marca, disponibilidade em pagar um preço premium e o passa-a-palavra positivo). A metodologia seguida nesta pesquisa empírica é uma metodologia quantitativa. A recolha de dados primários foi feita com base em um instrumento único – questionário estruturado – nos diversos estudos desenvolvidos. Na análise estatística dos dados, utilizou-se a técnica dos modelos de equações estruturais e toda a análise estatística inerente a esta técnica, utilizando o software SPSS-AMOS, 22.0. Pode-se concluir que, para estabelecer uma forte relação emocional positiva entre o consumidor e as marcas de luxo, os constructos mais importantes são a autenticidade da marca baseada no consumidor (CBBA) e a auto-imagem expressiva (SE). Desta forma, o uso de antecedentes ao amor à marca, para estabelecer uma forte relação emocional entre os consumidores de marcas de novo e de velho luxo devem ser utilizados na gestão, pois evidenciam a importância e as nuances do autoconceito, nas suas mais diversas facetas, no estabelecimento desse relacionamento, permitindo que os consumidores tenham comportamentos desejados: fidelidade à marca, diposição em pagar preços premium e fazer um passa-a-palavra positivo.Item Acesso Aberto Estrutura de capitais das empresas portuguesas. Caso prático: análise ao setor industrial(2022-11-10) Carvalho, António Oliveira Teixeira Mesquita; Pacheco, Luís Miguel, orientador científico; Sardo, Filipe, coorientadorA transmissão monetária é central no financiamento das empresas, na constituição da sua estrutura de capitais, e subsequentemente, no desenvolvimento económico de um país. A análise torna-se mais premente sobretudo se atendermos ao contexto institucional e legal no qual as empresas portuguesas operam. Um estudo ao nível do setor permite também afastar o caráter generalista que muitas vezes põe em causa particularidades fundamentais que interessa cada vez mais entender, principalmente no contexto das nossas empresas. A melhor forma de compreender como este processo ocorre é, por conseguinte, recorrer à análise no domínio das principais teorias financeiras sobre a estrutura de capitais das empresas. Neste âmbito, a análise deve integrar os modelos teóricos clássicos e comportamentais. Pretendemos estreitar a lacuna existente entre estes dois grandes paradigmas. Dado o estado de arte relativo ao tema, encontra-se uma escassez de estudos que integram conjuntamente estas duas vertentes, tanto ao nível geral como especialmente ao nível dos setores de atividade. Esta tese tem como tema central a estrutura de capitais das empresas portuguesas do setor industrial. A análise é quantitativa, e realizada no contexto das teorias financeiras clássicas e comportamentais. A sua estrutura formal encontra-se dividida em uma introdução, três capítulos autónomos (cada capítulo constitui um artigo), finalizados por uma conclusão geral. O Capítulo1, intitulado “Estrutura de capitais das empresas portuguesas”, faz o enquadramento do tema, apresenta os propósitos gerais da análise, e releva o referencial teórico de base (estado da arte) diretamente relacionado com os assuntos que vão ser analisados empiricamente nos subsequentes capítulos, constituindo a fundamentação teórica genérica. Este capítulo tem como objetivo fundamental, o apelo à necessidade de a análise se constituir no âmbito dos dois grandes paradigmas, clássico e comportamental, numa perspetiva alternativa e complementar. Releva “lacunas” que, no contexto do tema, ainda não foram analisadas. Conclui que a análise deve ser efetuada no âmbito dos dois paradigmas, pois nenhuma teoria consegue explicar isoladamente a constituição e as decisões sobre a estrutura de capitais das empresas, seja nos termos clássicos do pensamento racional como nos termos comportamentais da racionalidade limitada dos gestores. O Capítulo 2 intitula-se “Trade-off dinâmico no âmbito do gestor otimista” (empírico). Tem como objetivo fundamental a análise à velocidade dos ajustamentos em empresas dirigidas por gestores otimistas ou com excesso de confiança. Constitui um tema original, pois, de acordo com o nosso conhecimento, não existe um estudo que efetua uma análise neste âmbito e tal como aqui é efetuada, integrando os enviesamentos cognitivos do otimismo/excesso de confiança dos gestores na análise do trade-off dinâmico. Neste artigo propomos também uma nova medida do viés cognitivo do otimismo/excesso de confiança dos gestores. A análise é efetuada às PME industriais portuguesas em diversos contextos. Este estudo conclui que as empresas portuguesas geridas por gestores otimistas/excesso de confiança realizam ajustamentos mais lentos, o que é consistente com os pressupostos base estabelecidos pela literatura comportamental. O endividamento das empresas segue um trade-off dinâmico e, no processo de financiamento, uma pecking order dos recursos de financiamento, tal como a literatura vem vindo também a constatar há vários anos. O Capítulo 3 intitula-se “A reversibilidade do endividamento empresarial” (empírico). Tem como objetivo principal abordar as perspetivas que podem (ou devem) ser colocadas no âmbito da reversibilidade da dívida empresarial, dado o enquadramento teórico e prático (estado de arte) subjacente ao tema. A análise é efetuada às PME industriais portuguesas. Constitui também um tema original, na medida em que efetua uma abordagem que, de acordo com o nosso conhecimento, ainda não foi colocada. Assim, foi também proposta uma nova metodologia que nos permitiu determinar ou procurar saber como e qual a perspetiva subjacente à reversibilidade da alavancagem empresarial que tem maior impacto na estrutura de capitais. Neste artigo (Capítulo) constatamos que a perspetiva da teoria do trade-off tem maior impacto na estrutura de capitais das empresas portuguesas, no entanto, os gestores também levam fortemente em consideração a estrutura de capitais das empresas pares pertencentes ao mesmo setor, seguindo também um herd behavior comportamental. A perspetiva da reversão mecânica à média do endividamento também contribui, à sua escala, para a estrutura da reversibilidade permanente da dívida empresarial. Assim, concluímos que tanto no âmbito da intervenção dos gestores como no âmbito de uma reversão matemática do rácio da dívida, as perspetivas teóricas não são exclusivas entre si. O último ponto intitulado “Conclusões Gerais” destaca os aspetos mais importantes abordados ao longo da análise. Aponta também o possível contributo para o desenvolvimento do quadro teórico e prático no que diz respeito às questões em aberto analisadas, referindo as principais limitações da investigação e sugerindo pesquisas futuras.Item Acesso Aberto Parcerias público-privadas na saúde: um instrumento político ou de gestão?