REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations
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A colecção reúne dissertações de Mestrado em suporte digital, aprovadas pela Universidade Portucalense nesta área do conhecimento. Esta colecção não reúne todas as dissertações aprovadas pela UPT. Para conhecer as Dissertações em papel consulte o catálogo bibliográfico da UPT.
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Publicação Acesso Aberto Explainable predictive maintenance: autoencoders and rule-based explainer(2023-11-20) Queiroz , Ricardo Jorge Martins; Veloso, Bruno, orientador científico; Gama, João, coorientadorIn recent years, the increase in artificial intelligence’s prevalence and sophistication has accel erated its use in various fields. However, this growth has come with challenges, especially in the form of complex, opaque models. These models, frequently called "black boxes," have re markable predictive power but tend to obscure the logic behind their decisions, making them less trustworthy and adaptable in critical contexts. This dissertation explores the creation of a black box LSTM Autoencoder for predictive maintenance, utilizing the potential of explainable artificial intelligence (XAI). In particular, we employ and compare SHAP (SHapley Additive exPlanations) and AMRules, two XAI techniques, to explicate the outcomes and unravel the inner workings of this complex model. In this work, we determine the anomaly detection performance using three datasets: the first and second versions of the MetroPT and the Nasa datasets. We further examine the outcomes of each XAI method employed, highlighting their respective advantages and limita tions. In our investigation, we concluded that it is possible to explain the predictions generated by a black box model without compromising its performance.Publicação Acesso Aberto Health tourism: SWOT analysis of the Algarve region(2023-10-30) Hekmat, Nasim; Marques, Jorge, orientador científico; Quintela, Joana, orientador científicoO turismo de saúde tornou-se um mercado relevante contribuindo de forma significativa para a economia dos destinos. A acessibilidade do transporte e a facilidade de comunicação permitiram que o turismo e a saúde se associassem enquanto produto turístico. Neste estudo, pretendemos analisar o potencial da região do Algarve, em Portugal, relativamente ao turismo de saúde. Para a realização deste estudo, foi construída uma análise SWOT da região, tendo por base um estudo empírico, baseado em entrevistas a stakeholders locais e pesquisa bibliográfica sobre o tema. O objetivo deste estudo é avaliar o potencial do turismo de saúde na região do Algarve e contribuir para o desenvolvimento do turismo de saúde em Portugal. Explorando os recursos internos e o ambiente externo, este estudo identifica os principais fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do Algarve enquanto destino de turismo de saúde, salientando os principais constrangimentos a considerar. Além disso, traz importantes contribuições práticas que podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas e na elaboração do planejamento de destinos para este segmento. Esta análise fornece informações para gestores e responsáveis de políticas públicas, identificando os aspetos que influenciam os fatores de sucesso por trás do desenvolvimento do setor de turismo de saúde no Algarve e ajudar a estabelecer um processo de referência na perspetiva dos profissionais da região. Concluímos que o Algarve tem condições para ser um destino turístico de sucesso se conseguir esbater a sazonalidade, identificada como um dos fatores que que condiciona o sucesso deste segmento turístico de nicho.Publicação Acesso Aberto A relação entre a responsabilidade social empresarial e a inovação verde - o papel da capacidade dinâmica verde(2023-11-03) Dantas, Diogo da Rocha Antunes de Araújo; Gomes, Sofia, orientador científicoA crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado as empresas a assumir a responsabilidade social como um conceito fundamental para a sua atividade. A partir das dimensões social, empresarial e ambiental, exploramos o impacto na inovação verde por parte da responsabilidade social empresarial. Perante o novo paradigma que muda a ênfase do crescimento económico para o desenvolvimento sustentável, é fundamental compreender até que ponto os gestores devem fortalecer os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e como tal, a inovação. Desta forma, esta investigação