Motivar, na atual sociedade de informação e conhecimento, para a aprendizagem no ensino da História e da Geografia.
dc.contributor.author | Almeida, Alfredo José Marinho Caseiro de | |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T16:51:57Z | |
dc.date.available | 2014-07-29T16:51:57Z | |
dc.date.issued | 2014-07-29 | |
dc.description | Orientação: Prof.ª Doutora Isabel Freitas, Prof.ª Doutora Marta Abelha e Prof.º Doutor Bruno Martins. | pt |
dc.description | Relatório da Prática Pedagógica do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio visa dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção apresentada foi levada a cabo durante o estágio integrado do segundo ciclo de estudos do ensino da História e Geografia. Neste relatório são descritas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e o contributo das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. No decorrer do relatório também reflito sobre a importância do envolvimento da comunidade, nomeadamente os pais, na educação dos alunos. Como aluno da Prática Pedagógica, analisei e descrevi toda a organização da prática, apresentando uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas e a sua avaliação, tendo sempre em consideração as implicações das mesmas para o futuro do professor. Com base numa fundamentação teórica, fiz uma abordagem reflexiva sobre como motivar para a aprendizagem, na atual sociedade de informação e conhecimento, no ensino da História e Geografia. No âmbito da iniciação à prática profissional e tendo por princípio uma pedagogia por competências, refleti sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tendo sempre em consideração o contexto em causa e a complexidade da função educativa. Concluí assim ser de extrema importância da parte dos professores, uma postura observadora, reflexiva e de colaboração. Em relação à motivação para a aprendizagem da história e geografia pelos alunos, o sucesso alcançado dependerá das opções metodológicas e utilização de recursos inovadores, contribuindo para a sua formação como elemento ativo com capacidade para tomar decisões. | pt |
dc.description.abstract | This internship report aims to inform all readers my educational intervention in the third cycle and secondary education . The intervention presented was carried out for the integrated stage of the second cycle in the teaching of history and geography . In this report the activities undertaken during the Teaching Practice and the same contribution to the development of students are described . During the report also reflect on the importance of community involvement , including parents in the education of students . As a student of Pedagogical Practice , analyzed and described the whole organization of the practice , presenting an organized planning of teaching and learning developed and its evaluation activities , taking into account their implications for the future of teacher. Based on a theoretical foundation , made a reflective approach to learning how to motivate , in today's society of information and knowledge in the teaching of history and geography . Within the introduction to professional practice and taking in principle by a pedagogy skills , reflect on teaching practices as an intern, taking into account the context in question and the complexity of the educational function . Concluded thus be of utmost importance from the teachers , an observant , insightful thinking and collaboration . Regarding motivation to learn history and geography by students , the success will depend on the methodological choices and use of innovative resources , contributing to its formation as an active element with the ability to make decisions. | |
dc.identifier.citation | Almeida, A.J.M.C.(2014). Motivar, na atual sociedade de informação e conhecimento, para a aprendizagem no ensino da História e da Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. | |
dc.identifier.tid | 201484846 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/857 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | História | pt |
dc.subject | Geografia | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Prática pedagógica | pt |
dc.subject | Integração | pt |
dc.subject | Planificação | pt |
dc.subject | Instrumentos reguladores | pt |
dc.subject | Materiais de intervenção | pt |
dc.subject | Motivação | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | TMEHG | |
dc.subject | Pedagogical practice integration | |
dc.subject | Planning | |
dc.subject | Regulatory instruments | |
dc.subject | Intervention materials | |
dc.subject | Motivation and learning | |
dc.title | Motivar, na atual sociedade de informação e conhecimento, para a aprendizagem no ensino da História e da Geografia. | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1