(2022-06-30) Rodrigues, Nuno José Pinho; Carvalho, João M. S., orientador científicoDesde 2001, em Portugal, as constantes reformas na gestão hospitalar têm vindo a acompanhar as transformações dos modelos de gestão aplicados à administração pública, com o objetivo de assegurar uma maior qualidade dos serviços e, em simultâneo, uma maior eficiência na alocação de custos afetos ao setor da saúde. Assim, fomos assistindo a uma crescente relação de proximidade da gestão dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde ao setor privado, por via da adoção de modelos de gestão nos hospitais públicos e do estabelecimento de relações com o setor privado, das quais se destacam as parcerias público-privadas hospitalares (PPP). O presente estudo teve como objetivo analisar se os modelos PPP, na área da saúde em Portugal, são encarados pelos decisores como um modelo de gestão com vantagens efetivas para a população, ou se, por outro lado, estamos perante uma ferramenta política instrumentalizada. De forma particular, procedeu-se à análise, para o período compreendido entre 2012 e 2021, dos resultados economico-financeiros (value-for-money) do modelo PPP, dos resultados de performance dos hospitais PPP comparativamente com os do modelo EPE, a adequação dos resultados em função do acordado contratualmente com o Estado e, finalmente, do cumprimento dos objetivos traçados aquando da sua adjudicação, em termos de benefícios sociais. Complementarmente, analisámos empiricamente o grau de satisfação da população portuguesa face à qualidade do serviço prestado pelos hospitais PPP e o grau de literacia da população portuguesa face a este modelo de gestão. Recorremos a metodologias de investigação qualitativas – estudo de casos múltiplos e pesquisa de arquivo – e quantitativas – modelização de equações estruturais com base em inquéritos. Como principais resultados, verificou-se que: i) em Portugal, o modelo PPP, aplicado ao setor da saúde, afigura-se como vantajoso, não só no que concerne aos resultados economicofinanceiros, mas também quanto à qualidade da prestação dos serviços; ii) verifica-se um baixo grau de literacia da população face ao modelo de gestão em PPP; iii) os utentes dos hospitais EPE estão mais satisfeitos do que os utentes dos hospitais PPP, sendo esta diferença estatisticamente significativa; iv) independentemente da mais-valia do modelo de gestão PPP ou dos resultados apurados, a posição e decisão quanto à sua utilização parece estar sempre condicionada à ideologia da força política que esteja no governo à data; v) e, não obstante o Value-for-Money gerado pelos quatro hospitais em gestão PPP, assim como os menores custos de construção e a performance superior face aos hospitais EPE, o governo Português optou sempre pela reversão do modelo PPP para um modelo EPE. Como principal conclusão, de acordo com os resultados obtidos, o modelo de gestão em análise é de facto um instrumento político instrumentalizado, e não é visto pelos governos, em Portugal, como um instrumento de gestão que possa melhorar as condições de saúde da população, nem gerar poupanças para o contribuinte.Item Acesso Restrito Desempenho das cooperativas de crédito (SICAM) - uma abordagem pela teoria das organizações(2022-02-10) Faria, Artur Teixeira de; Carvalho, Sónia de, orientador científico; Pacheco, Luís Miguel, orientador científicoAs instituições de crédito portuguesas, bem como as instituições de crédito a nível global, viveram uma crise sem precedentes. Tal crise surge no ano de 2007, com o problema do Subprime - cuja origem remonta aos Estados Unidos da América - e, de seguida, expande-se com a crise da dívida soberana. No caso português, esta crise inicia-se com a recessão económica de 2009, que também funcionou como detonador para a crise da dívida soberana, devido ao problema das contas públicas, conduzindo, assim, ao aumento das taxas de juro e à descida do rating da dívida. Esta situação traduziu-se em dificuldades de financiamento e, por conseguinte, levou à necessidade do recurso ao apoio de entidades externas. Estas crises podem ajudar a compreender a profunda reestruturação ocorrida no setor bancário português, em que quase todos os bancos são agora detidos por investidores estrangeiros. Note-se que, a entrada do nosso país no euro mitigou o risco de taxa de câmbio, mas, por outro lado, facilitou o acesso a níveis muito elevados de liquidez, o que levou os maiores bancos a financiar-se em grandes quantidades, gerando crescimentos exagerados de crédito na economia. Por razões óbvias, quando tal deixou de ser possível, houve a necessidade de intervenção, que se traduziu na canalização de elevados montantes de fundos públicos para fazer face aos efeitos da crise, tudo consumado através do resgaste de que Portugal foi alvo. Neste contexto, vários foram os bancos que necessitaram de recorrer a apoios do Estado para fazer face à degradação dos seus rácios. O Grupo bancário nacional de raiz cooperativa, Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), denominado na gíria bancária com a marca Crédito Agrícola (CA), parece ter sido resiliente perante essa crise. Na verdade, este Grupo – que é detido, na sua totalidade, por capital nacional -, não necessitou de recorrer a qualquer apoio. Importa, assim, analisar na presente tese, o desempenho do sistema integrado do crédito agricola mútuo, com uma referência à teoria das organizações, onde se visitarão os direitos de propriedade e os modelos de governação deste tipo de banca, finalizando no seu desempenho financeiro em ambiente de crise, quando comparado com os principais bancos a operar no território nacional. Na nossa amostra, consideramos os seguintes bancos: BCP, BPI, CGD, BES/NB, Santander, Montepio e CA, no total de sete, que representam 97,4% dos ativos da banca em Portugal. Ter-se-á em consideração o – relevante – papel hodiernamente desempenhado pela inovação financeira, por forma a antecipar qual poderá vir a ser, previsivelmente, o comportamento futuro daquela. Para tanto, atender-se-á a