I2P - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

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    Impacto e adaptação psicológica à COVID-19: Um estudo qualitativo
    (Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2021-08-31) Viana, Victor; Araújo, Maria; Rocha, Vânia; Pereira, Luís; Lima, Joana; Soares, Joana; Moura, Manuela; Sousa, Dulce; Carqueja, Eduardo; Almeida, Paulo
    A pandemia COVID-19 constitui um importante desafio de saúde pública com implicações no bem-estar psicológico. Este estudo qualitativo procurou identificar fatores psicológicos associados à doença. Constou uma entrevista telefónica a 13 sujeitos internados com diagnosticados de COVID-19 e outros 13 que não tiveram a doença. Avaliaram-se os fatores de stress, as suas consequências psicológicas, as estratégias de confronto e a resiliência. O mais frequente fator de stress do primeiro grupo foi o medo de morrer e do segundo o medo de ser contaminado. Em ambos os grupos foi identificado o medo de contaminar os familiares. A principal consequência psicológica foi a ansiedade. As estratégias de enfrentamento foram o suporte da família e os sentimentos de esperança. Quanto à resiliência, o otimismo e o convívio com a família foram os aspetos mais frequentemente identificados. Os determinantes identificados devem ser tidos em conta na elaboração de estratégias de aconselhamento.
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    Promover a competência comunicativa num contexto de educação pré-escolar: Princípios e sugestões
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003) Formosinho, Maria das Dores
    Neste artigo enunciam-se alguns princípios e apresentam-se algumas sugestões para o desenvolvimento de uma pedagogia da comunicação no jardim de infância [...]
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    Professor Doutor Manuel Viegas Abreu: Uma obra, um perfil
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2004) Formosinho, Maria das Dores
    Investigador e homem de acção, o Professor Doutor Manuel Amâncio Viegas Abreu é, pela sua pluriforme actividade em prol do desenvolvimento da psicologia, um Mestre que, a exemplo de outros, como Alves dos Santos e Sílvio Lima, cuja memória reconhecidamente evoca na sua obra, marcou encontro com a História da Psicologia em Portugal. [...]
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    O bullying na escola: Prevalência, contextos e efeitos
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2001) Formosinho, Maria das Dores; Simões, Maria da Conceição Taborda
    Procede-se, neste artigo, a uma análise do bullying na escola, identificando os traços que tipificam o fenómeno e referenciando alguns dados empíricos relativos à sua prevalência, bem como aos factores que o propiciam. [...]
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    Discurso ideológico e discurso científico sobre a língua: repensando para a pedagogia a tese de Luís J. Prieto
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1980) Formosinho, Maria das Dores
    A noção de pertinência, tal como foi elaborada pela escola de fonologia de Praga, na tradição da linguística saussuriana, serviu a Luís J. Prieto para, tomando esta ciência como modelo das ciências do Homem, discutir na sua obra Pertinence et Pratique o estatuto epistemológico da ideologia e da ciência. [...]
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    O contributo da Teoria Piagetiana para o estudo da aquisição da linguagem
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1985) Formosinho, Maria das Dores
    Se bem que a problemática da linguagem nunca tivesse ocupado um lugar central na obra de Piaget, a sua teoria surge como uma referência cada vez mais frequente em psicolinguística [...]
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    O Método Montessori: análise crítica de alguns aspectos
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1977) Formosinho, Maria das Dores
    Montessori desejava fazer da escola infantil um campo experimental da Pedagogia científica e para isso julgava necessário basear-se tanto nos dados da antropologia e da psicologia experimentais como na observação directa da criança deixada em liberdade.
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    Retenção escolar precoce e comportamentos anti-sociais
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2000) Fonseca, A. C.; Simões, M. C. T.; Formosinho, Maria das Dores
    Neste estudo procura esclarecer-se a relação entre a retenção escolar precoce e comportamento anti-social dos alunos.
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    "Náufragos" ou "astronautas"? Pós-modernidade e educação
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1999) Formosinho, Maria das Dores; Boavida, João
    Neste artigo, os autores evidenciam a necessidade de os professores perceberem as mutações sociais e axiológicas que incorporam a vivência contemporânea, procurando exercer junto dos seus alunos uma acção reflexiva e crítica que redimensione a vocação humanista implícita ao "projecto" educativo da modernidade.
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    Jean Piaget ou psicologia necessária
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1985) Simões, Maria da Conceição; Formosinho, Maria das Dores
    Procura-se, neste artigo, indagar as razões que terão levado Jean Piaget, biólogo de formação, a recorrer à Psicologia da Inteligência como instrumento necessário para concretizar um projecto cuja dimensão epistemológica não carece de prova.
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    Fuga à escola: subsídios para a teorização do problema
    (revista portuguesa de pedagogia, 1998) Formosinho, Maria das Dores; Simões, M. C. T.
    Neste artigo analisa-se a problemática do absentismo escolar.
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    Da observação dos alunos à recuperação de competências básicas
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008) Raposo, Nicolau; Formosinho, Maria das Dores; Bidarra, M.; Festas, M.
