Os Juízes e a Política: O mito da apoliticidade dos Juízes
Date
2021
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade do Minho: Escola de Direito (ED)
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O activismo judicial é a forma que assume a intervenção dos Juízes na política. Esta intervenção, ocultada por um discurso jurídico em que a interpretação e a aplicação da lei, em es- pecial em matéria de controlo da constitucionalidade, são constituídas em instrumentos técnicos que a legitimam e, ao mesmo tempo, alicerçam a construção do mito da neutralidade e da apoli- ticidade dos Juízes.
Os demais poderes – Legislativo e Executivo – toleram esta intervenção até um determinado limite, que uma vez ultrapassado provoca forte e firme reacção do Poder Político. É no Parlamento que, com total clareza, se manifesta essa reacção através dos debates em que se denuncia a inter- venção dos Juízes na política, se desconstrói aquele mito e se discute a criação de mecanismos de controlo que permitem manter aquela intervenção dentro de limites aceitáveis, bem como de ins- tituições que permitem disciplinar a conduta cívica e política dos Juízes.
Aquele activismo e esta reacção política provocam e alimentam a permanente tensão política entre o Poder Legislativo, apoiado aberta ou discretamente pelo Poder Executivo, e o Poder Judi- cial. É esta tensão que está na origem da criação do Conselho Superior da Magistratura e dos sin- dicatos dos Juízes.
Keywords
Activismo Judicial, Reacção político-parlamentar, Mito da apoliticidade dos Juízes, Conselho Superior da Magistratura
Document Type
Journal article
Publisher Version
Dataset
Citation
Brito, W. (2021). Os Juízes e a Política: O mito da apoliticidade dos Juízes. Scientia Ivridica: Revista de Direito Comparado Português e Brasileiro, 70(355), Janeiro/Abril 2021, 127-170. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3892
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Restricted Access