um dos princípios basilares da Aliança Cooperativa Internacional (proposta de recomendação sobre o quinto princípio cooperativo, apresentado por Mervyn Wilson em 2013), o qual propugna que as cooperativas forneceram uma oportunidade de fazer ver aos mais jovens o papel que no passado estas entidades tiveram no sentido da melhoria da qualidade de vida. Por outro lado, tal como nos refere Groeneveld (2020), por sistema, a medição do desempenho das instituições financeiras reduz-se praticamente a métricas, cujo expoente máximo resume-se ao custo/benefício, ou seja, as melhores escolhas são aquelas em que os benefícios são maiores que os custos, com enfoque no retorno sobre o património, mas não levando em consideração os princípios e valores associados. No caso da banca cooperativa, ao levar em consideração os princípios cooperativos e os valores que lhes estão associados, mormente o desempenho não financeiro, é fator distintivo para a restante banca comercial. Por isso mesmo, a banca cooperativa foi mais resiliente à crise financeira, devido ao não ter a maximização do lucro como horizonte imediato. Ter-se-á, ainda, em vista demonstrar às gerações atuais os reais contributos das cooperativas no âmbito social, na medida em que são mecanismos de apoio às comunidades locais e que, desde logo, possibilitam – como sempre possibilitaram – a melhoria das condições de vida dos trabalhadores, ao longo de gerações. Analisa-se o modelo de governação e organização vigente, por forma a aferir se o mesmo é passível de afetar a saúde financeira do estudo do caso em apreço e, em caso afirmativo, em que termos tal sucede. Metodologicamente, utilizaram-se as ferramentas “HEAT!” e “Z – SCORE”, as quais nos permitem concluir que a banca portuguesa de natureza cooperativa, integrada no Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), apresentou um excelente desempenho no período analisado. Concluímos que este modelo de banca cooperativa e respetiva organização empresarial, com particular destaque para o seu sistema de governo, são a pedra basilar da diferenciação relativamente à banca comum. O lucro, i.e., o excedente cooperativo, quando comparado com o lucro societário, é o elemento individualizador suscetível de demonstrar as dissemelhanças do modelo em apreço para com a restante banca. Por fim, considerando os requisitos mínimos de fundos próprios e passivos elegíveis (MREL), conclui-se que poder-se-ão colocar problemas futuros de capitalização ao SICAM. Assim, para cumprimento deste requisito, o modelo (pelo menos em termos da cabeça do grupo, a Caixa Central), poderá ter que ser parcialmente alterado.Item Acesso Aberto Orientação de mercado e desempenho: Estudo das organizações sem fins lucrativos de acção social em Portugal, através de um modelo de equações estruturais(2004) Carvalho, João M. S.; Barandas, Hortênsia, orientador científico; Martins, Francisco Vitorino, co-orientaçãoA orientação de mercado tem sido pouco estudada em Portugal, e nunca o foi em organizações sem fins lucrativos de acção social (OSFLAS). Para além do estudo deste conceito e da sua aplicação, é proposto um modelo que relaciona a orientação de mercado com a aprendizagem organizacional e o planeamento estratégico, e estuda os impactos no desempenho neste tipo de organizações. As orientações estratégicas da gestão de mercados estudadas são as de produto, de produção, de mercado, normativolegal (nova categoria) e de vendas. Nesta investigação é abordado também o conceito de marketing social à luz do paradigma de Andreasen (1995), como uma metodologia de intervenção que pode ser útil para todo o tipo de organizações. Após refinamento e validação das escalas de mensuração daqueles conceitos complexos, foi realizado um inquérito nas OSFLAS, que obteve 320 respostas válidas, servindo para a análise dum modelo de equações estruturais. O modelo proposto demonstra um bom ajustamento global, sendo consistente com os dados recolhidos. Comprovam-se as relações mais importantes previstas nas hipóteses, nomeadamente o forte efeito positivo directo da orientação de mercado no desempenho. Prova-se também a existência dos cinco tipos de orientação estratégica previstos, sendo a orientação de produto dominante nestas organizações em Portugal. Contudo, as organizações mais orientadas para o mercado apresentam vantagens sobre as demais na relação com o desempenho. Esta investigação, para além do contributo para as teorias do Marketing e da Gestão, permite retirar várias implicações práticas para a gestão, nomeadamente a construção dum conjunto de instrumentos de auto-avaliação, que pode ajudar os gestores a obter uma maior eficácia no desempenho organizacional.Item Acesso Aberto Web X.0: Ferramenta de ensino-aprendizagem(2015-09-28) Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland, orientador científicoA internet é parte incondicional do quotidiano das pessoas pelo que é impensável deixar passar despercebido o potencial desta como meio difusor e transmissor de informação. Ao não conseguir reutilizar tais capacidades no ensino, estaremos a cavar um fosso profundo entre os professores e alunos que cada vez mais são internet dependentes. Neste contexto, as ferramentas web X.0, ferramentas web das gerações da internet passadas, presentes e futuras, nem sempre são utilizadas no dia a dia da melhor forma pelos alunos, sendo mesmo muitas das vezes um entrave tanto ao sucesso escolar destes, como à qualidade do ensino prestado pelos professores. O objetivo desta dissertação é construir um modelo que seja capaz de aferir o grau de funcionalidade das ferramentas web e que permita aos professores perante um determinado conteúdo pedagógico escolher qual das ferramentas web melhor se adequa no auxílio da transmissão do mesmo. Uma parte do estudo utiliza uma metodologia qualitativa para a criação dos parâmetros de validação das ferramentas web, a outra parte usa uma metodologia quantitativa na avaliação do modelo. A aferição do modelo é feita em dois momentos distintos: um realizado numa fase experimental com o propósito de testar a fórmula de validação das ferramentas web mais utilizadas no mês da análise, e outro efetuado com base em dois estudos de casos reais que permitiram validar as ferramentas web selecionadas pelos formadores que participaram no estudo, sendo analisados uma série de resultados estatísticos úteis para a conclusão do