Processos de mudança em ACT para adolescentes com perturbação de ansiedade social: o papel da inflexibilidade psicológica, aceitação e ação comprometida

dc.contributor.advisorVagos, Paula
dc.contributor.authorGomes, Beatriz Isabel das Neves
dc.contributor.coadvisorSilva, Joana Ribeiro da
dc.date.accessioned2023-07-28T08:21:09Z
dc.date.available2023-07-28T08:21:09Z
dc.date.issued2023-07-24
dc.description.abstractA Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) tem promovido o bem-estar psicológico em várias populações, mas é escassa a evidência sobre a sua eficácia na Perturbação da Ansiedade Social (PAS) em adolescentes, bem como se essa eficácia se associa à mudança em constructos centrais para a ACT. Este estudo pretende avaliar se há mudança na ansiedade social sentida por adolescentes do pré- ao pós- uma intervenção ACT e se essa mudança é explicada pelas mudanças naqueles constructos. A amostra consistiu de 22 adolescentes (86.4% raparigas) com idades entre os 15 e 18 anos que frequentavam o secundário, e com diagnóstico primário de PAS generalizada. Estes adolescentes receberam a intervenção ACT@TeenSAD, que consiste em 10 sessões semanais estruturadas e realizadas por videoconferência. Foi utilizado o Latent Change Score Model para investigar mudanças na ansiedade social, que baseada em três medos sociais centrais (i.e., Interação, Desempenho e Observação) e na Inflexibilidade Psicológica, Aceitação e Ação Comprometida. Ademais, foi investigado se a mudança nestes constructos ACT contribui para explicar as mudanças na ansiedade social. No geral, os resultados obtidos ofereceram evidência da utilidade da intervenção para adolescentes com PAS, apoiando o modelo teórico deste modelo e os mecanismos subjacentes aos ganhos terapêuticos.pt_PT
dc.description.abstractAcceptance and Commitment Therapy (ACT) has promoted psychological well-being in various populations, but evidence on its efficacy in Social Anxiety Disorder (SBP) in adolescents is scarce, as well as whether this efficacy is associated with change in constructs central to ACT. This study aims to assess whether there is change in social anxiety felt by adolescents pre to post an ACT intervention and whether that change is explained by changes in those constructs. The sample consisted of 22 adolescents (86.4% girls) aged 15 to 18 years old attending high school, and with a primary diagnosis of generalized SBP. These adolescents received the ACT@TeenSAD intervention, consisting of 10 weekly structured sessions conducted by videoconference. The Latent Change Score Model was used to investigate changes in social anxiety, which based on three core social fears (i.e., Interaction, Performance, and Observation) and on Psychological Inflexibility, Acceptance, and Committed Action. Furthermore, it was investigated whether changes in these ACT constructs contribute to explain changes in social anxiety. Overall, the results obtained offered evidence of the usefulness of the intervention for adolescents with SBP, supporting the theoretical model of this model and the mechanisms underlying therapeutic gains.pt_PT
dc.identifier.citationGomes, B. I. N. (2023). Processos de mudança em ACT para adolescentes com perturbação de ansiedade social: o papel da inflexibilidade psicológica, aceitação e ação comprometida [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5004pt_PT
dc.identifier.tid203358317
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/5004
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTerapia de aceitação e compromissopt_PT
dc.subjectPerturbação de ansiedade socialpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectMecanismo de mudançapt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subject.fosPsicologia Clínica e da Saúdept_PT
dc.titleProcessos de mudança em ACT para adolescentes com perturbação de ansiedade social: o papel da inflexibilidade psicológica, aceitação e ação comprometidapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
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person.familyNameSilva
person.familyNameVagos
person.givenNameJoana Ribeiro da
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id011A-FC28-0157
person.identifier.ciencia-idC419-AFB7-1569
person.identifier.orcid0000-0003-1372-561X
person.identifier.orcid0000-0003-4372-3930
person.identifier.ridAAC-3158-2020
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relation.isCoAdvisorOfPublication25084781-0eb8-481f-ace0-f3abac4d8ced
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thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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