Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas

dc.contributor.authorMartins, Ana
dc.contributor.authorPascoinho, João Carlos
dc.contributor.authorCarvalho, Olívia da Conceição
dc.date.accessioned2019-10-21T09:16:55Z
dc.date.available2019-10-21T09:16:55Z
dc.date.issued2019-04
dc.descriptionEste estudo procura perceber quais os fatores que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo (PEA). O enquadramento teórico reflete as alterações legislativas ocorridas no ano de 2018, relativamente à escola inclusiva. Os alunos com PEA necessitam que a escola estabeleça interação e implemente estratégias, no sentido de alcançarem o máximo das suas potencialidades. Neste estudo participaram 19 professores de um agrupamento de escolas que inclui, nas suas salas de aula, alunos com PEA, respondendo a um inquérito adaptado do anexo 16 do "Manual de apoio à prática - para uma educação inclusiva" (DGE 2018), o qual procura determinar quais os fatores da escola que facilitam ou dificultam o progressos destes alunos. Os resultados obtidos indicam que, nas escolas em análise, os fatores são, na sua maioria, facilitadores do progresso dos alunos com PEA.
dc.identifier.citationMartins, A., Carvalho, O., & Pascoinho, J. (2019). Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas. In E. Paulo, J. C. Pascoinho, R. Fernandes, & R. Martins (Orgs.), Diálogos em Educação Especial: Livro de atas do Seminário (p. 25). Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2934pt_PT
dc.identifier.issn978-989-20-9550-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2934
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Fafept_PT
dc.relation.publisherversionhttps://issuu.com/iesfafe/docs/resumos_novos_di_logos_em_educa__o_pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectFatores facilitadorespt_PT
dc.subjectProgressopt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.titleFatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolaspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage25pt_PT
degois.publication.locationFafe, Portugalpt_PT
degois.publication.titleSeminário Diálogos em Educação Especialpt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.familyNameCarvalho
person.givenNameOlívia da Conceição
person.identifier.ciencia-idFA19-7B5C-E2F3
person.identifier.orcid0000-0002-6968-5277
person.identifier.scopus-author-id57211886778
relation.isAuthorOfPublicationaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
FATORES DA ESCOLA QUE INFLUENCIAM O PROGRESSO DOS ALUNOS.pdf
Tamanho:
678.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format