projeto. De referir que o presente projeto incide única e exclusivamente sobre o território nacional, sabendo no entanto da importância do alargamento do estudo do mesmo a nível internacional não só para consolidar o projeto como também para o tornar mais credível. Temos no entanto também consciência da dimensão que este iria tomar não sendo neste momento de todo exequível, optando assim por fasear o mesmo ficando o estudo do que está a ser feito a nível mundial para considerações futuras.Item Acesso Restrito A web semântica nas empresas proposta de um modelo de implementação(2015-09-28) Ferreira, Reinaldo; Seruca, Isabel, orientador científicoNa geração atual da Web coexistem a tecnologia que lhe deu origem e gerou a Web dos documentos, a evolução que a tornou ubíqua e criou a Web social, e a tecnologia que poderá gerar a Web dos dados, a Web Semântica. As oportunidades de investigação na Ciência da Web são inúmeras. Em particular, a implementação da Web Semântica nas Empresas é ainda um tema pouco explorado e encontra-se numa fase precoce de implementação. Este trabalho apresenta a relevância do estudo da Web Semântica nas Empresas e propõe um modelo para facilitar e guiar a implementação desta tecnologia nas organizações. O modelo permite, numa primeira fase, analisar e determinar o grau de adoção da Web Semântica nas Empresas e, numa fase complementar, servir como guia, propondo um conjunto de recomendações e sistematizando o caminho a seguir para uma adoção mais rápida e intensiva. Utilizando-se a metodologia de Investigação-Ação, delineou-se um trabalho de intervenção num conjunto de empresas em que se analisa a utilização atual da tecnologia, se propõem ações que promovem a sua implementação e se avaliam progressivamente os resultados obtidos.Item Acesso Aberto A representação e caucionamento das provisões técnicas das seguradoras em Portugal(2013) Macedo, Armindo Licínio da Silva; Santos, Rui Paulo Neves dos, orientador científicoA atividade seguradora tem algumas especificidades que a distingue de qualquer outra atividade comercial ou industrial. A inversão do ciclo produtivo e a importante função económico-social do seguro, que pode ser resumida como a gestão dos fundos comuns e a fixação dos prémios ajustados aos riscos transferidos por cada segurado, justificam a necessidade de regulação e supervisão por parte do Estado. Neste sentido, o tema desta tese prende-se com a representação e caucionamento das provisões técnicas dos seguradores a operar em Portugal, tendo o problema de investigação sido definido como “Qual a influência da localização da sede dos seguradores na exposição ao risco dos seguradores a operar em Portugal?” A partir desta questão surgem três objetivos: Aferir a relação entre o rácio de cobertura, rácio de representação, dimensão e o requisito de capital de solvência operacional (SCRop). Verificar se existem diferenças no SCRop relativamente à localização da sede, à dimensão e à atividade do segurador. Verificar se existem diferenças no rácio de cobertura relativamente à localização da sede, à dimensão e à atividade do segurador. Verificar se existem diferenças no rácio de representação relativamente à localização da sede, à dimensão e à atividade do segurador. Esta tese seguiu um design descritivo, tendo sido analisados os dados disponibilizados pelo ISP e IES, para um período de três anos (2009 a 2011), das empresas de seguros a operar em Portugal. Em termos de técnicas de análise quantitativa, foram usadas estatísticas descritivas, os testes de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis, coeficiente de correlação de Spearman e análise de regressão múltipla. No sentido de validar os resultados do estudo empírico, foi ainda conduzida uma entrevista em profundidade a um especialista do sector. Os resultados evidenciaram que existem diferenças nas variáveis indicadoras de exposição ao risco – SCRop, Rácio de cobertura e Rácio de Representação - entre os seguradores que têm sede em Portugal ou na União Europeia. Uma percentagem das sucursais de seguradores com sede na U.E., não têm ativos suficientes para cobrir as Provisões Técnicas. Foram ainda encontradas diferenças ao nível da dimensão e do tipo de atividade desenvolvida pelo segurador. Face aos resultados obtidos, defende-se que o controlo destas sucursais não deve depender apenas do órgão de tutela, situado no país onde está situada a sua sede, mas aconselha-se a um reforço de controlo a nível local (órgão de tutela onde se situa a sucursal) e a uma cobertura local das Provisões Técnicas, para salvaguarda dos interesses dos segurados, dos beneficiários e dos terceiros. O contributo da pesquisa para a academia e para a sociedade em geral é chamar a atenção para a importância do reforço local das garantias financeiras destas sucursais de seguros e evidenciar alguns riscos de incumprimento decorrentes de diretivas comunitárias que têm como base o conceito de autorização única.Item Acesso Aberto La construcción y la selección de los destinos turísticos en los procesos de actualización de la identidad individual y social(2015) D'Orey, Frederico; Filipe, António José Ferrão, orientador científico; Castillo Peces, Carlos del, orientador científicoEl desarrollo turístico que se ha vivido en las últimas décadas a nivel mundial tiene un impacto significativo en los lugares de destino turístico, por lo que este tema es de relevancia y actualidad para la comunidad científica y para los decisores políticos y económicos. Al reflexionar sobre el concepto de destino turístico, debemos considerar el concepto de “Lugar” donde tienen lugar las experiencias recreativas de los turistas y donde su actividad produce un efecto. Frecuentemente, antes de que haya un destino turístico, existe un determinado sitio geográfico, pudiendo existir o no una relación con determinado individuo o grupo de individuos. Sin embargo, se han reducido los estudios realizados en el ámbito del turismo dedicado a comprender la relación de los individuos con los lugares. Los estudios dedicados al turismo parten de la premisa de que los destinos turísticos son lugares donde se desarrollan las experiencias turísticas, pero ni los destinos turísticos son obligatoriamente lugares ni los lugares son obligatoriamente destinos turísticos. Esta investigación propone un modelo de análisis e interpretación de las percepciones de los individuos