A música como terapia em problemas de linguagem.
dc.contributor.author | Marnoto, Maria João da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-13T18:45:43Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:43Z | |
dc.date.available | 2009-05-13T18:45:43Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:43Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho resulta de uma investigação realizada num Jardim-de-infância, pertencente a uma instituição denominada Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI). O estudo tem como objectivos conhecer os problemas de linguagem, apoiados em revisão da literatura, para além de aprofundar conhecimentos musicais terapêuticos e verificar até que ponto a música pode contribuir para ajudar a ultrapassar situações problemáticas funcionando como uma terapia. Para o efeito foi elaborado um estudo de caso englobando a observação de 3 crianças que evidenciam dificuldades ao nível da emissão/projecto do som na comunicação verbal. A investigação foi realizada com a colaboração de uma equipa multidisciplinar e, especificamente, com a participação activa de uma terapeuta de fala, no plano de intervenção. Os resultados mostraram-se significativos com a confirmação de algumas hipóteses, nomeadamente, o efeito positivo da música como instrumento para ajudar a ultrapassar problemas de linguagem. Constatámos também que crianças oriundas de um nível socioeconómico mais desfavorecido, com uma estimulação verbal menos frequente, têm a probabilidade de apresentar problemas de linguagem mais notórios. This work is the result of an inquiry carried out in a kindergarten belonging to a institution called Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI). The study has the following objectives: to assess language problems; to deepen therapeutical musical knowledge; and to check how music can contribute to aid overcome difficult situations, acting as a therapy. For that purpose, a case study was developed, based on the observation of 3 children who show difficulties regarding the emission/projection of sound in verbal communication. Inquiries were performed with the contribution of a group of people from various areas, and, specifically, with the participation of a speech therapist, who was involved in the exercise sessions with the children. Significant results were attained in the corroboration of several hypotheses – namely, proving the positive effect music can have as an instrument to help overcome language problems. It was also apparent that children coming from a less favoured social and economic background, subject to less frequent verbal stimulation, are more likely to be affected by language problems of a greater magnitude. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: prof.º Doutor António Vieira. Co-orientação: prof.ª Doutora Isabel Freitas. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Marnoto, M. J. S. (2006). A música como terapia em problemas de linguagem [Dissertação de Mestrado em Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/185 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TMES 3 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/185 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação social | pt_PT |
dc.subject | Linguagens de expressão | pt_PT |
dc.subject | Terapia musical | pt_PT |
dc.subject | Comunicação verbal | pt_PT |
dc.subject | TMES | |
dc.title | A música como terapia em problemas de linguagem. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 5 of 5