Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social

dc.contributor.authorMartins, Ana Belapt_PT
dc.contributor.authorNunes, Manuela Barretopt_PT
dc.contributor.authorRodrigues, Eloypt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:09:43Z
dc.date.available2013-08-14T18:09:43Z
dc.date.issued2008-01-01pt_PT
dc.description.abstractRepositórios digitais são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controlo suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo). Mas podem, também, ter um alto nível de controlo e ser concebidas para promover a literacia e uma aprendizagem responsável, dirigidos a públicos específicos de utilizadores, como, por exemplo, os estudantes. Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos de informação que podem suportar a aprendizagem a distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios que as bibliotecas escolares têm de enfrentar. É tempo das bibliotecas escolares, nomeadamente através de redes regionais ou nacionais de bibliotecas escolares, começarem a criar os seus repositórios de informação, orientados para os alunos e para as suas necessidades específicas de informação e aprendizagem. A criação destes repositórios obriga a um enorme trabalho de colaboração entre professores bibliotecários, professores, alunos, famílias e outros agentes sociais que interajam com a comunidade escolar, que é, por si só, uma forma de promover a aprendizagem cooperativa e a responsabilidade social entre todos os membros das comunidades referidas. Nesta apresentação, discutiremos as bases e os princípios, que estão subjacentes à construção dos repositórios de informação e das plataformas de aprendizagem propostas, tal como a necessidade de um constante diálogo entre as questões técnicas e as de conteúdo.pt_PT
dc.identifier.citationMartins, A., Nunes, M. B., & Rodrigues, E. (2008). Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social. Newsletter da Rede de Bibliotecas Escolares , (3), 1-5. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/280
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRede de Bibliotecas Escolarespt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectRepositórios digitaispt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.titleRepositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade socialpt_PT
dc.typejournal articlept_PT
dspace.entity.typePublicationen
oaire.citation.titleNewsletter da Rede de Bibliotecas Escolares

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Repositorios Digitais.pdf
Size:
137.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format