con relación a los lugares por medio del concepto de Sentimiento de Lugar y de los destinos mediante el concepto de Destino Turístico. El modelo conceptual se validó empíricamente con una muestra de 500 encuestas a turistas internacionales en el Aeropuerto de Lisboa. Los resultados permitieron producir un instrumento útil para la actividad de los decisores institucionales del sector del turismo.Item Acesso Aberto Imparidades - Reconhecimento, mensuração e divulgação: Estudo empírico de empresas não cotadas em Portugal(2014-02-11) Martins, Carlos Alexandre Quelhas; Silva, Eduardo Manuel Lopes e Sá, orientador científicoEsta investigação tem por principal objetivo evidenciar a presença dos valores contabilísticos de Gray em Portugal, nomeadamente através da obtenção de uma correspondência entre os valores do conservadorismo e do secretismo em termos do reconhecimento, mensuração e da divulgação, relacionados com as Perdas por Imparidade. Esta evidência será estudada através da ligação entre a referida problemática e determinados fatores, nomeadamente, a dimensão, o endividamento, o ebit, a rendibilidade, o código de atividade económica e a obrigatoriedade de certificação legal das contas, que distinguem as entidades incluídas na população deste estudo. O estudo baseou-se na análise de conteúdo do relato financeiro publicado pelas entidades através da IES no que diz respeito ao reconhecimento, mensuração e divulgação de perdas por imparidade, na ligação do tema com dois dos valores contabilísticos propostos por Gray (1988), nomeadamente, o conservadorismo e o secretismo. O objetivo deste estudo passa por estudar a evidência do conservadorismo e do secretismo divulgado no relato financeiro, nomeadamente na informação relacionada com as perdas por imparidade. A referida análise centrou-se na verificação da existência de possíveis diferenças significativas, por um lado, e de um eventual relacionamento, por outro, no que diz respeito a tais aspetos, consoante a dimensão, o endividamento, o ebit, a rendibilidade, o código de atividade económica e a obrigatoriedade de certificação legal das contas das entidades que compõem a população deste estudo. Os elementos analisados neste estudo foram obtidos a partir do relato financeiro publicado pelas entidades através da IES de 172 empresas portuguesas, que no período de 2010 adotaram o regime geral do SNC, ou seja adotaram as 28 NCRF, como normativo contabilístico e que possuem CAE 4, 6 ou 7, como código de atividade económico, revisão 3 (Decreto-lei n.º 381/2007, de 14 de novembro de 2007), posteriormente submetidos a técnicas estatística de análise não paramétricas. Os resultados encontrados sugerem um apoio menos fortalecido para a hipótese do conservadorismo em Portugal, na medida em que o reconhecimento de perdas por imparidade e imparidades líquidas mostrou-se mais recorrente nas entidades de maior dimensão, em função do código de atividade económica, em função do ebit e nas entidades obrigadas a certificação legal das contas. Por outro lado, não se verificaram diferenças significativas ou associação, nos termos da análise anteriormente efetuada, no que diz respeito aos aspetos relativos ao endividamento e à rendibilidade, com base em determinados indicadores para o efeito selecionados, das entidades componentes da população deste estudo. Relativamente ao valor contabilístico do secretismo, também o fator dimensão, o ebit e a obrigatoriedade de certificação legal das contas mostrou uma associação mais fortalecida no que diz respeito à divulgação relacionados com as perdas por imparidade, em detrimento dos fatores relacionados com o endividamento, o código de atividade económica e a rendibilidade. Os resultados deste estudo encontram assim um apoio menos fortalecido de secretismo em Portugal relativamente à informação divulgada no relato financeiro através da IES do reconhecimento de perdas por imparidade. Os resultados encontraram então um razoável apoio para o secretismo e o conservadorismo, sugerindo uma reclassificação do país ou a redefinição de tais valores.Item Acesso Aberto La teoria de juegos y la sucesión en las empresas familiares(2016) Jayantilal, Shital; Bañegil Palacios, Tomás M., orientador científico; Jorge, Sílvia Luís Teixeira Pinto Ferreira, orientador científicoEl paso del control executivo da empresa familiar por lo fundador a la generación siguiente es una fase critica. Esta tesis extiende el uso de la teoría del juegos para proveer un entendimiento del papel que tienen la familia, el fundador y el ambiente cultural en la selección del sucesor. Los juegos usados incluyen explícitamente, y por primera vez, los factores emocionales relacionados con la dimensión familiar de la empresa familiar. En relación al impacto de la familia, la tesis se enfoca en la competencia fraternal que puede erosionar la armonía familiar y arriesgar la continuidad de la empresa. Los resultados destacan el costo emocional de conflicto, en importante para la definición del sucesor y esencial para explicar la ventaja del primer que se mueva. Esta tesis contribuye demostrando analíticamente la importancia del fundador adoptar una aproximación activa en el proceso de sucesión. Los resultados muestran que eso es esencial para asegurar la continuidad intergeneracional de la empresa y la asignación de su candidato preferido como sucesor. Los factores emocionales son determinantes para el resultado del sucesor y son evidentes en algunos ambientes culturales, como en India. Los resultados enfatizan que la discrepancia cultural entre las generaciones puede comprometer la sucesión y la armonía familiar. La tesis complementa la teoría de juego con economía experimental, lo que es completamente original en esta área de sucesión da empresa familiar. Para incluir la deficiencia de comunicación, se usa un juego de información completa e imperfecta. Los resultados confirman que las conclusiones teóricas son verdaderas en el laboratorio.Item Acesso Aberto Pairs trading: Hedding with an edge?(2015-07-22) Viana, Octávio Adolfo Romão; Pacheco, Luís Miguel, orientador científico; Ramos, Sandra, orientador científicoItem Acesso Restrito Práticas de gestão de recursos humanos e motivação profissional: Estudo de caso da Administração Pública Cabo Verdiana.