Formação contínua de professores, satisfação profissional e práticas educativas: que relação?
dc.contributor.author | Terroso, Maria da Graça Rodrigues | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:37Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:37Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_PT |
dc.description.abstract | A profissão docente, quando adequadamente perspectivada como uma profissão que se ocupa da educação global da pessoa que é o aluno, pode ser considerada essencialmente uma profissão de relação. O professor sente-se responsável pela qualidade da relação que consegue estabelecer como os seus alunos. Para além das competências técnicas inerentes a qualquer profissão, educar requer também a capacidade de conhecer e gerir os seus próprios sentimentos e a capacidade de ler e lidar eficazmente com os sentimentos dos outros. Esta visão da profissão docente tem de ser levada em consideração quando tentamos estabelecer uma relação entre formação contínua, satisfação profissional e práticas educativas. Não podendo ficar ao encargo da formação contínua a resolução de todos os problemas do sistema educativo, cabe-lhe, de certo, um papel importante na adequação das práticas educativas às novas exigências da educação. A formação contínua é um recurso valioso, passível das mais variadas críticas, mas indispensável em qualquer profissão. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Maria Luísa Moreira Santos. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Terroso, M. G. R. (2006). Formação contínua de professores, satisfação profissional e práticas educativas: que relação? [Dissertação de Mestrado em Administração e planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/48 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 314 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/48 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Satisfação profissional | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Formação contínua de professores, satisfação profissional e práticas educativas: que relação? | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1