Uso de internet e vídeojogos nos estudantes do ensino superior: risco e proteção

dc.contributor.advisorFernandes, Sara M.
dc.contributor.authorSantos , Hugo Magalhães dos
dc.contributor.coadvisorRocha, Carla
dc.date.accessioned2024-04-22T10:51:40Z
dc.date.available2024-04-22T10:51:40Z
dc.date.issued2024-04-15
dc.description.abstractA Internet é uma ferramenta poderosa que permite o acesso a uma ampla variedade de informações, serviços e recursos, incluindo e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais, plataformas de streaming e videojogos, sendo que estes, devido à crescente democratização da internet e as novas plataformas de Live Stream, têm atraído cada vez mais indivíduos para o atual mercado dos videojogos o que leva a um aumento de jogadores. O presente estudo teve como principal objetivo verificar a relação entre variáveis psicoemocionais como a depressão, auto estima e autocontrolo e o uso da internet em jovens a frequentar o ensino superior. Procurou-se ainda verificar se existem diferenças significativas quanto ao uso da internet em relação ao sexo, idade, ser ou não trabalhador estudante e ao tempo de utilização da internet. Foi utilizado o teste Internet Addiction Test (IAT), uma Escala de Autocontrolo, a Escala de Autoestima Global de Rosenberg e o Inventário de Depressão de Beck. A amostra consistiu em 252 indivíduos, a frequentar o primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 17 e 50 anos com uma média de idades de 20 anos. O estudo alcançou os objetivos propostos, tendo-se encontrado diferenças estatisticamente significativas no uso da internet em relação à idade, ao ser ou não trabalhador-estudante e ao tempo de utilização da internet assim como, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o uso da internet e a sintomatologia depressiva, a auto-estima e autocontrolo. Este estudo apresenta importantes contributos, pois complementa dados ainda escassos nos estudos sobre a relação de variáveis psicoemocionais e o uso da internet, nomeadamente, em jovens a frequentar o ensino superior em Portugal.
dc.description.abstractThe Internet is a powerful tool that allows access to a wide variety of information, services and resources, including email, instant messaging, social networks, streaming platforms and video games, which, due to the increasing democratization of the internet and the New Live Stream platforms have attracted more and more individuals to the current video game market, which has led to an increase in players. The main objective of the present study was to verify the relationship between psycho-emotional variables such as depression, self-esteem and self-control and the use of the internet in young people attending higher education. We also sought to verify whether there were significant differences regarding the use of the internet in relation to gender, age, being a student worker or not and the length of time using the internet. The Internet Addiction Test (IAT), a Self-Control Scale, the Rosenberg Global Self-Esteem Scale and the Beck Depression Inventory were used. The sample consisted of 252 individuals, attending the first year of higher education, aged between 17 and 50 years old, with an average age of 20 years old. The study achieved the proposed objectives, having found statistically significant differences in the use of the internet in relation to age, being a student worker or not and the length of time using the internet, as well as statistically significant differences being found between the use of the internet and depressive symptoms, self-esteem and self-control. This study makes important contributions, as it complements data that is still scarce in studies on the relationship between psycho-emotional variables and internet use, particularly among young people attending higher education in Portugal.
dc.identifier.citationSantos, H. M. (2024). Uso de internet e vídeojogos nos estudantes do ensino superior: risco e proteção [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5595
dc.identifier.tid203608909
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/5595
dc.language.isopor
dc.rightsrestricted access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectInternet
dc.subjectVideojogos
dc.subjectDepressão
dc.subjectAutoestima
dc.subjectAutocontrolo
dc.subjectEstudantes do ensino superior
dc.subjectFatores de risco de proteção
dc.subject.fosCiências Sociais - Psicologia
dc.subject.ods03 - good health and well-being
dc.titleUso de internet e vídeojogos nos estudantes do ensino superior: risco e proteção
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameFernandes
person.givenNameSara M.
person.identifier.ciencia-id5B1A-1694-0186
person.identifier.orcid0000-0003-4257-0530
person.identifier.ridG-9849-2016
person.identifier.scopus-author-id57213450875
relation.isAdvisorOfPublicationbfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverybfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

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