(2015-09-28) Tavares, Maria Serafina Rocha Alves; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orientador científicoO processo de mudanças que vêm acontecendo no mundo contemporâneo alcança, inevitavelmente, o sector público. A busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo, sendo por isso estratégico o estudo das pessoas dentro das organizações públicas. A adopção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Para enfrentar os desafios do novo milénio, as organizações terão que pensar mais nas pessoas e sobretudo, preocupar-se mais em criar estímulos que motivem os colaboradores para alcançarem tanto os objectivos da organização quanto os objectivos pessoais de cada um porque não adianta obter lucro e produtividade se a organização não desenvolver políticas e práticas que privilegiam o ser humano. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e actividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho. Com o presente trabalho pretende-se investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das actividades na Administração Pública cabo-verdiana e em que medida as práticas de gestão de Recursos Humanos contribuem para a motivação. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a motivação para o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à motivação dos funcionários da Administração Pública.Item Acesso Aberto Metodologias de quantificação de risco de crédito(2015-07-31) Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro C. Andrade; Silva, Eduardo Manuel Lopes de Sá e, orientador científicoO propósito deste trabalho de doutoramento, de natureza académica, reflete o objetivo pessoal e profissional da obtenção do grau de doutorado. Dada a importância da Banca e do risco que os mercados reproduzem cada vez mais, surgiu o meu interesse e motivação pelo estudo, investigação e aplicação de metodologias que possam quantificar o risco de crédito Os diferentes modelos que foram sendo objeto de estudo ao longo do tempo, mostram uma preocupação constante de identificação de variáveis económicas e financeiras que permitam prever a probabilidade de insolvência ou cumprimento das obrigações assumidas. A crise financeira que se tem sentido em diversos países desde 2009, provocou a falência de diversas instituições financeiras nos Estados Unidos da América, bem como nos países Europeus. A evolução das condições ao longo dos Acordos de regulação e supervisão está relacionada com a crescente complexidade vivida dentro do sector financeiro, muito em especial na situação resultante do contexto atual. Neste trabalho partindo de uma base de dados de um conjunto de empresas procurou-se aferir da capacidade explicativa de um conjunto de variáveis para a possibilidade de entrada em insolvência de uma organização empresarial.Item Acesso Aberto Uma plataforma digital de ensino: O TEU MESTRE(Universidade Portucalense, 2015-06) Azevedo, Daniel Ferreira de; Morais, Paula, orientador científicoOs processos de ensino e de aprendizagem estão em fase de mudança. Nas últimas três décadas, tem-se assistido à criação e crescimento de uma geração digital em que o uso e constante evolução das tecnologias de informação e dos recursos educativos digitais a elas associados têm vindo a transformar todo o processo educacional. De facto, os recursos educativos digitais (RED) têm tido um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos em diversas disciplinas nomeadamente na matemática, fortalecendo a criatividade, o pensamento crítico e permitindo o ensino na sala de aula e fora dela. Esta última vantagem revelou-se particularmente útil no apoio aos alunos hospitalizados. Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma preocupação em apoiar estes alunos. No entanto, a implementação deste apoio tem encontrado algumas dificuldades não só pela falta de autonomia dos intervenientes mas também pela ausência de uma estratégia adequada e escassez de recursos. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é propor um modelo de um RED que suporte e potencie a aprendizagem da Matemática, não só aos alunos do ensino regular, mas também aos que se encontram hospitalizados e/ou impedidos de estarem presentes na sala de aula. O modelo proposto foi validado através de um estudo de caso desenvolvido durante o 2º e 3º períodos do ano letivo 2014/2015, envolvendo alunos de ensino especial, em contexto hospitalar, alunos de uma turma de Matemática A do 12º ano de uma escola do Porto e professores de Matemática do ensino secundário. Este estudo de caso foi dividido em quatro fases, nomeadamente, a elaboração do protótipo da plataforma “O teu Mestre”; a apresentação e divulgação da mesma; o acompanhamento do uso da plataforma pelos intervenientes e posteriormente a aplicação de um questionário. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que este modelo de RED contribui para o sucesso na disciplina de Matemática, ao funcionar como um importante complemento e agente motivador do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula e também fora dela, como instrumento de apoio fundamental aos alunos que, por motivos de saúde, estão impedidos de frequentar regularmente a escola.Item Acesso Restrito Longevidade e investimento: reflexão em torno dos fundos de pensões em Portugal(Universidade Portucalense, 2015-05) Quelhas, Ana Paula do Canto Lopes Pires Santos; Pacheco, Luís Miguel, orientador científicoO presente trabalho envolve dois objetivos principais: o de aprofundar o conhecimento do sector dos fundos de pensões em Portugal e o de examinar o conceito de risco de longevidade nas suas várias vertentes, particularmente no modo como o mesmo afeta as decisões de investimento no contexto dos fundos de pensões. Primeiramente, sustentando-nos, essencialmente, numa metodologia descritiva e de revisão da literatura, procurou-se avaliar o modo de interação entre o sistema público e os fundos de pensões nacionais em matéria de provisão de pensões de velhice. A pesquisa conduzida permitiu evidenciar as particularidades subjacentes ao caso nacional, entre as quais destacamos: o caráter tardio da maturação do sistema público de pensões, bem como a relativa generosidade que, em tempo, terá marcado o sistema de proteção social português; o aparente paradoxo que carateriza a transferência dos ativos de alguns dos fundos de pensões para a esfera da segurança social – tal como a responsabilidade de pagamento das pensões que os mesmos visavam financiar – operação esta que parece ter