Tecnologias de apoio ao ensino do português: Estudo de caso no 3.º ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Morais, Paula | |
dc.contributor.author | Camarinho, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2015-11-10T16:14:34Z | |
dc.date.available | 2015-11-10T16:14:34Z | |
dc.date.issued | 2015-05 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Informática | pt |
dc.description.abstract | Desde sempre que o homem teve uma enorme necessidade de comunicar. O domínio da língua materna acaba por estar diretamente relacionado com a sua participação social dada a estreita relação da língua com o meio que o envolve. É através dela que o homem comunica, tem acesso a informação, expressa as suas opiniões ou defende seu ponto de vista, partilha e/ou constrói visões de mundo ou produz novo conhecimento. A aprendizagem da língua revela-se pois crucial para a formação do cidadão e para a evolução de uma nação. O ensino do Português, tem sido discutido desde a década de 80, centrando-se a discussão na necessidade de melhorar a própria educação do país. Torna-se fundamental que os alunos saibam ler e interpretar corretamente e que dominem a escrita para que se possam expressar de forma correta e clara. Aparentemente, uma das principais dificuldades das escolas é precisamente ensinar os seus alunos a ler, a interpretar, a falar e a escrever corretamente. Uma primeira mudança no ensino do português apareceu nos anos 80, no denominado “processo de alfabetização nacional” onde já se discutia “Como se ensina” e “Como se aprende”. Esta discussão parece ter alterado o processo de ensino/aprendizagem do português ajudando os professores a refletir sobre aspetos relacionados com a aprendizagem da Leitura e da escrita. O facto de os professores terem perante si uma nova geração de alunos, que convive diariamente com a tecnologia conduzem a uma nova mudança de paradigma onde as TIC terão papel fundamental. O presente trabalho propõe um modelo baseado no uso de ferramentas digitais que visa contribuir para um ensino/aprendizagem do Português mais eficaz. Para avaliar o modelo proposto, foi criado um curso, denominado TAEP (Tecnologias de Apoio ao Ensino do Português) suportado por uma plataforma de ensino à distância e foram levadas a cabo uma série de experiências em escolas do ensino básico (EB), em Portugal, no sentido de aferir o potencial e os constrangimentos do uso da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem do Português. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos estão motivados e revelam apetências para aprender com recurso à tecnologia e a praticar a Leitura, a escrita, a Oralidade, a Gramática e o estudo literário com o suporte da mesma. O estudo revelou que a tecnologia pode apoiar o ensino do português no 3º ciclo e que processos de escrita mediados por processadores de texto ou outros meios, gravações de áudio ou áudio/vídeo em PC’s ou dispositivos móveis estimulam os alunos a desenvolver capacidades através da prática, aprendendo assim o estabelecido nas metas curriculares da disciplina. Palavras-chave: ensino de português, aprendizagem de português, ferramentas digitais de aprendizagem, tecnologias de informação. | pt |
dc.description.abstract | Man had an enormous need to communicate. Since the very beginning, man has always had an enormous need to communicate. In each country, the mother tongue is directly related to its social participation, given the close relationship between language and the environment that surrounds it. It is through language that man communicates, has access to information, can express his opinions or defend his points of view, share and/or build worldviews or produce new knowledge. Thus, language learning proves to be crucial for the upbringing of citizens and for the development of a nation. Portuguese teaching and learning has been much discussed since 80s, focusing on the need to improve the educational process of the country. It is essential that students can read and comprehend the language correctly, so that they can express themselves properly and clearly. Apparently, one of the main difficulties for schools is, precisely, to teach their students to read, comprehend, speak and write properly. An initial change in the teaching of Portuguese appeared in the 80's, in the so-called “process of national alphabetization”, where the issues on “how to teach” and “how to learn” were already discussed. This discussion appears to have altered the teaching/learning process of Portuguese by helping teachers reflect on aspects related to the learning of reading and writing. The fact that teachers have before them a new generation of students, contacting with technology on a daily basis, leads to a new paradigm change where ICTs will play a major role. This paper suggests a model based on the usage of digital tools, aiming to contribute to a more efficient teaching/learning process of Portuguese. To assess the proposed model, a course named TAEP (Tecnologias de Apoio ao Ensino do Português – Supporting Technologies to the Teaching of Portuguese) was created, supported by a distance education platform, and a series of experiments on basic education schools (EB) in Portugal was carried out, in an attempt to evaluate the potential and constraints of using technology in the process of teaching/learning Portuguese. The results obtained suggest that students are motivated and are proficient in learning through the use of technology, as well as practicing reading, writing, speaking, grammar and literary studying using it as a means of support. The study revealed that technology can provide support in the teaching of Portuguese at the lower secondar education level and that writing processes mediated by text processors y e or other means, audio tapings or audio/video in PCs or mobile devices stimulate students to develop their capabilities through practice, thus learning the contents established by the curricular objectives of the course. | pt |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Paula Coutinho Morais | pt |
dc.identifier.citation | Camarinho, A. P. (2015). Tecnologias de apoio ao ensino do português: estudo de caso no 3.º ciclo do Ensino Básico. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1302 | pt |
dc.identifier.other | Cota: TDI 4 | |
dc.identifier.tid | 101349416 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1302 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade Portucalense | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Ensino de português | pt |
dc.subject | Aprendizagem de português | pt |
dc.subject | Ferramentas digitais de aprendizagem | pt |
dc.subject | Tecnologias de informação | pt |
dc.subject | Portuguese learning | pt |
dc.subject | Portuguese teaching | pt |
dc.subject | Digital learning tools | pt |
dc.subject | Information technologies | pt |
dc.title | Tecnologias de apoio ao ensino do português: Estudo de caso no 3.º ciclo do Ensino Básico | pt |
dc.type | doctoral thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT - Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Morais | |
person.givenName | Paula | |
person.identifier.ciencia-id | A216-71B3-E14C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0039-3532 | |
person.identifier.rid | L-1800-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55523185400 | |
relation.isAdvisorOfPublication | 5adaf839-ec77-4d5f-88e3-9ca0ac5d9621 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 5adaf839-ec77-4d5f-88e3-9ca0ac5d9621 |
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