Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela

dc.contributor.advisorJesus, Paulo Renato
dc.contributor.authorCorreia, Manuela de Carvalho
dc.date.accessioned2019-03-27T11:34:41Z
dc.date.available2019-03-27T11:34:41Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2017-11
dc.description.abstractEste trabalho investigativo pretende estudar o insucesso escolar em matemática, focalizando-se na identificação dos fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela. Definiu-se como objetivo geral: Contribuir para a compreensão desses fatores, sobretudo nas características do processo docente-educativo da disciplina de Matemática dos alunos da Instituição referenciada. Utilizaram-se os seguintes métodos: Análisesíntese, indutivo-dedutivo, pesquisa bibliográfica, matemático-estatístico, inquérito por questionário, observação e entrevista. Os procedimentos de investigação foram a análise de literatura relativa à temática, análise dos resultados da observação às aulas, análise dos resultados da entrevista aplicada à Direção da Escola e análise dos resultados do inquérito aplicado aos estudantes (N=125), professores (N=17) e pais/encarregados de educação (N=60). Os resultados da interpretação dos dados permitiram concluir que os fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela são: Fraca estimulação à participação de todos os alunos nas aulas, inadequada dosagem dos conteúdos lecionados, insuficiente participação dos pais e/ou encarregados de educação na vida da Escola e débil preparação Matemática dos alunos nas classes anteriores.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to study school failure in mathematics, focusing on the identification of factors that are the basis of school failure in the Mathematics of students of the 10th Grade at Benguela Industrial Middle Institute. It was defined as a general objective to contribute to the understanding of these factors, especially the characteristics of the teaching-educational process of Mathematics concerning the abovementioned group of students. The following methods were used: Analysis-synthesis, inductive-deductive, bibliographical research, mathematical-statistical techniques, questionnaire survey, observation and semi-structured interview. The research procedures consisted in the review of scientific literature on the subject, analysis of the results obtained through the observation of the classes, analysis of the results of the interview applied to the Direction of the School and analysis of the data from the survey applied to students (N = 125), teachers (N = 17), and parents (N = 60). The results of the interpretation of the data allowed to conclude that the factors that underlie school failure in the subject of Mathematics of the students of the 10th grade of the Benguela Industrial Middle Institute are: poor stimulation of participation of all students in class, inadequate or insufficient participation of parents in the school activities, and weak mathematical preparation of the students in the previous classes.pt_PT
dc.identifier.citationPinto, M. C. (2018). Fatores de insucesso escolar em matemática: Estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela. (Dissertação de mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2621pt_PT
dc.identifier.tid202134423pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2621
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProcesso docente-educativopt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectFatores do insucesso escolarpt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectTeaching processpt_PT
dc.subjectSchool failurept_PT
dc.subjectFactors of school failurept_PT
dc.subjectPedagogical strategiespt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleFatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguelapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameJesus
person.givenNamePaulo Renato
person.identifier.ciencia-id341A-6BE0-202D
person.identifier.orcid0000-0002-8707-1877
person.identifier.ridC-4078-2013
person.identifier.scopus-author-id35362004900
relation.isAdvisorOfPublication17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 613.pdf
Tamanho:
1.31 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format