ocorrido ao arrepio da tendência anteriormente observada, mormente no conteúdo do texto das sucessivas Leis de Bases da Segurança Social de 2000, de 2002 e de 2007, onde se encorajava o recurso a esquemas privados de previdência; a fraca transversalidade dos fundos de pensões nacionais, com o total de ativos a representar, em 2013, cerca de 9% do PIB e com o sector bancário a deter cerca de 73% dos fundos profissionais; a relevância do risco de longevidade, o qual não constitui um atributo exclusivo dos sistemas públicos de pensões, mas que se torna particularmente visível no âmbito dos fundos fechados, impondo pressões consideráveis nos níveis de financiamento dos respetivos planos. Seguidamente, tomando a composição do investimento de 56 fundos nacionais destinados ao financiamento de planos de benefício definido, entre 2011 e 2013, por intermédio de análise bivariada, testaram-se algumas hipóteses de investigação, exercício este que permitiu evidenciar a aparente desconexão entre a dimensão dos fundos e a cobertura das responsabilidades afins, bem como a antiguidade e o montante das responsabilidades associadas a cada fundo. Para além disso, explorou-se a eventual existência de «comportamentos de manada» ao nível da composição do investimento dos mesmos fundos, a qual revelou, contudo, ser pouco significativa, o que se poderá dever à reduzida dimensão da amostra. Os resultados obtidos sugerem alguma 5 atipicidade dos fundos de pensões nacionais, os quais parecem ter uma dimensão redutora enquanto meros produtos de investimento, esvaziando-se a sua vertente previdencial. Uma vez sublinhada a relevância do risco de longevidade no contexto dos fundos de pensões, percorrem-se algumas das possibilidades de cobertura, desde os denominados instrumentos tradicionais até aos instrumentos do life-market, ou seja, os longevity-linked assets. Porém, um dos contributos mais relevantes do presente trabalho é o que resulta do desenvolvimento de um modelo multiperíodo, que permite a otimização da taxa de contribuição a realizar, ao longo de T períodos de tempo, para um plano de benefício definido e que se afigura como uma alternativa aos tradicionais modelos de valoração.Item Acesso Restrito Sistemas e tecnologias de informação na qualificação de adultos: Construção de um referencial(Universidade Portucalense, 2015-07) Postilhão, Sérgio Nuno Macedo; Lopes, Filomena Castro, orientador científico; Morais, Paula, orientador científicoNos últimos anos introduziram-se novos cenários de aprendizagem em vários domínios da educação, onde se destacam a formação e qualificação de adultos, com especial relevo no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) no âmbito dos Centros de Novas Oportunidades (CNOs) e dos recém-criados Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEPs). O alargamento da rede de CNOs conduziu a um acréscimo das inscrições nestes centros, contudo tal acréscimo não veio a revelar-se de igual modo ao nível das certificações. Este facto indicia obstáculos a uma eficaz implementação do processo de RVCC, não só por parte dos adultos candidatos como também da equipa técnico-pedagógica. As dificuldades encontradas: na gestão de tempo, na compreensão do processo de RVCC, na interpretação do referencial de competência-chave e na elaboração do portefólio, foram os principais problemas identificados pelos adultos. Pelas equipas técnico-pedagógicas são ao nível da clarificação e desconstrução do referencial de competências-chave e nas orientações dadas aos adultos. Os sistemas e tecnologias de informação (STI), com especial enfoque nos sistemas de gestão de conhecimento (SGC), são instrumentos relevantes que podem protagonizar a melhoria dos processos organizacionais. Neste trabalho propõem-se melhorar o processo de RVCC através de um referencial suportado por sistemas de gestão de conhecimento. Para validação deste referencial administrou-se um inquérito a um painel de especialistas - profissionais na área da formação de adultos com experiência no processo de RVCC. Dos resultados obtidos concluiu-se que o referencial proposto pode melhorar o processo de RVCC.Item Acesso Restrito Tecnologias de apoio ao ensino do português: Estudo de caso no 3.º ciclo do Ensino Básico(Universidade Portucalense, 2015-05) Camarinho, Ana Paula; Morais, Paula, orientador científicoDesde sempre que o homem teve uma enorme necessidade de comunicar. O domínio da língua materna acaba por estar diretamente relacionado com a sua participação social dada a estreita relação da língua com o meio que o envolve. É através dela que o homem comunica, tem acesso a informação, expressa as suas opiniões ou defende seu ponto de vista, partilha e/ou constrói visões de mundo ou produz novo conhecimento. A aprendizagem da língua revela-se pois crucial para a formação do cidadão e para a evolução de uma nação. O ensino do Português, tem sido discutido desde a década de 80, centrando-se a discussão na necessidade de melhorar a própria educação do país. Torna-se fundamental que os alunos saibam ler e interpretar corretamente e que dominem a escrita para que se possam expressar de forma correta e clara. Aparentemente, uma das principais dificuldades das escolas é precisamente ensinar os seus alunos a ler, a interpretar, a falar e a escrever corretamente. Uma primeira mudança no ensino do português apareceu nos anos 80, no denominado “processo de alfabetização nacional” onde já se discutia “Como se ensina” e “Como se aprende”. Esta discussão parece ter alterado o processo de ensino/aprendizagem do português ajudando os professores a refletir sobre aspetos relacionados com a aprendizagem da Leitura e da escrita. O facto de os professores terem perante si uma nova geração de alunos, que convive diariamente com a tecnologia conduzem a uma nova mudança de paradigma onde as TIC terão papel fundamental. O presente trabalho propõe um modelo baseado no uso de ferramentas digitais que visa contribuir para um ensino/aprendizagem do Português mais eficaz. Para avaliar o modelo proposto, foi criado um curso, denominado TAEP (Tecnologias de Apoio ao Ensino do Português) suportado por uma plataforma de ensino à distância e foram levadas a cabo uma série de experiências em escolas do ensino básico (EB), em Portugal, no sentido de aferir o potencial e os constrangimentos do uso da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem do Português. