WWW.aprender: novos contextos, novas modalidades: considerações históricas e filosóficas.

dc.contributor.authorMiranda, Eva Maria Machadopt_PT
dc.date.accessioned2009-04-23T18:37:36Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:05Z
dc.date.available2009-04-23T18:37:36Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:05Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.description.abstractO ensino superior depara-se actualmente com um novo espectro de desafios, com implicações a nível das instituições, de professores e alunos, do ensino e da aprendizagem, dando expressão e significado ao imperativo de responder às novas necessidades educativas das sociedades baseadas no conhecimento, e traduzindo-se no enfrentar dos desafios, no saber ler as oportunidades e mudar. Numa sociedade global e em rede as Instituições de Ensino Superior utilizarão crescentemente as novas tecnologias, que representam simultaneamente uma das principais razões por que a mudança é necessária e oferecem as ferramentas adequadas à reorganização do ensino e da aprendizagem e à reconceptualização dos modelos institucionais, num acerto de passo com a nova sociedade do conhecimento e de um novo paradigma educacional que emerge, também, na educação à distância. É uma perspectiva das novas tecnologias como principais forças indutoras da mudança, assente na sua capacidade de derrubar delimitações temporais e espaciais na oferta de oportunidades de educação, de aprendizagem ao longo da vida e de metodologias assíncronas que chegam a um maior e diverso número de alunos, numa aprendizagem centrada na pessoa que aprende, flexível, individualizada, personalizada, e multidimensional. Num cenário de insuficiente dotação financeira e de quebra no número de alunos, procurando coadunar o progresso económico, social e tecnológico com as necessidades individuais de estudantes de proveniências e faixas etárias diversas, na implementação da Declaração de Bolonha, traduzida igualmente num novo paradigma e em novas políticas educativas, é vital que as Instituições de Ensino Superior em Portugal repensem o seu papel e reconceptualizem a sua organização num novo enquadramento, desenhado em linhas estratégicas e formas de pensar as instituições dinâmica e proactivamente.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutor Pedro Manuel Miranda Nunespt_PT
dc.identifier.citationMiranda, E.M.M. (2007). WWW.aprender: novos contextos, novas modalidades: considerações históricas e filosóficas [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/220pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 257pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/220
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectInstituições de Ensino SuperioRpt_PT
dc.subjectSociedade do Conhecimentopt_PT
dc.subjectParadigma educacionalpt_PT
dc.subjectTME
dc.titleWWW.aprender: novos contextos, novas modalidades: considerações históricas e filosóficas.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 257.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format