Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas

Date

2019-04

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Escola Superior de Educação de Fafe
Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Keywords

Educação inclusiva, Alunos, Fatores facilitadores, Progresso, Autismo

Document Type

conferenceObject

Publisher Version

Dataset

Citation

Martins, A., Carvalho, O., & Pascoinho, J. (2019). Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas. In E. Paulo, J. C. Pascoinho, R. Fernandes, & R. Martins (Orgs.), Diálogos em Educação Especial: Livro de atas do Seminário (p. 25). Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2934

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Description

Este estudo procura perceber quais os fatores que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo (PEA). O enquadramento teórico reflete as alterações legislativas ocorridas no ano de 2018, relativamente à escola inclusiva. Os alunos com PEA necessitam que a escola estabeleça interação e implemente estratégias, no sentido de alcançarem o máximo das suas potencialidades. Neste estudo participaram 19 professores de um agrupamento de escolas que inclui, nas suas salas de aula, alunos com PEA, respondendo a um inquérito adaptado do anexo 16 do "Manual de apoio à prática - para uma educação inclusiva" (DGE 2018), o qual procura determinar quais os fatores da escola que facilitam ou dificultam o progressos destes alunos. Os resultados obtidos indicam que, nas escolas em análise, os fatores são, na sua maioria, facilitadores do progresso dos alunos com PEA.