O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso

dc.contributor.authorPinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2011-04-05T15:19:28Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:02Z
dc.date.available2011-04-05T15:19:28Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:02Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Manuela Barreto Nunespt_PT
dc.identifier.citationPinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/110
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectPesquisa escolarpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_PT
dc.subjectTME
dc.titleO contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 280.pdf
Tamanho:
1.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format