Formação contínua de professores, satisfação profissional e práticas educativas: que relação?

dc.contributor.authorTerroso, Maria da Graça Rodriguespt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:37Z
dc.date.available2013-08-14T17:59:37Z
dc.date.issued2006pt_PT
dc.description.abstractA profissão docente, quando adequadamente perspectivada como uma profissão que se ocupa da educação global da pessoa que é o aluno, pode ser considerada essencialmente uma profissão de relação. O professor sente-se responsável pela qualidade da relação que consegue estabelecer como os seus alunos. Para além das competências técnicas inerentes a qualquer profissão, educar requer também a capacidade de conhecer e gerir os seus próprios sentimentos e a capacidade de ler e lidar eficazmente com os sentimentos dos outros. Esta visão da profissão docente tem de ser levada em consideração quando tentamos estabelecer uma relação entre formação contínua, satisfação profissional e práticas educativas. Não podendo ficar ao encargo da formação contínua a resolução de todos os problemas do sistema educativo, cabe-lhe, de certo, um papel importante na adequação das práticas educativas às novas exigências da educação. A formação contínua é um recurso valioso, passível das mais variadas críticas, mas indispensável em qualquer profissão.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Maria Luísa Moreira Santos.pt_PT
dc.identifier.citationTerroso, M. G. R. (2006). Formação contínua de professores, satisfação profissional e práticas educativas: que relação? [Dissertação de Mestrado em Administração e planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/48pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 314pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/48
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectSatisfação profissionalpt_PT
dc.subjectTME
dc.titleFormação contínua de professores, satisfação profissional e práticas educativas: que relação?pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 314.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format