Software livre/open source vs. software proprietário na Educação
Date
2015-06
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
L. P. Reis & M. P. Cota (eds.)
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
A par das tendências da utilização de software livre/open source a nível internacional, em Portugal tem também havido diversas recomendações na adoção deste tipo de software na Administração Pública e, em particular, nas Escolas. Nesse contexto, diversos benefícios têm sido associados à utilização de software livre/open source, nomeadamente poupança em termos de custos de aquisição de licenças, maior rentabilização do hardware existente, liberdade de utilização e possibilidade de partilha do código e independência em relação aos fabricantes de software.
Este trabalho retrata uma experiência de utilização de software livre/open source numa Escola Básica do 2º e 3ºciclos, envolvendo alunos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação. Com a investigação realizada, pretendeu-se aferir se a utilização de software livre/open source condicionaria os objetivos e resultados de aprendizagem dos alunos visados, versus a situação de utilização de software proprietário.
Keywords
software proprietário, software livre, software open source, Escolas, Tecnologias da Informação e Comunicação
Document Type
Journal article
Publisher Version
Dataset
Citation
Mota, C. & Seruca, I. (2015). Software livre/open source vs. software proprietário na Educação. In A. Rocha, A. Martins, G. P. Dias, L. P. Reis & M. P. Cota (eds.), Atas da 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI'2015), Águeda, Portugal, 17-20 Jun.2015 (pp. 283-288). AISTI: Universidade de Aveiro.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access