é um importante contributo para a literatura que se foca na sustentabilidade empresarial e, concretamente, na relevância da inovação verde num mercado em constante mudança. Os resultados demonstram que nem sempre existir uma relação positiva entre a responsabilidade social empresarial e a inovação verde, sendo que a dimensão social tem um efeito negativo. A inclusão da capacidade dinâmica verde nesta pesquisa foi uma oportunidade para identificar, explorar e avaliar as falhas de mercado ambientalmente relevantes, tanto em termos de influência positiva das três dimensões da responsabilidade social empresarial, como do impacto sobre a inovação verde. Uma metodologia quantitativa foi aplicada a amostra composta por respostas de 207 trabalhadores de empresas portuguesas. As conclusões finais contribuem para o desenvolvimento da literatura sobre o tema.Item Acesso Aberto Plano de comunicação para os meios digitais da Fundação INATEL(2023-10-27) Costa, Inês Neto; Nogueira, Sónia, orientador científicoCada vez mais o marketing se tem tornado num fenómeno grandioso, presente em todos os momentos e todas as áreas de todas as empresas que conhecemos. Tem vindo a fazer parte do dia a dia de pequenas, medias e grandes empresas. Num mundo cada vez mais marcado pela competitividade e cheio de desafios para que haja inovação e diferenciação entre empresas, o marketing veio dar a ajuda necessária. É necessário haver de dia para dia um maior investimento na área para que cada vez mais o negócio seja promissor e que consiga evoluir da melhor forma. Este projeto surgiu com o intuito de o marketing digital pudesse ajudar e impulsionar a marca que é a Fundação INATEL, com uma história de mais de 80 de anos de existência que cada vez mais tem de se tornar uma empresa inovadora e conseguir da melhor forma possível marcar cada vez mais a sua presença na hotelaria e no turismo. Criamos assim um plano de comunicação para as redes sociais, local onde cada vez o marketing tem tido um papel fundamental.Item Acesso Aberto Criação de uma estratégia de branding. Estudo de caso Accelfer Consulting Ibéria(2023-10-27) Quental , Rui Pedro de Pinho Sousa; Teixeira, Jorge, orientador científico; Nogueira, Sónia, orientador científicoO presente relatório é o resultado do Projeto aplicado, integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique e implica o desenvolvimento de um plano de branding na empresa Accelper Consulting Iberia, que tem como atividade principal a consultoria nas áreas da inovação e estratégia empresarial. Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas no decurso do Projeto, apresentação da entidade acolhedora e considerações finais sobre esta experiência bem como sugestões de melhoria. Com base na aplicação de teorias e conceitos explorados ao longo deste projeto de mestrado, foi possível desenvolver o branding, notoriedade e presença digital da Accelper Consulting Iberia. Durante a realização deste projeto, foi evidente que uma estratégia de branding eficaz deve envolver uma definição clara de identidade da marca, comunicada de forma coerente e consistente em todos os pontos de contato com o público-alvo. Este documento baseia-se em temáticas de marketing aplicadas na prática numa empresa de consultoria seguindo uma metodologia fornecida pelo orientador de Projeto.Item Acesso Aberto O valor relacional da marca e a experiência criada pelas marcas: o consumo do setor livreiro(2023-10-27) Pinto, Daniel António Martins; Carvalho, Cláudia, orientador científicoAtualmente, o Marketing tradicional – com uma vocação transacional – é insuficiente, tendo em conta as exigências e os requisitos de um consumidor cada vez mais seletivo. No início da década de 80, uma evolução lídima estabeleceu os alicerces da expressão «Marketing relacional», que, mais tarde, surgiu na literatura. O Marketing relacional assenta nas relações entre a marca e o consumidor e encontra-se na base de quase todas as vertentes de pensamento do Marketing. Esta evolução também cimentou o conceito das experiências. Por exemplo, a criação de experiências – transformando a experiência de compra e/ou de consumo em algo marcante e apelativo – influencia o lado emocional, sensorial, comportamental e cognitivo do consumidor, e é um motivo diferenciador entre as próprias marcas. Assim, o presente Trabalho de Projeto tem como objetivo compreender de que forma o Marketing relacional e o Marketing experiencial influenciam o consumo no setor livreiro português. De modo a alcançar esse objetivo, aplicou-se