Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística

dc.contributor.authorLucas, Leia Muzza Freitaspt_PT
dc.date.accessioned2010-11-26T11:38:59Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:59Z
dc.date.available2010-11-26T11:38:59Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:59Z
dc.date.issued2010pt_PT
dc.description.abstractA pesquisa proposta é a redefinição de funções da escola entre aluno e professor, numa perspectiva de mudanças, leva se relação escola, aluno professor, torne se fundamental para que o sucesso educativo seja atingido por todas as crianças com uma pedagogia construtivista e uma melhor qualidade na Educação, direccionada para formar uma sociedade mais humana, não ficando com as respectivas incógnitas… como alcançá-la? É possível direccionar a escola para, efectivamente, atingir o ideal do homem educado? Qual o papel da escola nos diferentes estágios do processo educativo? A escola está a preparar verdadeiros cidadãos para o futuro? São perguntas que fazemos, em nosso dia-a-dia na Educação. Quando falamos “Educação” não é a educação conteudísta reprimida e autoritária, mas aquela que leva a formar “Homens” humanistas, críticos, libertos, que saibam saber, preparados para ter um novo olhar para o futuro e construir um mundo melhor. Na primeira parte desta pesquisa o caminho delineado, prende se com enquadramento teórico, ao que se refere da relação professor e aluno, ao contexto histórico da mesma, a clarificação e a tipologia de alguns conceitos sobre Educação. Na segunda parte o trabalho empírico onde dá se conta as análises e resultados obtidos a partir do estudo de caso de alguns alunos e professores da escola: X e Y da Região Metropolitana do Porto – Pt..pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientador: Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerquept_PT
dc.identifier.citationLucas, L. M. F. (2010). Educação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanística [Dissertação de mestrado em Ciência da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/203pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMES 8pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/203
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectHumanístapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectFreire, Paulopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectTMES
dc.titleEducação no sentido pleno: a pedagogia auto-construtivista de Paulo Freire, pautada pela ética humanísticapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 2 de 2
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMES 8 Conteúdo.pdf
Tamanho:
3.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMES 8 capa.pdf
Tamanho:
1.01 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format