Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas
dc.contributor.author | Martins, Ana | |
dc.contributor.author | Pascoinho, João Carlos | |
dc.contributor.author | Carvalho, Olívia da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T09:16:55Z | |
dc.date.available | 2019-10-21T09:16:55Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description | Este estudo procura perceber quais os fatores que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo (PEA). O enquadramento teórico reflete as alterações legislativas ocorridas no ano de 2018, relativamente à escola inclusiva. Os alunos com PEA necessitam que a escola estabeleça interação e implemente estratégias, no sentido de alcançarem o máximo das suas potencialidades. Neste estudo participaram 19 professores de um agrupamento de escolas que inclui, nas suas salas de aula, alunos com PEA, respondendo a um inquérito adaptado do anexo 16 do "Manual de apoio à prática - para uma educação inclusiva" (DGE 2018), o qual procura determinar quais os fatores da escola que facilitam ou dificultam o progressos destes alunos. Os resultados obtidos indicam que, nas escolas em análise, os fatores são, na sua maioria, facilitadores do progresso dos alunos com PEA. | |
dc.identifier.citation | Martins, A., Carvalho, O., & Pascoinho, J. (2019). Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas. In E. Paulo, J. C. Pascoinho, R. Fernandes, & R. Martins (Orgs.), Diálogos em Educação Especial: Livro de atas do Seminário (p. 25). Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2934 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-20-9550-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2934 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Fafe | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://issuu.com/iesfafe/docs/resumos_novos_di_logos_em_educa__o_ | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Fatores facilitadores | pt_PT |
dc.subject | Progresso | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.title | Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 25 | pt_PT |
degois.publication.location | Fafe, Portugal | pt_PT |
degois.publication.title | Seminário Diálogos em Educação Especial | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | IJP - Instituto Jurídico Portucalense | |
person.familyName | Carvalho | |
person.givenName | Olívia da Conceição | |
person.identifier.ciencia-id | FA19-7B5C-E2F3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6968-5277 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57211886778 | |
relation.isAuthorOfPublication | aff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1
A carregar...
- Nome:
- FATORES DA ESCOLA QUE INFLUENCIAM O PROGRESSO DOS ALUNOS.pdf
- Tamanho:
- 678.02 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format