A socialização de crianças com necessidades educativas especiais: estudo comparativo

dc.contributor.authorEsteves, Catarina da Ribeirapt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:36Z
dc.date.available2013-08-14T17:59:36Z
dc.date.issued2011pt_PT
dc.description.abstractAo entrar para a escola as crianças vêem-se confrontadas com novos problemas e desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola. O presente estudo pretende contribuir para uma reflexão acerca do papel exercido pelo jardim-de-infância no processo de Socialização em crianças com NEE de carácter permanente, para que facilite a sua integração e ”saber estar” na sua situação escolar – 1º Ciclo. A par da constatação de um percurso escolar de sucesso no desenvolvimento da Socialização para a grande maioria das crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas crianças que sustentam diferentes práticas de Socialização nos dois momentos escolares.
dc.description.abstractWhen children start school they face new problems and challenges, which are more and more complex each day. A ready and adequate response to these new requirements will mostly depend on their previous experience, as well as on their current school life one. This study aims at promoting reflection on the role played by kindergarten on the process of Socialization of Special Education children with a permanent learning disability, in order to ease their integration and behaviour in primary school. In addition to the observation of a successful school life in the development of Socialization in most of the children who took part in this study, we underline the existence of differences among the children who have diverse Socialization practices in both school levels.
dc.identifier.citationEsteves, C. R. (2011). A socialização de crianças com necessidades educativas especiais: estudo comparativo [Dissertação de Mestrado em Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/46pt_PT
dc.identifier.othercota: TMES 10pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/46
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectTMES
dc.titleA socialização de crianças com necessidades educativas especiais: estudo comparativopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMES 10.pdf
Tamanho:
12.4 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format