o Modelo de Gestão Relacional de Marcas e colocou-se uma questão de investigação relacionada com a vertentes do setor livreiro português (as Editoras e as Redes Sociais): de que forma a relação e a experiência criada pela marca podem contribuir para aumentar o consumo no setor livreiro em Portugal? Neste contexto, o Trabalho de Projeto desenvolveu-se em torno da perspetiva relacional e experiencial existente entre ambos os lados do mercado. Assim, em última instância, retiraram-se conclusões fulcrais que podem contribuir para o incremento do setor livreiro em Portugal, como um maior envolvimento e uma maior presença da marca.Item Acesso Aberto Planeamento de marketing digital. Estudo prático do marketing de influência - caso da empresa 1nfluencersmarketing(2023-10-27) Beckman, Bruna Gabriele Almeida; Nogueira, Sónia, orientador científicoO presente relatório insere-se no segundo ano do plano curricular do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense e terá como tema principal o Marketing de Influência. O objetivo é apresentar o estágio desenvolvido na empresa 1nfluencers Marketing realizado de acordo com as atividades programadas durante os seis meses de estágio na empresa. Este relatório permitiu desenvolver as atividades realizadas durante o estágio curricular, como a realização de estratégias de marketing, trabalhar com influenciadores e empresas internacionais, criar posts para o instagram da empresa. A realização de campanhas foi desenvolvida de forma prática, e neste relatório foram apresentadas 2 campanhas realizadas dentro da empresa, a trabalhar para atingir todos os objetivos da empresa e principalmente dos clientes. Para além da apresentação da parte prática do estágio curricular, foi também apresentada uma parte teórica, com todos os conhecimentos adquiridos nas cadeiras curriculares durante o 1º ano do mestrado e com acesso a artigos científicos encontrados ao longo do estudo realizado. Livros também foram usados como base de pesquisa para este relatório, autores como Kotler, Pereira, Richeirs, Casarotto e muitos outros foram citados ao longo dos capítulos. Por mais que o Marketing Digital e o Marketing de Influência tenham sido temas muito importantes para o meu aprendizado e para a elaboração deste relatório, tanto dentro da Universidade quanto dentro da empresa, pois foi na Universidade que todo o conhecimento teórico foi a base de todo o início, e logo, dentro da empresa passou a fazer parte de todo o conhecimento prático, portanto, ambos foram importantes para que todo este processo tivesse sido feito.Item Acesso Aberto A importância da transformação digital na internacionalização de marcas e empresas(2023-07-18) Pinho, David Francisco Leite Garcez de; Lobo, Carla Azevedo, orientador científicoNos dias de hoje, a transformação digital e o tecido empresarial apresentam uma ligação direta e os processos de internacionalização das empresas podem não só ser vistos como manobras de expansão de mercado como também uma necessidade para que as marcas e empresas se apresentem na vanguarda dos respetivos setores. Se por um lado, a transformação digital veio fazer com que o acesso a informação seja mais rápido e em larga escala, conseguindo proporcionar interações entre pontos do mundo geograficamente distantes, acaba por fazer surgir desafios novos relacionados com a falta de preparação de grande parte do tecido empresarial no que concerne à forma como estabelece essa mesma relação com o seu cliente, cada vez mais difícil de ser fiel. Considera-se por isso relevante investigar qual o impacto das novas tecnologias enquadradas na nova era digital e respetiva transformação nos processos de internacionalização de uma marca ou empresa. Desta forma, o objetivo deste trabalho passa por investigar quais são os principais fatores para a efetivação da internacionalização nas empresas, quão importante pode ser a Transformação Digital para a Internacionalização das empresas e ainda quais são os obstáculos encontrados na utilização das tecnologias usadas para o suporte à internacionalização. Para isso, foi utilizada uma metodologia quantitativa, representada pela criação de um questionário respondido por 238 pessoas que correspondem à amostra do estudo e cujos dados foram submetidos a análises estatísticas simples e multivariada. As entrevistas semiestruturadas, a representar os princípios de uma metodologia qualitativa, foram realizadas com a pretensão de encontrar pontos de coerência entre as respostas dos entrevistados com