A internacionalização das empresas portuguesas e a criação de valor.

dc.contributor.advisorJesus-Silva, Natacha
dc.contributor.authorAlmeida, João Carlos
dc.date.accessioned2018-04-09T16:33:57Z
dc.date.available2018-04-09T16:33:57Z
dc.date.issued2018-03
dc.date.submitted2018-02
dc.description.abstractO presente relatório surge da oportunidade da realização do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Universidade Portucalense, desenvolvido na empresa Astrolábio - Orientação e Estratégia S.A., entre 6 de Março e 6 de Julho. Com a realização do estágio, surge a oportunidade de contactar com a realidade das empresas, e a forma como estas operam e se organizam no seu dia-a-dia e principalmente a forma como estas foram influenciadas pela crise que se abateu na Europa. A capacidade de resiliência das empresas portuguesas, face à situação, fez com que as empresas criassem novos cenários e alternativas que divergissem deste desígnio de mercado, sendo importante responder à questão de como se encontra o estado atual de arte da internacionalização das empresas portuguesas. No momento em que economia global é cada vez mais dinâmica, torna-se por demais evidente, o imperativo da escolha da internacionalização, uma vez que a economia portuguesa se concentra essencialmente em pequenas e médias empresas, independentemente do setor de atividade, que procuram retirar vantagens competitivas e a dinâmica dos mercados internacionais, bem como a oportunidade de expandir e diversificar negócio, sendo determinantes no seu sucesso ou insucesso. Por fim, reconhecer as dificuldades verificadas pelos empresários no que ao complexo processo burocrático diz respeito, durante de internacionalização, procurando responder, se a experiência dos empresários e as diversas entidades e o conhecimento das mesmas, influência na capacidade de resolução dos problemas e até onde esse compromisso é eficaz no decorrer do processo. Aliado a uma estratégia e planeamento empresarial resultará num dinamismo para as empresas a nível internacional e que se refletirá de forma positiva na economia.pt_PT
dc.description.abstractThis report arises from the opportunity of the curricular internship to obtain a master’s degree in management from Portucalense University, developed at Astrolábio - Orientação e Estratégia S.A., between March 6 and July 6. With the realization of the internship, there is an opportunity to get in touch with the reality of the companies, and the way they operate and organize in their dayto- day life and especially the way they have been influenced by the crisis that has hit Europe. The resilience of Portuguese companies, given the situation, caused companies to create new scenarios and alternatives that diverged from this market design, and it is important to answer the question of how the current state of art of internalization of Portuguese companies. At a time when global economy is becoming more dynamic, it becomes clear the imperative of the choice of internationalization, since the Portuguese economy concentrated essentially small and medium-sized companies, regardless of the sector of activity, sought to obtain competitive advantages and the dynamics of international markets, as well as the opportunity to expand and diversify business, being determinant in its success or failure. Finally, the difficulties encountered by entrepreneurs in relation to the bureaucracy process, during internationalization process, trying to respond, if the experience of the entrepreneurs and the different entities and the knowledge of them, influence the capacity to solve the problems and a need for an engagement for this commitment is effective throughout the process. Allied to a business strategy and planning will result in a dynamism for the companies at international level and that will reflect positively in the economy.pt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, J.C.M. (2018). A internacionalização das empresas portuguesas e a criação de valor. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repsoitório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2137pt_PT
dc.identifier.tid201887363pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2137
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectPlaneamento Empresarialpt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectInternationalizationpt_PT
dc.subjectBusiness Planningpt_PT
dc.subjectCompetitivenesspt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subject.fosManagementpt_PT
dc.titleA internacionalização das empresas portuguesas e a criação de valor.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameJesus-Silva
person.givenNameNatacha
person.identifier.ciencia-idA813-F058-F1BB
person.identifier.orcid0000-0002-6014-5602
person.identifier.scopus-author-id57210585810
relation.isAdvisorOfPublication858ac49d-3b0d-49c2-8fdc-1fce8dbd459d
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery858ac49d-3b0d-49c2-8fdc-1fce8dbd459d

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMG 32.pdf
Tamanho:
605.4 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format