A participação dos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais no processo ensino aprendizagem: um estudo de caso.
Date
2009
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Este estudo aborda o problema da participação dos Pais/Encarregados de Educação no processo
ensino-aprendizagem dos alunos com NEE. Enquadra-se numa reflexão contextualizada ao nível da Sala de
Apoio de uma EB2,3, pretendendo ser, sobretudo, geradora de mudança das práticas pedagógicas. Esta
mudança só será produtiva se for encarada enquanto processo colectivo e partilhado entre todos os
intervenientes.
Neste sentido, adoptámos como objectivos: estimular a participação dos Pais/Encarregados de
Educação no processo ensino-aprendizagem dos seus educandos; desenvolver o espírito de equipa e
cooperação entre os professores e os Pais/Encarregados de Educação; promover um ensino-aprendizagem
mais eficaz junto dos alunos com NEE; criar predisposição nos professores para uma atitude de investigaçãoacção
e trabalho colaborativo; promover a mudança da prática dos docentes de Educação Especial.
Um projecto de Intervenção/Participação desenvolvido a nível da Sala de Apoio, onde os
Pais/Encarregados de Educação intervieram com os alunos a nível de actividades de funcionalidade prática,
foi desenhado e implementado.
Este estudo assume uma abordagem metodológica de carácter qualitativo descritivo e interpretativo,
onde se dá destaque a dois aspectos distintos mas interligados, ou seja, respostas a um questionário
apresentado aos Pais/Encarregados de Educação; registos de professores envolvidos no projecto e alunos
(versão simplificada) e apresentação de fotografias documentadoras desta experiência.
Valorizar e estimular a participação dos Pais/Encarregados de Educação de alunos com NEE no
processo ensino aprendizagem, assim como desenvolver estratégias de colaboração, envolvendo a família, os
alunos e os professores poderá ser o caminho para ajudar estes alunos a desenvolverem-se e a integrarem-se
futuramente na sociedade.
Keywords
Supervisão, Educação especial, Sala de apoio, Participação dos pais/encarregados de educação, Professor reflexivo, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Medeiros, G. M. P. (2009). A participação dos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais no processo ensino aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/31
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia.