Educação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós: um estudo de caso
dc.contributor.author | Fernandes, Carla Alexandra Cibrão | |
dc.date.accessioned | 2014-07-30T10:31:46Z | |
dc.date.available | 2014-07-30T10:31:46Z | |
dc.date.issued | 2014-07-30 | |
dc.description | Orientação: Professor Doutor Eusébio André da Costa Machado | pt |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo estudar as representações sobre o potencial educativo das relações entre jovens netos e seniores avós, contribuindo para o avanço do conhecimento na área da educação intergeracional. Trata-se de uma problemática que assume particular acuidade na contemporaneidade devido aos fenómenos de envelhecimento demográfico e de segregação intergeracional, os quais têm vindo a alterar as lógicas de sociabilidade e de educação. Neste âmbito, realizou-se um estudo de caso que decorreu no ano letivo de 2012/2013, para o qual foram selecionados, através de uma amostragem por conveniência, dois tipos de participantes: alunos a frequentarem o 9.º ano de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do concelho de Guimarães (n=96) e um grupo de seniores residentes no mesmo contexto geográfico (n=10). No primeiro caso, a informação foi recolhida através das composições realizadas pelos alunos; no segundo caso, a técnica de recolha de informação foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados do estudo mostram que os jovens e os seniores apresentam representações positivas sobre as relações intergeracionais, reconhecendo o seu valor educativo assente na boa relação afetiva/emocional que estabelecem entre si. Não obstante, os participantes neste estudo apontam para um défice preocupante na sociedade no que respeita à promoção de encontros intergeracionais, sugerindo a criação de tempos, espaços e processos que estimulem o potencial educativo de todas as gerações. | pt |
dc.identifier.citation | Fernandes, C.A.C. (2013). Educação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação Social. | |
dc.identifier.tid | 201168944 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/858 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | restricted access | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Representações | pt |
dc.subject | Seniores | pt |
dc.subject | Envelhecimento | pt |
dc.subject | Jovens | pt |
dc.subject | Intergeracionalidade | pt |
dc.subject | TMES | |
dc.title | Educação intergeracional: representações sobre o potencial educativo nas relações entre jovens netos e seniores avós: um estudo de caso | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
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