    Este artigo trata da crescente importância que assumem as atividades de psicologia escolar no quadro da melhoria do sistema educativo português.
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    Adolescência e responsabilidade criminal: uma questão em debate
    (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2005) Formosinho, Maria das Dores; Taborda, Maria da Conceição; Dias, Maria da Luz Vale
    Neste artigo referem-se mudanças legislativas que têm vindo a ocorrer, em países como os Estados Unidos da América, no âmbito da justiça de menores.
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    A relação entre comportamento anti-social e problemas emocionais em crianças e adolescentes: dados de um estudo transversal e longitudinal
    (FPCEUC, 2000) Fonseca, António Castro; Rebelo, José A.; Ferreira, António G.; Pires, Carlos L.; Formosinho, Maria das Dores; Silva, Tomás da; Gregório, M. Helena
    O objectivo deste estudo era examinar a relação entre problemas emocionais e comportamento anti-social e, em particular, verificar se as crianças com esses dois tipos de problemas têm uma evolução mais problemática do que as crianças só com um deles. O estudo decorreu em duas fases. Na primeira participaram 1586 alunos do 2o, 4o e 6o anos de diversas escolas públicas do concelho de Coimbra. Na segunda, que decorreu 4 anos mais tarde, participaram apenas os alunos que inicialmente se encontravam no 2o ano e que eram 456. A análise dos dados da primeira fase revelou que aqueles dois tipos de problemas se encontram altamente correlacionados e que essa associação é independente do ano escolar dos indivíduos. A análise dos resultados da segunda fase (follow-up) mostrou que os alunos que apresentam simultaneamente problemas emocionais e de comportamento não constituem um grupo bem diferenciado relativamente aos indivíduos apenas com problemas emocionais ou ape- nas com comportamento anti-social. Além disso, verificou-se que, salvo algumas excepções, os problemas emocionais e o comportamento anti-social decrescem com a idade.
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    Diferenças de género no comportamento anti-social e nos problemas emocionais: dados transversais e longitudinais
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2000) Simões, A.; Fonseca, A. C.; Formosinho, Maria das Dores; Rebelo, J. A.; Ferreira, A. G.; Gregório, M. H.
    Analisa-se, neste artigo, as diferenças de género nos comportamentos anti-sociais e emocionais de crianças e adolescentes.
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    Desafios a uma teoria da educação na pós-modernidade
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006) Formosinho, Maria das Dores
    A metamorfose do mundo contemporâneo torna imperativo repensar a teoria da educação a partir de referenciais culturais e axiológicos distintos dos que balizaram, há décadas atrás, a tarefa reflexiva neste âmbito. A própria transição de século, com a mitificação utópica que incorporou, fez implodir a reflexividade em torno das alternativas do futuro e, logicamente, em torno da educação que, como praxis social, se torna expressiva das representações que, no imaginário colectivo, se nutrem acerca do futuro. Admitindo, assim, que a escola tem de ser reformulada, na sua própria estrutura e função, postula-se que tal mudança exigirá repensarmos o estatuto normativo da educação nas nossas sociedades pós-modernas e, implicitamente, revermos algumas das narrativas fundacionais da própria Pedagogia. Se há uma certa forma de racionalidade que corre o risco de erodir-se no “politeísmo” moral que se instaurou, há formas de recuperar o sentido de um “humanismo” pedagógico que não se exauriu e que, sem ser militante, se rege por uns mínimos éticos que simbolizam o mais depurado legado da vocação ilustrada da modernidade.
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    Comportamento anti-social e problemas emocionais na adolescência: o poder preditivo das informações dos professores
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005) Dias, Maria da Luz Vale; Simões, Maria da Conceição Taborda; Formosinho, Maria das Dores
    Neste artigo procura analisar-se o valor preditivo das informações que os professores do 1º ciclo do ensino básico podem fornecer sobre o comportamento anti-social e os problemas emocionais dos seus alunos.
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    Para uma pedagogia da língua materna: análise das propostas psicopedagógicas de Laurence Lentin
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1979) Formosinho, Maria das Dores
    Artigo sobre a análise das propostas psicopedagógicas de Laurence Lentin para a pedagogia da Língua Materna.
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    A sociedade digital e a (re)construção do Humano
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2011-05) Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa
    Partindo do princípio de que a revolução digital implicitou uma profundamutação dos nossos padrões culturais e dos nossos esquemas mentais, o objectivo do presente trabalho é analisar as metamorfoses societais e individuais provocadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação de forma a justificar a tese de que a contemporaneidade está a suscitar um novo modelo ou paradigma do humano.
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    Velozes sem rumo e poderosos sem causa?
    (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1997) Boavida, João; Formosinho, Maria das Dores
    Fala-se muito, no nosso tempo, em crise educativa. É conveniente, porém, ter dela uma ideia tão objetiva quanto possível para, enquanto educadores, podermos atuar adequadamente.
Os direitos de autor são pertença exclusiva dos autores dos trabalhos, tendo a Universidade Portucalense