WWW.aprender: novos contextos, novas modalidades: considerações históricas e filosóficas.
dc.contributor.author | Miranda, Eva Maria Machado | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-04-23T18:37:36Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:05Z | |
dc.date.available | 2009-04-23T18:37:36Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:05Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | O ensino superior depara-se actualmente com um novo espectro de desafios, com implicações a nível das instituições, de professores e alunos, do ensino e da aprendizagem, dando expressão e significado ao imperativo de responder às novas necessidades educativas das sociedades baseadas no conhecimento, e traduzindo-se no enfrentar dos desafios, no saber ler as oportunidades e mudar. Numa sociedade global e em rede as Instituições de Ensino Superior utilizarão crescentemente as novas tecnologias, que representam simultaneamente uma das principais razões por que a mudança é necessária e oferecem as ferramentas adequadas à reorganização do ensino e da aprendizagem e à reconceptualização dos modelos institucionais, num acerto de passo com a nova sociedade do conhecimento e de um novo paradigma educacional que emerge, também, na educação à distância. É uma perspectiva das novas tecnologias como principais forças indutoras da mudança, assente na sua capacidade de derrubar delimitações temporais e espaciais na oferta de oportunidades de educação, de aprendizagem ao longo da vida e de metodologias assíncronas que chegam a um maior e diverso número de alunos, numa aprendizagem centrada na pessoa que aprende, flexível, individualizada, personalizada, e multidimensional. Num cenário de insuficiente dotação financeira e de quebra no número de alunos, procurando coadunar o progresso económico, social e tecnológico com as necessidades individuais de estudantes de proveniências e faixas etárias diversas, na implementação da Declaração de Bolonha, traduzida igualmente num novo paradigma e em novas políticas educativas, é vital que as Instituições de Ensino Superior em Portugal repensem o seu papel e reconceptualizem a sua organização num novo enquadramento, desenhado em linhas estratégicas e formas de pensar as instituições dinâmica e proactivamente. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutor Pedro Manuel Miranda Nunes | pt_PT |
dc.identifier.citation | Miranda, E.M.M. (2007). WWW.aprender: novos contextos, novas modalidades: considerações históricas e filosóficas [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/220 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 257 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/220 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Instituições de Ensino SuperioR | pt_PT |
dc.subject | Sociedade do Conhecimento | pt_PT |
dc.subject | Paradigma educacional | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | WWW.aprender: novos contextos, novas modalidades: considerações históricas e filosóficas. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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