as respostas dos inquiridos do questionário e as suas respetivas análises. IMP.GE.212.2 4 O estudo indica-nos que as empresas valorizam o papel da transformação digital nos processos de internacionalização, mas ao mesmo tempo, necessitam de fazer um esforço para investir mais tempo e dinheiro com o intuito de planificar de forma mais organizada e adequada e ainda qualificar os seus profissionais relativamente ao uso dos recursos digitais para a propensão dos seus negócios internacionais.Item Acesso Aberto A importância do marketing digital para uma agência de comércio eletrónico – o caso da PRIMARIU(2023-09-13) Leite, Afonso de Pascoal Carvalho; Sílvia, Faria, orientador científicoO presente relatório insere-se no segundo ano do plano curricular do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense e tem como objetivo descrever o estágio realizado na agência de comércio eletrónico PRIMARIU. Foi efetuada uma revisão de literatura que incide em áreas relacionadas com as atividades desenvolvidas: a importância da internet, o marketing 5.0, o comércio eletrónico em Portugal, o email marketing, os princípios do SEO e a inteligência artificial aplicada ao Marketing Digital. O relatório inclui, ainda, uma apresentação da entidade acolhedora, acompanhado de uma apresentação detalhada das atividades desenvolvidas durante os seis meses de estágio. No final é apresentada uma conclusão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, fazendo-se uma reflexão sobre a aprendizagem global e beneficiária da realização deste mesmo estágio.Item Acesso Aberto Fiscal policies as the social-economic engine(2023-07-24) Lucas, Dinis da Conceição; Jesus-Silva, Natacha, orientador científicoThis paper pretends to look into taxation as a key aspect of the economy of countries, looking at how it affects companies and people differently and what should be the best procedures to be competitive with other countries. Therefore the focus will be on the two major economical/political systems used, such as socialism and liberalism with focus on Portugal (Socialism) and Netherlands (Liberalism). The Thesis explains the different focus on Liberal (Netherlands) and Socialist (Portugal) fiscal policies such in regards to their tax collection and application on society and companies. First, a higher percentage on tax collection is generally used in socialist countries who also promote a greater public spending and difficult entry of competition and innovation with higher taxes. Obviously, that kind of focus means that education, healthcare and public services are given priority over investment, job creation and entrepreneurship. Secondly, a less percentage of tax collection is used usually by a liberal country like the Netherlands which leads to an increase in investment on fields like innovation, investment, job creation and entrepreneurship so therefore there will be a greater economy and better salaries. Possibly the public services, healthcare and education will be on a secondary priority. Upon looking at the two definitions of priorities and the path chosen to reach success for companies and a better life quality to the population who it is possible to understand that taxes have to be collected and applicated according to the countries reality (meaning their population, the type of companies) and the countries who are competing with them directly. The paper shows that tax collection does not have to be higher for more public spending nor for better public services. Also it is more likely to have more companies and better salaries in countries who choose lower tax rates on companies and people. But the main conclusion is that tax rates, tax collection and tax application have to be flexible so that the country can have greater growth and a better life quality for general society.Item Desconhecido A evolução histórica das políticas económicas de regionalização na União Europeia(2023-07-24) Rocha, José Carlos Moreira da; Jesus-Silva, Natacha, orientador científicoA União Europeia (UE) constitui uma das mais arrojadas aventuras políticas da Humanidade, na medida em que conseguiu transformar um espaço bélico numa zona de cooperação pós-nacional, caracterizada por uma espiral de partilha contínua de soberanias. Ao longo do tempo e acompanhando a evolução da UE, a regionalização foi ganhando cada vez mais atratividade. Este fenómeno define-se como sendo um conjunto de reformas institucionais que, integradas num processo evolutivo, conduzem à criação de instituições regionais