Impacto de uma intervenção breve focada na compaixão no ajustamento psicológico dos estudantes do ensino superior
dc.contributor.advisor | Palmeira, Lara | |
dc.contributor.author | Moreira, Marisa Raquel Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T09:54:44Z | |
dc.date.available | 2021-09-06T09:54:44Z | |
dc.date.issued | 2021-09-03 | |
dc.description.abstract | O contexto universitário acarreta inúmeros desafios, podendo envolver muito stress, que pode levar ao surgimento de psicopatologia. O objetivo principal deste estudo é desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção breve à distância focada na compaixão na redução do autocriticismo, stress e promoção de saúde mental em estudantes do ensino superior. Neste estudo quasi-experimental participaram 117 estudantes universitários, dos quais, 68 aceitaram voluntariamente participar numa intervenção de 4 semanas, sendo aleatoriamente alocados num dos dois grupos de intervenção, um focado na gratidão (n = 32) e outro focado na compaixão (n =36). Os resultados revelaram que o eu inadequado se evidenciou como melhor preditor de níveis mais elevados de stress e pior saúde mental. Por outro lado, a capacidade de autotranquilização parece também ter uma influência positiva na saúde mental dos estudantes. Quanto à eficácia da intervenção verificou-se não existirem diferenças entre os dois grupos de intervenção, nem diferenças entre o pré e pós-teste na intervenção da compaixão em nenhuma das variáveis em estudo. Ainda que os resultados não corroborem a eficácia da intervenção neste formato, este estudo contribui para uma melhor compreensão da relação entre a compaixão, autocriticismo, stress e saúde mental bem como para o aperfeiçoamento da intervenção. | pt_PT |
dc.description.abstract | University is a challenging stage of life that can involve academic stress, which may lead to psychopathological symptoms. This study’s main objective is to develop and test the effectiveness of a brief distance intervention focused on compassion in reducing levels of self-criticism, stress, and promoting mental health in college students. This is a quasi-experimental study involving 117 college students, of which, 68 voluntarily agreed to participate in one of the two intervention groups, one focused on gratitude (n = 32) and the other focused on compassion (n = 36), for 4 weeks. Results from the regression analysis showed that self-criticism, particularly inadequate self was the best predictor of stress and poorer mental health. In turn, the ability to self-reassure the self was also a significant predictor of participants’ mental health. Concerning the effectiveness results showed no statistically significant differences between the two intervention groups at pre and post-test for all study’s variables. Also, no significant differences were found between pre and pos-for the compassion focused intervention group analysis. Although our results do not corroborate the effectiveness of the intervention, we believe that they contribute to a better understanding of the relationship between these constructs and for the intervention improvement. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, M. R. F. (2021). Impacto de uma intervenção breve focada na compaixão no ajustamento psicológico dos estudantes do ensino superior. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3643 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202780171 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3643 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Compaixão | pt_PT |
dc.subject | Autocriticismo | pt_PT |
dc.subject | Saúde mental | pt_PT |
dc.subject | Intervenção breve | pt_PT |
dc.subject | Estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.subject.fos | Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |
dc.title | Impacto de uma intervenção breve focada na compaixão no ajustamento psicológico dos estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | IJP - Instituto Jurídico Portucalense | |
person.familyName | Palmeira | |
person.givenName | Lara | |
person.identifier.ciencia-id | BB12-1036-0E27 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7191-1002 | |
person.identifier.rid | ABB-5495-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55974094000 | |
relation.isAdvisorOfPublication | cfe79496-ab1c-4678-90d1-716cff49c590 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | cfe79496-ab1c-4678-90d1-716cff49c590 | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1