A mediação familiar nos processos judiciais de regulação das responsabilidades parentais: uma via para a coparentalidade positiva?
Date
2024-12-01
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
A mediação, enquanto meio de resolução alternativa de litígios, pode assumir um papel preponderante na mitigação de conflitos de natureza familiar. Nos processos judiciais de regulação do exercício das responsabilidades parentais, a possibilidade de intervenção dos serviços públicos ou privados de mediação é reconhecida na lei, como manifestação da preferência legislativa por soluções consensualizadas. Aquilo que se pretende é que ambas as partes busquem a solução que melhor se adeque ao superior interesse da criança, tendo em conta a sua concreta realidade familiar. Este estudo, além de dar a conhecer a possibilidade de intervenção da mediação familiar nos processos judiciais de regulação do exercício das responsabilidades parentais, pretende evidenciar a importância da mediação como instrumento eficaz na elaboração de acordos que promovam a corresponsabilização parental. Investigar como a mediação familiar pode influenciar a dinâmica da parentalidade, examinando a eficácia dos acordos estabelecidos durante o processo de regulação das responsabilidades parentais e as vantagens que resultam da sua adoção é o que nos propomos desenvolver. Conclui-se pela necessidade premente da criação de estratégias-chave que fomentem o acesso à mediação, sensibilizando os profissionais forenses para o seu impacto no sucesso do cumprimento do que houver sido acordado quanto aos termos por que se devem reger as responsabilidades parentais.
Keywords
Mediação familiar, regulação, responsabilidades parentais
Document Type
Journal article
Version
Publisher Version
Citation
Barbosa, A. R., & Mesquita, L. V. (2024). A mediação familiar nos processos judiciais de regulação das responsabilidades parentais: uma via para a coparentalidade positiva? Revista Eletrônica de Direito Processual – REDP, 25(3), 126-139. https://doi.org/10.12957/redp.2024.86592. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6823
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access