Da relevância do ensino da língua portuguesa no âmbito (da avaliação) do desempenho do pessoal docente do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: perceções dos docentes (estudo de caso).

dc.contributor.authorPereira, Maria Emília Ferreira da Silva Leal
dc.date.accessioned2013-12-02T12:24:36Z
dc.date.available2013-12-02T12:24:36Z
dc.date.issued2013-01
dc.description.abstractInscrito no âmbito do Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação da Universidade Portucalense, o presente estudo tem por propósito central a abordagem educativa, numa perspetiva de confluência dos domínios da Didática das Línguas- Culturas e da Supervisão Pedagógica respetiva, da problemática do ato de ensinar a Língua Portuguesa na sua dupla dimensão de objeto específico de ensino e língua de escolarização das restantes matérias do desenho curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo, tendo por base as perceções declaradas dos docentes desse nível de ensino no quadro do (sistema de avaliação do) desempenho docente correspondente. A investigação, que suporta a presente Dissertação de Mestrado, assenta numa abordagem didatológica da problemática acima indicada, e, para lá de proceder, por eferência ao espaço temporal compreendido entre 1910 e 2012, a uma caraterização sumária do ato de ensinar a Língua Portuguesa nas diversas configurações da componente estrutural primária do Sistema de Ensino português, recorre para o efeito a uma investigação proto-interventiva, no âmbito de um estudo de caso, alicerçada num conjunto operatório de recolha-tratamento-análise-interpretação-discussão das perceções declaradas dos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico português decorrentes da administração de um inquérito na modalidade de questionário. Tendo por base o princípio de subsunção científica, os resultados globais da nvestigação evidenciam que, nos planos tanto do desempenho docente do ato de ensinar a Língua Portuguesa como da avaliação correspondente, os docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo, por um lado, não conferem de modo nequívoco à dimensão de ensino-aprendizagem dessa matéria escolar a centralidade sistémica que se encontra consagrada em termos institucionais e, por outro lado, manifestam verbalmente a adoção de procedimentos científicos e técnicos nem sempre eciprocamente coerentes e coesos em termos substantivos e procedurais, espetivamente, situação paradoxal essa que emerge igualmente no quadro das dimensões de (auto)supervisão pedagógico-didática, neste último caso por referência aos paradigmas de aplicação e concetualização, enquanto configurações normativas e exemplares discordantes em termos didatológicos. The present study, developed for the Masters in Education Supervision and Coordination of the Portucalense University, has as main purpose an educational approach to the problematic of the act of teaching the Portuguese Language in its double dimension of specific teaching subject and language of schooling of the remaining curricular plan of Portuguese contemporary first stage of basic education. The study was conducted under a confluence perspective of the Language-Culture Didactic and the respective Pedagogical Supervision and was sustained by the teachers’ perceptions of the first stage of basic education level in the context of the teachers’ (evaluation system) performance board. The investigation, which supports this Dissertation, is based on an educational approach of the problematic mentioned above and, besides proceeding to a summary description of the act of teaching the Portuguese Language, due to the timeline of the analyzed data, between 1910 and 2012, it calls upon an proto-interventional research grounded in a group of collected-treated-analyzed-interpreted-discussed data resulting from the application of a survey among first stage of basic education teachers. The global results of the investigation reveal, on one hand, that the teachers of the contemporary first stage of basic education don’t evidently give the systemic centrality enshrined in institutional terms to the dimension of teaching and learning this subject and, on the other hand, that they verbally express the adoption of scientific and technical procedures which not always are reciprocally coherent and cohesive in substantive and procedural terms, respectively. This paradox situation equally emerges in the (self -) supervision dimension, in this case by referring to the application and conceptualization paradigms as normative and standard antagonistic settings in didactic terms.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Marlène Fernandes da Silva e Silva.pt
dc.identifier.citationPereira, M. E. F. S. L. (2013). Da relevância do ensino da língua portuguesa no âmbito (da avaliação) do desempenho do pessoal docente do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: perceções dos docentes (estudo de caso). Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.pt
dc.identifier.otherCota: TME 503
dc.identifier.tid201330989
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/642
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen access
dc.subjectDidática das línguas-culturaspt
dc.subjectSupervisão pedagógicapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectLíngua de escolarizaçãopt
dc.subject1.º Ciclopt
dc.subjectDesempenho docentept
dc.subjectLanguage-culture didacticpt
dc.subjectPedagogical supervisionpt
dc.subjectPortuguese languagept
dc.subjectLanguage of schoolingpt
dc.subjectPortuguese first stage of basic educationpt
dc.subjectTeachers’ performancept
dc.subjectTME
dc.titleDa relevância do ensino da língua portuguesa no âmbito (da avaliação) do desempenho do pessoal docente do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: perceções dos docentes (estudo de caso).pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen

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