e ao reforço da sua capacidade de decisão autónoma, recorrendo a instrumentos, tais como as políticas económicas, que consistem no conjunto de ações governamentais que são planeadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação económica de um país. Este Trabalho de Projeto tem como objetivo realçar como as políticas económicas de regionalização evoluíram ao longo dos anos na União Europeia. Em termos metodológicos, este projeto baseou-se numa pesquisa alargada de dados e bases científicas, para que se encontrasse uma maior visão e estudos empíricos sobre a temática, nomeadamente a evolução histórica das políticas económicas de regionalização na União Europeia.Item Acesso Restrito Fatores que influenciam no processo de planeamento e execução de projetos de investimentos públicos. Estudo de caso em alguns municípios da província do Huambo(2023-07-21) Ndandula, Bento; Soares, Vasco Salazar, orientador científicoO presente trabalho teve como objectivo a identificaçao dos factores procedimentais ao nivel do planeamento e execução de projectos no geral que influenciam o sucesso da implementação dos projectos de investimentos públicos a nivel dos municípios de Bailundo, Caála e Londuimbali na província do Huambo, no período de 2017 a 2022, desde o ponto de vista da percepção dos gestores públicos, especificamente, fundamentar esta teoria na literatura, iinvestigar e apresentar o ponto de situação nos municípios selecionados, com recurso aos dados secundários, diagnosticar uma amostra de responsáveis pela área e tecer recomendações importantes para o curso futuro, do ponto de vista prático e teórico. Recorrendo ao modelo de investigação descritivo exploratório e ao tipo de investigação quantitativa, recorrendo a estatística descritiva e ao levantamento de dados primários e secundários, por intermédio de inquéritos por questionário e por entrevista, foi possível depurar que no respeitante aos fatores que afetam o sucesso na execução dos projetos de investimento público, a revisão da literatura confirmou que o seu sucesso está intrinsecamente ligado à sua governança, ou seja ao seu processo de planeamento, financiamento e execução, o sucesso de um total de 230 projetos, para os sectores da Agricultura, Educação, Energia e Águas, Infraestruturas sociais, Saneamento Básico, Saúde e Vias de Comunicação, com um custo de Kz 9,1 mil milhões, sendo que 66,2% do deste valor já foi desembolsado, é dependente da existência de pelo menos quatro etapas no processo de implementação dos Projetos de Investimento Públicos, que são a identificação, planeamento, execução e avaliação, onde o planeamento é feito de forma participativa. No entanto existem insuficiências no domínio da legislação, nos sistemas de monitoria e fiscalização e da manutenção e reparação, no longo prazo, sendo recomendado que os próximos estudos procurem abranger programas específicos ao nível da província ou mesmo de forma regional, para se poder analisar estes aspetos em detalhe e captar o impacto transversal.Item Acesso Restrito Lima e Matos: o espólio retratístico em Amarante. Projeto para a valorização e divulgação da obra do autor(2023-04-28) Arreiol, Marta Sofia Sousa; Maia, Bárbara Campos, orientador científicoEste relatório apresenta o estudo e intervenção desenvolvidos sobre três retratos de benfeitores do espólio artístico da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, pertencentes ao pintor José Caetano de Lima e Matos. Como complemento, foram incluídas sumariamente outras atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, nomeadamente a intervenção de conservação e restauro de esculturas em gesso da oficina José Ferreira Thedim. Estudar Lima e Matos, revelou-se de um interesse particular pelo facto de existir uma grande lacuna em termos de investigação e análise sobre o pintor em questão ou mesmo o sobre o seu legado artístico. Desde logo, a possibilidade do seu estudo, mostrou-se uma grande oportunidade para colmatar esta falta de informação, permitindo-nos dar continuidade ao legado do pintor amarantino, devolvendo-lhe a sua unidade potencial. O estudo e intervenção deste relatório envolveram minuciosos critérios éticos da conservação e restauro estabelecidos pela European Confederation of Conservator Restorers Organisations (E.C.C.O), acompanhados por pesquisas bibliográficas de referência no domínio da conservação e restauro, e por alguns métodos de análise não invasiva, nomeadamente o exame organoléptico e exames de área, designadamente o registo