Da relevância do ensino da língua portuguesa no âmbito (da avaliação) do desempenho do pessoal docente do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: perceções dos docentes (estudo de caso).
Date
2013-01
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Language
Portuguese
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Abstract
Inscrito no âmbito do Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação da
Universidade Portucalense, o presente estudo tem por propósito central a abordagem
educativa, numa perspetiva de confluência dos domínios da Didática das Línguas-
Culturas e da Supervisão Pedagógica respetiva, da problemática do ato de ensinar a
Língua Portuguesa na sua dupla dimensão de objeto específico de ensino e língua de
escolarização das restantes matérias do desenho curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico
português contemporâneo, tendo por base as perceções declaradas dos docentes desse
nível de ensino no quadro do (sistema de avaliação do) desempenho docente
correspondente.
A investigação, que suporta a presente Dissertação de Mestrado, assenta numa
abordagem didatológica da problemática acima indicada, e, para lá de proceder, por
eferência ao espaço temporal compreendido entre 1910 e 2012, a uma caraterização
sumária do ato de ensinar a Língua Portuguesa nas diversas configurações da
componente estrutural primária do Sistema de Ensino português, recorre para o efeito a
uma investigação proto-interventiva, no âmbito de um estudo de caso, alicerçada num
conjunto operatório de recolha-tratamento-análise-interpretação-discussão das perceções
declaradas dos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico português decorrentes da
administração de um inquérito na modalidade de questionário.
Tendo por base o princípio de subsunção científica, os resultados globais da
nvestigação evidenciam que, nos planos tanto do desempenho docente do ato de
ensinar a Língua Portuguesa como da avaliação correspondente, os docentes do 1.º
Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo, por um lado, não conferem de modo
nequívoco à dimensão de ensino-aprendizagem dessa matéria escolar a centralidade
sistémica que se encontra consagrada em termos institucionais e, por outro lado,
manifestam verbalmente a adoção de procedimentos científicos e técnicos nem sempre
eciprocamente coerentes e coesos em termos substantivos e procedurais,
espetivamente, situação paradoxal essa que emerge igualmente no quadro das
dimensões de (auto)supervisão pedagógico-didática, neste último caso por referência aos
paradigmas de aplicação e concetualização, enquanto configurações normativas e
exemplares discordantes em termos didatológicos. The present study, developed for the Masters in Education Supervision and
Coordination of the Portucalense University, has as main purpose an educational
approach to the problematic of the act of teaching the Portuguese Language in its double
dimension of specific teaching subject and language of schooling of the remaining
curricular plan of Portuguese contemporary first stage of basic education. The study was
conducted under a confluence perspective of the Language-Culture Didactic and the
respective Pedagogical Supervision and was sustained by the teachers’ perceptions of
the first stage of basic education level in the context of the teachers’ (evaluation system)
performance board.
The investigation, which supports this Dissertation, is based on an educational
approach of the problematic mentioned above and, besides proceeding to a summary
description of the act of teaching the Portuguese Language, due to the timeline of the
analyzed data, between 1910 and 2012, it calls upon an proto-interventional research
grounded in a group of collected-treated-analyzed-interpreted-discussed data resulting
from the application of a survey among first stage of basic education teachers.
The global results of the investigation reveal, on one hand, that the teachers of the
contemporary first stage of basic education don’t evidently give the systemic centrality
enshrined in institutional terms to the dimension of teaching and learning this subject and,
on the other hand, that they verbally express the adoption of scientific and technical
procedures which not always are reciprocally coherent and cohesive in substantive and
procedural terms, respectively. This paradox situation equally emerges in the (self -)
supervision dimension, in this case by referring to the application and conceptualization
paradigms as normative and standard antagonistic settings in didactic terms.
Keywords
Didática das línguas-culturas, Supervisão pedagógica, Língua portuguesa, Língua de escolarização, 1.º Ciclo, Desempenho docente, Language-culture didactic, Pedagogical supervision, Portuguese language, Language of schooling, Portuguese first stage of basic education, Teachers’ performance, TME
Document Type
Master thesis
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Citation
Pereira, M. E. F. S. L. (2013). Da relevância do ensino da língua portuguesa no âmbito (da avaliação) do desempenho do pessoal docente do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: perceções dos docentes (estudo de caso). Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Identifiers
TID
201330989
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Professora Doutora Marlène Fernandes da Silva e Silva.