Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social
dc.contributor.author | Martins, Ana Bela | pt_PT |
dc.contributor.author | Nunes, Manuela Barreto | pt_PT |
dc.contributor.author | Rodrigues, Eloy | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:09:43Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T18:09:43Z | |
dc.date.issued | 2008-01-01 | pt_PT |
dc.description.abstract | Repositórios digitais são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controlo suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo). Mas podem, também, ter um alto nível de controlo e ser concebidas para promover a literacia e uma aprendizagem responsável, dirigidos a públicos específicos de utilizadores, como, por exemplo, os estudantes. Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos de informação que podem suportar a aprendizagem a distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios que as bibliotecas escolares têm de enfrentar. É tempo das bibliotecas escolares, nomeadamente através de redes regionais ou nacionais de bibliotecas escolares, começarem a criar os seus repositórios de informação, orientados para os alunos e para as suas necessidades específicas de informação e aprendizagem. A criação destes repositórios obriga a um enorme trabalho de colaboração entre professores bibliotecários, professores, alunos, famílias e outros agentes sociais que interajam com a comunidade escolar, que é, por si só, uma forma de promover a aprendizagem cooperativa e a responsabilidade social entre todos os membros das comunidades referidas. Nesta apresentação, discutiremos as bases e os princípios, que estão subjacentes à construção dos repositórios de informação e das plataformas de aprendizagem propostas, tal como a necessidade de um constante diálogo entre as questões técnicas e as de conteúdo. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, A., Nunes, M. B., & Rodrigues, E. (2008). Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social. Newsletter da Rede de Bibliotecas Escolares , (3), 1-5. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/280 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/280 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Rede de Bibliotecas Escolares | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Repositórios digitais | pt_PT |
dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.title | Repositórios de informação e ambientes de aprendizagem: criação de espaços virtuais para a promoção da literacia e da responsabilidade social | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
oaire.citation.title | Newsletter da Rede de Bibliotecas Escolares |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Repositorios Digitais.pdf
- Size:
- 137.75 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format