fotográfico. Os resultados obtidos conduzem a um novo conhecimento sobre Lima e Matos, possibilitando a continuidade de estudos e projetos para a valorização e preservação do seu património.Item Acesso Restrito Desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa Abaco Consulting(2023-05-26) Correia, Pedro Miguel Rodrigues; Costa, Manuela, orientador científicoEste projeto de Marketing e Negócios Digitais, tem o principal objetivo a elaboração de um Plano de Marketing para a Abaco Consulting, empresa portuguesa e, desde 2008, um dos maiores parceiros de SAP a nível nacional, momento em que conquistou o título de Gold Partner. Foi inicialmente fundada em 2004, e desde então dedica-se à implementação de projetos, manutenção, formação e outsourcing. As estratégias propostas neste plano de marketing, assumem como prossuposto a realidade da empresa até dezembro de 2021. Uma vez que a partir desta data, a mesma, foi adquirida pelo grupo Valantic de origem alemã, provocando uma reestruturação estratégica e expandindo horizontes. Por conseguinte, por forma a se realizar um plano de marketing seguindo a análise e estudo desta realidade empresarial, foi adotada uma metodologia de recolha de dados com vertente qualitativa, com recurso a documentos providenciados pela organização, onde se realizou uma análise compreensiva de dados da empresa (relatórios de contas e documentos internos) e com recurso a entrevistas de contexto informal com responsáveis de diferentes departamentos. Foi realizada, além da observação documental, a observação direta da própria realidade empresarial. Com base nas respetivas análises, identificaram-se pontos fortes e fracos, assim como oportunidades e ameaças, de modo a ajudar equipa de marketing a intervir com maior precisão. Foram propostas novas iniciativas, as quais procuram potenciar e otimizar o crescimento, não só a nível económico através do aumento receitas, mas também a forma como a marca é percebida por todos os stakeholders.Item Acesso Restrito O papel do humanismo nos cuidados de saúde na avaliação da satisfação do paciente: o caso de uma clínica médico dentária na Bretanha(2023-03-21) Lima, Débora Rosana Novais; Carvalho, Cláudia, orientador científicoO Marketing Relacional tem vindo a assumir uma especial preponderância na prestação de serviços na área da Saúde. Para além dos conhecimentos técnicos atualizados na sua área especifica, o profissional de saúde que pretenda ser competitivo, tem de possuir um conhecimento básico de Marketing, bem como o domínio das suas ferramentas, assumindo cada vez maior importância a Humanização nos cuidados de Saúde. A Humanização pode ser vista como a forma de tornar os cuidados de saúde mais adequados a cada pessoa, passando pela dignidade, dedicação, carinho e respeito à vida humana, proporcionando assim, uma relação de excelência entre o Profissional de Saúde e os seus pacientes. Mais concretamente, esta investigação tem como objetivo principal a análise e compreensão do papel do Humanismo na satisfação do paciente, particularmente na área Medicina Dentária. Escolheu-se a metodologia de investigação mista, de forma a demonstrar que Saúde e o Marketing estão ligados. Concluiu-se que tanto os pacientes como os Profissionais de Saúde consideram que a Humanização é muito relevante para a satisfação com os cuidados de Saúde, pelo que deve assumir um papel cada vez mais preponderante no ensino e na prática da Medicina.Item Acesso Restrito Gestão de compras no setor hoteleiro(2023-02-20) Pinho, Pedro Miguel Santos; Sardo, Filipe, orientador científico; Pacheco, Luís Miguel, coorientador; Santos, Filipa, orientadorO presente relatório tem como suporte o estágio curricular realizado no último ano de Mestrado em Gestão da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio teve início no dia 6 de Outubro de 2021 e terminou a 6 de Abril de 2022, sendo realizado no departamento financeiro do InterContinental Porto, Palácio das Cardosas, localizado no Porto. Este hotel tem como um dos seus objetivos proporcionar serviços de luxo a todos os seus clientes. No decorrer deste relatório são abordadas temáticas como a gestão de compras, custos e stocks em hotelaria. É importante reiterar ainda certos aspetos como o uso da curva ABC, do Just-in-Time e da gestão da cadeia de abastecimento. É também dada a entender a realidade hoteleira em Portugal, no que diz respeito às dormidas e o impacto que o “fenómeno” COVID-19, onde se pode constatar um decréscimo das mesmas. O objetivo do presente relatório