Planeamento centrado na pessoa: Estudo sobre a sua implementação em Centros de Atividades Ocupacionais

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2021-09-09

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Portuguese

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Uma sociedade inclusiva pressupõe uma resposta à diversidade de necessidades identificadas no processo de inclusão de cada aluno no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, garantindo o acesso a uma educação inclusiva de qualidade e equitativa. O objetivo desta dissertação é o de explorar e compreender os processos resultantes da implementação do planeamento tradicional e do planeamento centrado na pessoa em jovens e adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID), incluídos em centros de atividades ocupacionais (CAO) em Portugal. Com recurso a uma metodologia qualitativa, foi implementado um estudo de caso dividido em duas partes, procedendo-se na parte I a uma análise de conteúdo de páginas de internet de CAOs e, na parte II a entrevistas a técnicos, a famílias e jovens/adultos a frequentar CAOs. A análise de conteúdo com base nas páginas da internet permitiu perceber que existe uma noção dos serviços e atividades existentes, promovendo um processo de transição do planeamento tradicional para o planeamento centrado na pessoa. Relativamente às entrevistas, três determinantes foram identificados como fundamentais para a implementação do planeamento centrado na pessoa, nomeadamente determinantes ao nível organizacional, ao nível da saúde e social e ao nível individual. Os participantes demonstraram conhecer os dois planeamentos e os mecanismos utilizados para a sua implementação, bem como que a implementação do planeamento centrado na pessoa é capaz de criar uma estrutura com atividades para os jovens, no sentido de desenvolver competências necessárias para a sua inclusão social. A formação dos técnicos, as políticas educativas efetivamente inclusivas, os apoios aos familiares, as instituições conscientes do papel da autodeterminação, leva a refletir que apenas três dos quatros CAOs entrevistados é que têm grupos de autorrepresentantes entre os jovens/adultos. Reforça-se a importância desta metodologia para a construção de projetos de vida de jovens com DID.
An inclusive society implies a response to the diversity of needs identified in the process of inclusion of each student, within the framework of the sustainable development objectives of the 2030 Agenda, ensuring access to quality and equitable inclusive education. The objective of this studyis to explore and understand the processes resulting from the implementation of traditional planning and person-centered planning in youths and adults with intellectual and developmental difficulties (DID) included in occupational activity centers (CAO) in Portugal. Using a qualitative methodology, a case stude was implemented and divided in part I and part II. In part I, a content analysis of the websites of CAOs and, in part II interviews with technicians, young people and families were carried out. Content analysis based on the websites allowed us to realize that there was a notion of the services and activities existing in the way CAOs operate, promoting a process of transition from traditional planning to person-centered planning. In relation to interviews, three organizational, health and social and individual determinants were used in the implementation of person-centred planning. Participants recognized the two plannings, and the mechanisms used for their implementation. In terms of the implementation of person-centered planning, participants identified a complex structure with activities for youths and adults, in order to develop skills necessary for their social inclusion. The importance of person-centered planning for the construction of life projects of young people with DID is reinforced.

Keywords

Planeamento centrado na pessoa, Planeamento tradicional, Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, Centro de atividades ocupacionais, Metodologia qualitativa

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Master thesis

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Citation

Fernandes, A. R. O. (2021). Planeamento centrado na pessoa: Estudo sobre a sua implementação em Centros de Atividades Ocupacionais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3652

TID

202780414

Designation

Mestrado em Ciências da Educação
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