O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down

dc.contributor.authorReis, Inês Alexandra Monteiropt_PT
dc.date.accessioned2012-03-01T09:59:06Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:08Z
dc.date.available2012-03-01T09:59:06Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:08Z
dc.date.issued2011pt_PT
dc.description.abstractAdvogando-se que todos devem aprender juntos, no âmbito da Escola para Todos, tem-se vindo a promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares. Foi nossa intenção, com este estudo, tentar compreender qual o papel dos professores na inclusão de alunos com Síndrome de Down, nas escolas do ensino regular. Muitos trabalhos de investigação têm demonstrado que este tipo de alunos têm tido muitos ganhos com a inclusão, nomeadamente a nível do seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa permitiu-nos fazer uma revisão de literatura, onde são abordados assuntos sobre Síndrome de Down, para além da temática sobre a inclusão em geral e o papel dos professores, nesse contexto inclusivo. A segunda parte deste trabalho refere-se ao estudo empírico, onde a metodologia utilizada privilegiou a aplicação de um questionário e a amostra conta com cinquenta professores do ensino regular, de dois concelhos distintos. A análise dos dados evidencia que os professores percepcionam a inclusão como um aspecto positivo. Porém, referiram algumas preocupações que devem ser, urgentemente, combatidas para optimizar o sucesso destes alunos. Assim, salientaram diversas preocupações: a falta de formação dos professores, a inexistência de recursos materiais e humanos, o elevado número de alunos por turma, como factores que dificultam a inclusão. Advocating that all must learn together, relating the issue School for everyone, a promotion to include special needs’ students(ENS) in regular schools has been occurring. With this study our aim was try to understand the roll of the teachers in the inclusion of Down syndrome children’s in regular schools. Several research works have shown that this type of pupils had achieved a great deal with inclusion, namely relating to a social and personal development level. The research allowed us to review literature were Down syndrome issues are approached, in addition to the theme relating general inclusion and teachers’ role in that inclusive context. The second part of this work refers to the empirical study were the used methodology gave preference to a questioner appliance and with a sample that counts with fifty teachers of regular teaching of two distinctive counties. Data analyses shows that teachers perceive the inclusion as a positive aspect. Nevertheless they refer some worries that must be urgently fought in order that pupils’ success can be optimized. Thus they underline several worries: lack of teachers training, the inexistence of human and material resources, a large number of pupils per class, as factors that make inclusion difficult.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Professor Doutor António Vieira.pt_PT
dc.identifier.citationReis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/117pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 469pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/117
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectSíndrome de Downpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAdaptações curricularespt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectTME
dc.titleO papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Downpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

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