é transmitir todo o conhecimento sobre o funcionamento do departamento financeiro com especial destaque para a área de gestão de compras. Ao longo do relatório é dado a perceber as funções realizadas no estágio de uma forma mais detalhes através de exemplos explicativos das mesmas.Item Acesso Aberto Importância da internacionalização para as pequenas e médias empresas portuguesas no mercado senegalês(2023-02-23) Catumbela, Viana; Faria, Sílvia, orientador científicoO mercado é composto por um conjunto de entidades, individuais ou coletivas que procedem a processos de troca. Atualmente, os mercados são cada vez mais voláteis e com o avanço da tecnologia as barreiras são transponíveis de forma célere. Internacionalizar hoje é cada vez mais uma questão de atitude e de sobrevivência. O presente relatório surge na sequência da realização do estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Digitais Pela Universidade Portucalense, desenvolvido na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), uma empresa publica portuguesa vocacionada para apoiar a internacionalização da economia portuguesa, através da promoção das empresas portuguesas no estrangeiro e da captação de investimento para Portugal. Pretende-se aferir da importância da internacionalização para o tecido empresarial português e contribuir com o estudo em específico de um mercado internacional, com foco no setor dos vinhos e cervejas. Foi feito o estudo de mercado senegalês, necessário ao pleno conhecimento das oportunidades e ameaças que uma empresa portuguesa poderá enfrentar ao operar no mesmo, procedendo à caraterização da envolvente geral e competitiva. Foi elaborado um relatório para suporte da AICEP em futuras reuniões com potenciais clientes interessados em abraçar processos de internacionalização que contemplem o país referido. Do estudo e das atividades realizadas conclui-se da importância da internacionalização para pequenas, médias e grandes empresas portuguesas e, ainda, da existência de oportunidades em quantidade suficiente para que o Senegal seja um destino a considerar.Item Acesso Aberto Análise da eficiência da banca portuguesa com recurso à DEA - Data Envelopment Analysis(2022-01-23) Silva, Joaquim Augusto Ferreira da; Pacheco, Luís Miguel, orientador científico; Oliveira, Carlos Miguel, coorientaçãoA presente dissertação tem como objetivo estudar a evolução e as determinantes da eficiência no setor bancário português no período 2005-2019. Pretende-se assim identificar, num período marcado por uma forte crise financeira e uma crise de dívida soberana, como evolui a eficiência na banca Portuguesa e quais os fatores que determinaram essa evolução. Para o efeito utilizou-se a metodologia por proposta por Silmar & Wilson (2007), que combina, num procedimento bietápico, a análise envoltória de dados com a estimação com recurso ao método do bootstrap de uma regressão truncada. No estudo utilizou-se uma amostra de 45 bancos Portugueses no período referido, tendo-se concluído que os níveis eficiência técnica total evidenciaram uma evolução negativa no período de 2005-2011, assistindo-se a um crescimento significativo a partir de 2012 até 2019. A investigação levada a cabo permitiu igualmente concluir que os bancos de maior dimensão, mais bem capitalizados e mais rentáveis são os que apresentam níveis de eficiência mais elevados. Foi ainda possível inferir que os bancos com uma carteira de crédito de maior risco e com fontes de rendimentos mais diversificadas são menos eficientes. Os resultados obtidos têm implicações práticas para as entidades de regulação do setor bancário e para governo no sentido em que devem ser adotadas políticas públicas que fomentem a constituição de bancos de grande dimensão, devidamente capitalizados e com baixo risco de crédito, de forma a aumentar a eficiência global do setor bancário. Têm também implicações do ponto de vista da gestão dos bancos pois, à priori, bancos mais rentáveis e mais especializados (menor diversidade das fontes de rendimento) são mais eficientes.Item Acesso Aberto Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde(2022-12-14) Silva, Maria Leonor Santos; Ferreira, Pedro, orientador científico; Lopes, João M., coorientadorO presente relatório estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Marketing e negócios digitais da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O estágio decorreu ao longo de seis meses no Aero Clube da Costa Verde (ACCV), Associação sem fins lucrativos, sediada em Paramos. Os