A participação dos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais no processo ensino aprendizagem: um estudo de caso.
dc.contributor.author | Medeiros, Gracinda Maria Pires | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:33Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:33Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.description.abstract | Este estudo aborda o problema da participação dos Pais/Encarregados de Educação no processo ensino-aprendizagem dos alunos com NEE. Enquadra-se numa reflexão contextualizada ao nível da Sala de Apoio de uma EB2,3, pretendendo ser, sobretudo, geradora de mudança das práticas pedagógicas. Esta mudança só será produtiva se for encarada enquanto processo colectivo e partilhado entre todos os intervenientes. Neste sentido, adoptámos como objectivos: estimular a participação dos Pais/Encarregados de Educação no processo ensino-aprendizagem dos seus educandos; desenvolver o espírito de equipa e cooperação entre os professores e os Pais/Encarregados de Educação; promover um ensino-aprendizagem mais eficaz junto dos alunos com NEE; criar predisposição nos professores para uma atitude de investigaçãoacção e trabalho colaborativo; promover a mudança da prática dos docentes de Educação Especial. Um projecto de Intervenção/Participação desenvolvido a nível da Sala de Apoio, onde os Pais/Encarregados de Educação intervieram com os alunos a nível de actividades de funcionalidade prática, foi desenhado e implementado. Este estudo assume uma abordagem metodológica de carácter qualitativo descritivo e interpretativo, onde se dá destaque a dois aspectos distintos mas interligados, ou seja, respostas a um questionário apresentado aos Pais/Encarregados de Educação; registos de professores envolvidos no projecto e alunos (versão simplificada) e apresentação de fotografias documentadoras desta experiência. Valorizar e estimular a participação dos Pais/Encarregados de Educação de alunos com NEE no processo ensino aprendizagem, assim como desenvolver estratégias de colaboração, envolvendo a família, os alunos e os professores poderá ser o caminho para ajudar estes alunos a desenvolverem-se e a integrarem-se futuramente na sociedade. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Medeiros, G. M. P. (2009). A participação dos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais no processo ensino aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/31 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 381 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/31 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Sala de apoio | pt_PT |
dc.subject | Participação dos pais/encarregados de educação | pt_PT |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A participação dos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais no processo ensino aprendizagem: um estudo de caso. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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