O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
dc.contributor.advisor | Vagos, Paula | |
dc.contributor.advisor | Xavier, Ana | |
dc.contributor.author | Castanheira, Maria de Fátima Moreira | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T17:03:53Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T17:03:53Z | |
dc.date.issued | 2022-11-10 | |
dc.description.abstract | A literatura sobre a Aprendizagem Socioemocional tem mostrado efeitos positivos dos programas em contexto escolar nas dimensões académica, cognitiva, social, emocional e saúde mental dos alunos. No entanto, a confrontação com resultados modestos destaca a importância do envolvimento dos professores no desenvolvimento das competências socioemocionais nos seus alunos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o impacto de uma formação para professores sobre a promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico na perceção dos professores sobre o clima emocional no contexto escolar, as competências de inteligência emocional e a relação aluno-professor. Trata-se de um estudo empírico de natureza quase-experimental de medidas repetidas (pré, pós-formação e follow up de 1 mês). Foi recolhida uma amostra de 21 professoras com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos (M = 44.48, DP = 7.63), com uma média de experiência profissional de 17.62 anos (DP = 9.70). Foram usados instrumentos de autorrelato que pretenderam avaliar a perceção do clima emocional no trabalho (segurança, ameaça, procura), a inteligência emocional (perceber e compreender emoções, expressar e clarificar emoções, gerir e regular emoções) e a perceção da relação aluno-professor (proximidade, conflito). Estes dados quantitativos foram complementados com dados qualitativos através dos portfólios elaborados pelas professoras no âmbito da formação. Os resultados das diferenças entre pré e pósformação mostraram aumento na perceção de expressar e clarificar emoções, e de conflito na relação aluno-professor. A análise qualitativa dos portefólios compreende as três categorias pré-definidas: Perceber e Compreender Emoções; Expressar e Clarificar Emoções; e Gerir e Regular Emoções. Estes resultados encorajam a continuidade do desenvolvimento e aperfei- çoamento de formações para professores sobre as competências socioemocionais. | pt_PT |
dc.description.abstract | The literature on Social and Emotional Learning has shown positive effects of school-based programmes on students' academic, cognitive, social, emotional and mental health dimensions. However, the confrontation with modest results highlights the significance of teachers' involvement in developing social and emotional skills in their students. The present study aimed to develop, implement and evaluate the impact of a teacher training course on the promotion of social and emotional skills in primary school children on teachers' perceptions of the emotional climate in the school context, emotional intelligence skills and the student-teacher relationship. This is an empirical semi-experimental study of repeated measures (pre-training, post-training and 1-month follow-up). A sample of 21 female teachers aged between 29 and 65 years (M = 44.48, SD = 7.63), with a mean professional experience of 17.62 years (SD = 9.70) was collected. Self-report instruments were used to assess the perception of the emotional climate at work (safety, threat, demand), emotional intelligence (perceiving and understanding emotions, expressing and clarifying emotions, managing and regulating emotions) and the perception of the student-teacher relationship (closeness, conflict). These quantitative data were complemented with qualitative data through the portfolios developed by the teachers during the training. The results of the differences between pre- and post-training showed an increase in the perception of expressing and clarifying emotions, and of conflict in the student-teacher relationship. The qualitative analysis of the portfolios included the three pre-defined categories: Understanding Emotions; Expressing and Clarifying Emotions; and Managing and Regulating Emotions. These results encourage the further development and improvement of teacher training on social and emotional competencies. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castanheira, M. F. M. (2022). O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4541 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203122569 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/4541 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem socioemocional | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Relação aluno-professor | pt_PT |
dc.subject | Clima emocional | pt_PT |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_PT |
dc.subject.fos | Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |
dc.title | O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Vagos | |
person.familyName | Xavier | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | C419-AFB7-1569 | |
person.identifier.ciencia-id | A61A-1289-D92D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4372-3930 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1703-4712 | |
person.identifier.rid | AAC-3158-2020 | |
person.identifier.rid | JRW-7948-2023 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36487351300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55252745900 | |
relation.isAdvisorOfPublication | 5b849195-f9f5-4388-938d-93de7b8e8516 | |
relation.isAdvisorOfPublication | dc4d3f9f-c632-4b6e-b94e-812cb38b2e51 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 5b849195-f9f5-4388-938d-93de7b8e8516 | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1