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos estão motivados e revelam apetências para aprender com recurso à tecnologia e a praticar a Leitura, a escrita, a Oralidade, a Gramática e o estudo literário com o suporte da mesma. O estudo revelou que a tecnologia pode apoiar o ensino do português no 3º ciclo e que processos de escrita mediados por processadores de texto ou outros meios, gravações de áudio ou áudio/vídeo em PC’s ou dispositivos móveis estimulam os alunos a desenvolver capacidades através da prática, aprendendo assim o estabelecido nas metas curriculares da disciplina. Palavras-chave: ensino de português, aprendizagem de português, ferramentas digitais de aprendizagem, tecnologias de informação.Item Acesso Aberto Facebook/Google como ferramentas de suporte ao ensino colaborativo/cooperativo: proposta de um modelo.(Universidade Portucalense, 2015-04) Garcia, Luís Manuel Mendes; Ferreira, Maria João, orientador científicoO impacto das transformações introduzidas na nossa sociedade por uma nova geração de tecnologia informática social é atual e profundo. Estas inovações permitem que as pessoas partilhem informação, colaborem em projetos e construam comunidades virtuais sem que, para tal, encontrem qualquer tipo de limite, seja temporal ou espacial. Neste sentido, estão criadas as condições para que várias pessoas possam interagir, trabalhar em conjunto com um objetivo comum e esperar um resultado pelo seu esforço enquanto grupo, podendo para tal fazer uso não de uma, mas de várias plataformas disponibilizadas na Nuvem. A escola em que crescemos, no entanto, ao invés de interação parece tender a valorizar a competição entre estudantes, fomentando, aparentemente o desenvolvimento do individualismo destes, contrariamente a uma colaboração, que nos parece, poderia ser saudável e produtiva para todos os intervenientes no processo de ensino/aprendizagem. A escola surge-nos assim como um espaço fechado, quase militarizado, que prepara para a guerra quando deveria educar para a paz. Mais do que um espaço que pode (pretender) ensinar, a escola deveria ser um ambiente de aprendizagem, onde todos os intervenientes pudessem de facto aprender em colaboração efetiva. O conectivismo emerge, assim, como uma teoria da aprendizagem para a era digital, na qual o conhecimento é construído segundo uma rede de ligações. O fenómeno do denominado Social Media, está a alterar de forma incisiva o modo como o ser humano cria interações entre si, com a informação e, por fim, com o próprio conhecimento. No contexto do conectivismo, “Eu guardo o meu conhecimento nos meus amigos” torna-se o axioma para o conhecimento coletivo e são estas ligações, entre os vários intervenientes, que constituem aquilo que entendemos por conectivismo. Um ambiente de aprendizagem pode, neste contexto, ser uma das componentes do processo ensino/aprendizagem, virtualmente, em qualquer domínio do saber, quando a razão epistemológica do seu desenvolvimento se encontra em consonância com as práticas pedagógicas do professor. Assim a nuvem conquistou o seu espaço no nosso quotidiano de um modo que não pode ser ignorado, uma vez que é, neste momento, transversal a toda a nossa sociedade. Criar um modelo que permita a estudantes e professores beneficiar das ligações que podem criar, bem como da nuvem, parece poder conduzir a um ecossistema de aprendizagem caracterizado por uma liberdade, que mais do que à especialidade, pode levar a um caminho de descoberta e aprendizagem. Porque no contexto da nuvem, parece-nos, não é necessário qualquer talento especial, basta, fazendo nossas as palavras de Einstein, “ser apaixonadamente curioso”. Assim, neste contexto é proposto um modelo de suporte à aprendizagem colaborativa/cooperativa que tem como base o Facebook e as ferramentas do ecossistema da Google.Item Acesso Aberto Applicability of IT service management in the migration to cloud computing.(Universidade Portucalense, 2015-03) Cardoso, AbílioThe cloud computing (CC) paradigm is transforming the way Information Technology (IT) services are provided by converting IT products into services. This modification allows the delivery of IT services to end users in a way the customers stop purchasing products and start purchasing services instead. The successful migration to this paradigm by an organization requires a deep comprehension of its own IT as well as the dynamics of CC. To this purpose, a framework aggregating the activities that must be undertaken in two groups, the on premise and the off premise, was developed. The on premise group includes the actions developed by the customer, such as the development of a strategy plan, the attainment of a detailed definition of the organization processes and services and the definition of what to migrate to the cloud. The activities developed with the support of the candidates and selected CSPs are in the off premise group. This group encompasses activities such as the providers services’, the details ‘identification of the technologies related to the implementation of the organization processes into the cloud and the analysis of the conditions of service level agreement and the contract. Furthermore, there is already an extensive set of recommendations for IT management and IT governance in general – such as the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) and the Control Objectives for Information and related Technology (COBIT) recommendations. However, the field of CC remains poorly covered. Acknowledging this state of affairs and adding the fact that CC is concerned with IT services, not to mention the number of organizations using ITIL in order to manage their IT services, the fact that ITIL is being recognized as a set of good practices, led to the decision of studying the applicability of service management, namely ITIL, to the migration of IT services to CC. The motivation of this study is related to the circumstance that organizations can take advantage of the work already carried out, the information gathered and the management of services when implementing ITIL. Additionally, if the customer and the supplier implement ITIL, the communication between them is also improved. Accordingly, a framework to migrate IT services, applications data and infrastructures to CC has been developed and the processes of this framework have been mapped to the ITIL’s framework.