A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola

dc.contributor.advisorFernandes, Sandra
dc.contributor.authorSacazanga, Domingos Luís
dc.date.accessioned2019-11-18T14:33:19Z
dc.date.available2019-11-18T14:33:19Z
dc.date.embargo2020-07-15
dc.date.issued2019-11-11
dc.date.submitted2019-09
dc.description.abstractO desenvolvimento do trabalho de investigação sobre “A liderança em contexto educativo: um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela (IMAGC) – Angola” tem por finalidade questionar com base nos fatores/categorias das dimensões de liderança, o estilo de liderança exercido pelo Diretor do Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela no desempenho das suas funções, outrossim, questionar a existência de lideranças informais no estabelecimento de ensino em estudo. Iremos inicialmente, fazer referência à algumas definições do conceito de liderança sob vários pontos de vista e às principais teorias de liderança. Um enfoque particular será dado aos conceitos de lideranças formais e informais assim como à liderança e gestão das organizações educativas e finalmente se fará um enquadramento legal sobre a administração e gestão do Sistema de Educação e Ensino no contexto angolano. A metodologia adotada para responder aos propósitos da presente pesquisa será o estudo de caso do tipo descritivo e seguirá uma abordagem qualitativa. Quanto ao método de raciocínio será o indutivo. Para a recolha de dados será utilizado o questionário multifatorial de liderança (Multifactorial Leadership Questionnaire MLQ-5x), desenvolvido por Bass e Avolio (2004), para identificar o estilo de liderança através da avaliação do comportamento pelo próprio líder e por outros Agentes de Educação e Ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe development of the research work on "Leadership in the Educational Context: a Case Study at Institute of Administration and Management of Catumbela" aims to question based on the factors / categories of leadership dimensions, the leadership style exercised by the Director of the Middle Institute of Administration and Management of Catumbela in the performance of their duties, and also to question the existence of informal leaderships in the teaching establishment under study. We will initially refer to some definitions of the concept of leadership from various points of view and the main theories of leadership. A particular focus will be given to the concepts of formal and informal leadership as well as to the leadership and management of educational organizations and finally a legal framework will be established on the administration and management of the Education and Teaching System in the Angolan context. The methodology adopted to answer the purposes of the present research will be the case study of the descriptive type and will follow a qualitative approach. As for the reasoning method will be the inductive. For the data collection, the Multifactorial Leadership Questionnaire (MLQ- 5x), developed by Bass and Avolio (2004), will be used to identify the style of leadership through the evaluation of behavior by the leader himself and by other Education Agents and Teaching.pt_PT
dc.identifier.citationSacazanga, D. L. (2019). A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2946pt_PT
dc.identifier.tid202302520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2946
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoed accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEstilos de liderançapt_PT
dc.subjectLiderança formalpt_PT
dc.subjectLiderança informalpt_PT
dc.subjectLiderança e Gestãopt_PT
dc.subjectOrganização educativapt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectLeadership stylespt_PT
dc.subjectFormal leadershippt_PT
dc.subjectInformal leadershippt_PT
dc.subjectLeadership and Managementpt_PT
dc.subjectEducational organizationpt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
dc.titleA liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angolapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameFernandes
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-idD617-2C98-5011
person.identifier.orcid0000-0003-4712-4249
person.identifier.ridQ-2679-2019
person.identifier.scopus-author-id16315361800
relation.isAdvisorOfPublication31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 622.pdf
Tamanho:
926.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format