objetivos primordiais do estágio centraram-se na possibilidade de vivenciar uma experiência no mundo profissional, na aplicação, sempre que possível, dos meus conhecimentos teóricos e a consolidação dos mesmos e na aprendizagem contínua tanto na área do marketing como na do design proporcionando assim aquisição de novas competências tanto ao nível profissional como pessoal. Visto que o ACCV ainda não possuía qualquer departamento de marketing e face ao facto de vivermos cada vez mais numa era digital, era bastante visível a necessidade que estes tinham de implementarem estratégias de marketing de forma a responderem às necessidades dos seus sócios e de todo o restante público-alvo. Seguindo o que foi descrito, este relatório foca-se em todas as atividades que me foram propostos de forma a aumentar a notoriedade da marca nos segmentos B2C e para além disso trabalhar uma nova imagem desta. Para que este e todos os restantes objetivos específicos fossem realizados, primeiro foi realizado o seu enquadramento teórico, onde foram analisados diversos estudos, abordando assim todos os temas estudados e adquiridos ao longo do mestrado. Por fim, foi realizado um plano de melhorias, o qual integra possíveis sugestões de melhoria para a organização. O objetivo principal foi cumprido através das diversas ações postas em prática ao longo do estágio, como a elaboração de um plano de comunicação para a organização, a criação de um Website e a criação de perfis nas diversas redes sociais, bem como a respetiva gestão. Foram também criados diversos elementos para a comunicação offline da organização, como Flyers, cartão de visita, cartão de sócio, entre outros. Com o desenvolvimento do presente relatório e do respetivo estágio, foi possível pôr em prática os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Marketing e Negócios Digitais, sendo importante destacar o papel fundamental da comunicação e das plataformas digitais para o crescimento de qualquer organização. O presente relatório encontra-se dividido em 4 capítulos: A introdução, revisão de literatura, abordagem prática e conclusão.Item Acesso Aberto Melhoria do processo de faturação antecipada(2022-12-16) Carvalho, Mariana Tavares; Maldonado, Isabel, orientador científicoA melhoria de processos é cada vez mais o ponto de foco das empresas, de forma a conseguir fazer frente à elevada competitividade que existe no mercado atual. A melhoria contínua dos processos tornou-se uma ferramenta imprescindível para certas empresas, como permite tornar os processos ainda mais eficazes e eficientes. O presente relatório de estágio foi realizado no departamento de Supply Chain da Colep Packaging S.A., uma empresa que pertence ao setor industrial, localizada no distrito de Aveiro, em Vale de Cambra. O estágio desenvolvido teve como principal objetivo melhorar o processo de faturação antecipada de produto acabado e de folha litografada de forma a torná-lo mais ágil. Primeiro, foi realizado o mapeamento do processo de faturação antecipada de produto acabado, do débito e do crédito da folha litografada, onde foram identificados alguns pontos críticos. Com o objetivo de melhorar os processos e reduzir os pontos críticos identificados, foram sugeridas e posteriormente implementadas diversas melhorias, tais como: criação de um relatório em SAP que faz a análise automaticamente dos materiais com os respetivos preços; criação de uma tabela com os respetivos preços para colocar em SAP e associar de forma automática os preços dos materiais; elaboração de um relatório para envio a consultores externos por questões de IVA; passagem da tarefa do bloqueio de estoque para a equipa do armazém; reengenharia do processo atual com ajuda da ferramenta work-flow; criação de uma transação que permite calcular os preços; reunião de sensibilização com a equipa do armazém e criação de um ficheiro Excel para facilitar o bloqueio do estoque especial; criação de um e-mail de alerta quando a folha é bloqueada do estoque especial e criação de uma melhoria de trabalho que evita utilizar só parte do lote para produção de latas. Com as propostas de melhoria implementadas constatou-se que o processo se tornou mais ágil e menos burocrático. A equipa do Customer Service dispensava imenso tempo em certas tarefas do processo, o que foi reduzido através das melhorias implementadas. O processo tornou-se também relativamente mais seguro através do controle que agora é possível fazer graças à aplicação work-flow e às instruções de trabalho implementadas.