Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas
Date
2019-04
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Escola Superior de Educação de Fafe
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Keywords
Educação inclusiva, Alunos, Fatores facilitadores, Progresso, Autismo
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Martins, A., Carvalho, O., & Pascoinho, J. (2019). Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas. In E. Paulo, J. C. Pascoinho, R. Fernandes, & R. Martins (Orgs.), Diálogos em Educação Especial: Livro de atas do Seminário (p. 25). Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2934
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
License
Sponsorship
Description
Este estudo procura perceber quais os fatores que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo (PEA). O enquadramento teórico reflete as alterações legislativas ocorridas no ano de 2018, relativamente à escola inclusiva. Os alunos com PEA necessitam que a escola estabeleça interação e implemente estratégias, no sentido de alcançarem o máximo das suas potencialidades. Neste estudo participaram 19 professores de um agrupamento de escolas que inclui, nas suas salas de aula, alunos com PEA, respondendo a um inquérito adaptado do anexo 16 do "Manual de apoio à prática - para uma educação inclusiva" (DGE 2018), o qual procura determinar quais os fatores da escola que facilitam ou dificultam o progressos destes alunos. Os resultados obtidos indicam que, nas escolas em análise, os fatores são, na sua maioria, facilitadores do progresso dos alunos com PEA.